Convite para lançamento do livro e filme “Partir, permanecer, regressar”

13 de maio de 2019 - 12:51

#DicaON
É com enorme alegria que convidamos para o lançamento do livro (e filme) PARTIR, PERMANECER, REGRESSAR: Estudantes cabo-verdianos entre Brasil e Portugal de autoria de Daniele Ellery (UNILAB-CE).
O evento é parte da programação da IV Semana Cultural da África da UFC e ocorrerá na ADUFC (na Av. da Universidade, 2346 – Benfica), no dia 23 de maio, a partir das 18h30.

Contará com uma mesa de apresentação do livro (e filme) composta pelo professor Alexandre Fleming – coordenador do Laboratório de Estudos da Oralidade (Leo/UFC), professor dos cursos de Ciências Sociais (UFC) e Mestrado em Antropologia (UFC/Unilab), e dos estudantes cabo-verdianos Evy Amado (Arquitetura e Urbanismo – UFC) e Andy Khamidi (Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – UECE).

Após a apresentação e exibição do filme teremos debate com o público, seguido de coquetel de lançamento com presença do DJ Andy Khamidi que trará um repertório de músicas cabo-verdianas e de outros países de África.

Detalhes sobre o livro/filme:
O livro traz encartado no formato de DVD dois filmes documentários da autora/diretora: PARTIR, PERMANECER, REGRESSAR (2018) e DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO (2016).

RESUMO DO LIVRO:
A partir dos relatos sobre condições de acolhimento, conflitos identitários e raciais “fora de lugar” e expectativas de retorno ao país de origem, o livro, resultado da tese de doutorado da autora (UERJ/ICS-UL), pretende refletir sobre a produção de novas identidades, observando em que medida o processo de vir para o Brasil se distingue da ida para Portugal, afetando de diferentes maneiras os projetos de vida e profissionais dos jovens cabo-verdianos.

DVD – Sinopse: PARTIR, PERMANECER, REGRESSAR (2018) traz as diversas experiências de vida de estudantes cabo-verdianos do ensino superior no Brasil e em Portugal. Diferentes trajetórias e construções identitárias revelam como a vinda para o Rio de Janeiro se distingue da ida para Lisboa.

Ficha Técnica: Direção, produção, fotografia e som direto Daniele Ellery e Márcio Câmara pesquisa Daniele Ellery montagem Laura Oliveira

DVD – Sinopse: DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO (90min/2016) aborda as diversas percepções sobre identidades e culturas de estudantes africanos de países de língua oficial portuguesa, e do Timor Leste, que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. Dos dois lados do Atlântico, histórias de partidas, permanências e regressos são contadas, encontros e desencontros de ideias, percursos, desejos e sonhos.

Ficha Técnica: direção e roteiro Daniele Ellery e Márcio Câmara produção Allan Deberton pesquisa Daniele Ellery fotografia Daniel Donato Roberto Iuri som direto Márcio Câmara montagem Joana Collier coordenação de produção São Vicente e Santo Antão Samira Pereira Santiago Ema Barros
alt