TENSÕES MUNDIAIS / WORLD TENSIONS v. 12, n. 22 Jan/Jun (2016)

6 de abril de 2017 - 12:12

Encontra-se disponível para download o trabalho do primeiro semestre de 2016 produzido pela Revista Tensões Mundiais.

alt

A revista de n° 22 que tem como temática As águas do Atlântico Sul que banham o Brasil, seus países vizinhos e as repúblicas africanas, contou com a realização de debates acadêmicos realizados na Universidade Estadual do Ceará (UECE/Fortaleza) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Redenção). O objetivo foi promover uma discussão entre Academia e órgãos responsáveis pela Defesa Nacional sobre as questões diplomáticas, como das forças armadas, e as estratégias de defesa do Brasil e de seus vizinhos sul-atlânticos. É sabido que os territórios comuns dessas nações possuem riquezas naturais que são de interesses de países que se localizam, principalmente, no hemisfério norte. Por conta disso, é necessário que Brasil e África criem estratégias de defesa conjuntas que protejam as águas do Atlântico de dominações externas que possam prejudicar sua soberania.