Agostinho Gósson: Para sempre uma bela e preciosa lembrança.

18 de dezembro de 2015 - 21:49

18 de dezembro, 2015

 

Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, nos despedimos do professor, jornalista e amigo, Agostinho Gósson, alguém que há de fazer falta a muitos de nós, que compartilhamos de sua amizade e àqueles que tiveram a honra de trabalhar com ele ou apenas vê-lo em ação. Jornalista dedicado, professor competente, sindicalista militante e um dos melhores entrevistadores com quem compartilhamos momentos inesquecíveis de debates sobre temas internacionais na rádio UFC.

 

Aqui, a título de lembrança, uma cara imagem do professor Agostinho em seu Rádio-Debate. O texto que acompanha a imagem é uma homenagem/memória de Débora Dias. A menininha no centro da imagem, chama-se Marina, é neta do pesquisador Sued Castro, que participou de diversos debates com este grande jornalista; o entrevistado é o respeitado historiadosr Nicolau Sevcenko.

 

Sem prolongar muito mais, seguem, imagem e texto. Que se celebre o professor e jornalista, mas, acima de tudo o homem.

 

alt

 

“Gosto tanto dessa foto. Daqueles casos em que um dia de trabalho se tornou algo memorável, já na altura. Depois, a vida ofereceu outros e fortes significados. “Marina, vem pra cá com a gente”, convidou Agostinho Gosson carregando a menina pela mão e entrando no estúdio. O grande historiador Nicolau Sevcenko era entrevistado no Rádio Debate. E a menininha ouvia toda conversa, mais interessada talvez no maquinário do programa de rádio. O conjunto dos relatos que li nesses dois dias dão a medida do grande professor que nos chamava a ser humanos e éticos na feitura do ofício, do grande jornalista que mostrava a função e o compromisso social da profissão. Imensa admiração e toda gratidão Agostinho. Muita solidariedade com a família.”

(Débora Dias, 13 de dezembro de 2015)