Curso de Doutorado
Período máximo para conclusão do curso: até 48 meses
Período do Exame de Qualificação: 20 meses
Total de créditos: 38 créditos (cr)
Atividades Acadêmicas de aprofundamento: 20 cr
Atividades Acadêmicas complementares: 10 cr
Tese: 8 cr
Atividades Acadêmicas de Aprofundamento:
EDN218 – Seminário de Introdução ao Curso (1 cr)
Disciplina de Introdução à linha (4 cr)
– EDN220 – Teorias e Abordagens Investigativas sobre Formação, Didática e Trabalho Docente (Linha A) (4 cr)
– EDN221 – Formação e Desenvolvimento Profissional: bases conceituais, experiências e trajetórias dos docentes (Linha B) (4 cr)
– EDN222 – Política Educacional e Formação de Professores (Linha C) (4 cr)
Seminários de Prática de Pesquisa (10 cr)
– EDN219 – Seminário de Prática de Pesquisa I: bases epistemológicas em educação (2 cr)
– EDN223 – Seminário de Prática de Pesquisa II: pesquisa em educação e delimitação do objeto de estudo (3 cr)
– EDN225 – Seminário de Prática de Pesquisa III: debates sobre o desenvolvimento das pesquisas discentes (2 cr)
– EDN226 – Seminário de Prática de Pesquisa IV: o trabalho de campo (3 cr)
EDN224 – Seminário de Tese (4 cr)
EAX836 – Produção Científica Qualificada (1 cr)
EDT1291 – Tese (8 cr)
Atividades Acadêmicas complementares:
Disciplinas da Formação Específica (4 cr)
Disciplinas Cursadas em Outros Programas (até 8 cr)
Aproveitamento de disciplinas cursadas no Mestrado (até 8 cr)
EAE250 – Estágio de Docência I (2 cr)
EDE252 – Estágio de Docência II (2 cr)
EAN319 – Análise de Dados Qualitativos com Software Nvivo (4 cr)
EAN1405 – Autoformação Docente: aspectos teóricos e práticos (2 cr)
EAN291 – Avaliação Educacional (4 cr)
EAN256 – Capitalismo e Educação: reflexões pedagógicas sobre “O Capital” (Livro I) (4 cr)
EAN1386 – Capitalismo, Estado Integral e Teoria Social Crítica na América Latina (2 cr)
EAN320 – Correntes Filosóficas e Educação (3 cr)
EAN321 – Cultura e Educação na Contemporaneidade (3 cr)
EAN330 – Cultura e Educação na Contemporaneidade II (3 cr)
EAN265 – Didática do Ensino Superior (3 cr)
EAN275 – Docência para Educação Superior (2 cr)
EAN854 – Educação Estética: analogia, imitação, mimese e catarse (4 cr)
EAN1304 – Educação, Estética e Sociedade (4 cr)
EAN328 – Educação Matemática: teoria dos campos conceituais de Vergnaud (2 cr)
EAN1296 – Educação, Subjetividade e Formação de Professores (2 cr)
EAN261 – Ensino de Ciências (2 cr)
EAN329 – Ensino de Educação Física (2 cr)
EAN269 – Epistemologia das Ciências Sociais (4 cr)
EAN288 – Epistemologia Das Ciências Sociais II (2 cr)
EAN299 – Estatística para a Pesquisa Educacional I (4 cr)
EAN255 – Estatística para a Pesquisa Educacional II (2 cr)
EAN317 – Estética, Cotidiano e Formação Humana em Luckacs (2 cr)
EAN286 – Estética, Marxismo e Formação Humana I (2 cr)
EAN287 – Estética, Marxismo e Formação Humana II (2 cr)
EAN1297 – Estudo de Caso: aspectos teóricos e práticos (4 cr)
EAN847 – Estudo dos Fundamentos da Defectologia em Vigotsky (2 cr)
EAN1306 – Estudo dos Fundamentos da Defectologia em Vigotsky (3 cr)
Estudos Orientados 1 (1 cr)
Estudos Orientados 2 (2 cr)
Estudos Orientados 3 (3 cr)
Estudos Orientados 4 (4 cr)
EAN282 – Formação Continuada: história de vida, experiências e trajetórias docentes (3 cr)
EAN1311 – Formação de Professores (3 cr)
EAN1402 – Formação de Professores de Ensino Superior (4 cr)
EAN284 – Formação de Professores e Epistemologia da Prática (3 cr)
EAN333 – Formação de Professores e Saberes Docentes (3 cr)
EAN1398 – Formação de Professores que Ensinam Matemática (4 cr)
EAN1295 – Formação Econômica e Social Brasileira: educação e questão democrática (4 cr)
EMN215 – Formação e Desenvolvimento Profissional Docente (4 cr)
EAN311 – Fundamentos da Educação Especial/Inclusiva (3 cr)
EAN312 – Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação: Marcuse, Adorno e Bourdieu (3 cr)
EMN214 – Fundamentos Pedagógicos do Trabalho e da Formação Docente (4 cr)
EMN210 – História da Cultura e da Educação Brasileira (3 cr)
EAN313 – História do Conhecimento e da Pedagogia II (3 cr)
EAN279 – História Oral e Biografias (3 cr)
EAN318 – Introdução a Ontologia do Ser Social (2 cr)
EAN1387 – Juventude, Trabalho e Educação (3 cr)
EAN853 – Laboratório de Pesquisa em Política Educacional (2 cr)
EAX842 – Marxismo, Ciência e Método (4 cr)
EAN301 – Marxismo, Educação e Luta de Classes (2 cr)
EAN336 – Marxismo e Epistemologia: questões da pesquisa e da metodologia científica sob a perspectiva da ontologia do ser social (4 cr)
EMN217 – Marxismo e Formação do Educador (4 cr)
EAN292 – Marxismo e Pesquisa Social (2 cr)
EAN300 – Marxismo e Pesquisa Social II (2 cr)
EAN337 – Metodologia do Ensino Superior (4 cr)
EAN322 – “O Capital” (Livro I) de Marx e a Questão Educacional (4 cr)
EAN263 – O Estado da Questão na Construção de Trabalhos Científicos (4 cr)
EAN338 – Ontologia do Ser Social e Educação: a reprodução social (4 cr)
EAN332 – Ontologia do Ser Social e Educação: o trabalho (4 cr)
EAN270 – Ontologia do Ser Social e Método Científico (4 cr)
EAN327 – O uso da Tradução Audiovisual (Tav) na educação de Pessoas com Deficiência (Pcd) (3 cr)
EAN267 – Pedagogia de Paulo Freire (2 cr)
EAN324 – Pedagogia do Movimento Operário (4 cr)
EMN211 – Pesquisa Educacional (4 cr)
EAN837 – Planejamento e Avaliação no Ensino Superior (3 cr)
EMN216 – Política Educacional (4 cr)
EAN1393 – Política Educacional e Capitalismo: expansão privado/mercantil e formação de professores (4 cr)
EAN309 – Postura Cartográfica na Pesquisa Educacional (3 cr)
EAX833 – Produção Qualificada – Qualis A1 (4 cr)
EAX834 – Produção Qualificada – Qualis A2 (3 cr)
EAX835 – Produção Qualificada – Qualis B1 (2 cr)
EAX836 – Produção Qualificada – Qualis B2 (1 cr)
EAN290 – Promoção de Saúde em Ambientes Escolares (2 cr)
EAN326 – Saúde em Ambientes Escolares (2 cr)
EAN331 – Seminário de Pesquisa (Auto) Biográfica na Educação: fundamentos e procedimentos (2 cr)
EAN335 – Seminário Diálogos Educativos Brasil E Cabo Verde (1 cr)
EAN276 – Seminário Ensino Com Pesquisa (1 cr)
EAN258 – Seminário Temático: Charge, Cartum e HQ como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem (1 cr)
EAN266 – Seminário Temático: Charge, Cartum e HQ como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem 2 (1 cr)
EAN264 – Seminário Temático: conversas sobre pesquisa em educação (1 cr)
EAN254 – Seminário Temático: Didática e Formação de Professores – aportes de pesquisa do EPEN (1 cr)
EAN334 – Seminário Temático: estudos sobre o currículo (1 cr)
EAN314 – Seminário Temático: história, educação e emancipação humana (2 cr)
EAN277 – Seminário Temático: políticas de ensino médio no Ceará – escola, juventude e território (1 cr)
EAN323 – Teoria da Atividade (2 cr)
EAN273 – Teoria da Complexidade e Educação (3 cr)
EAN285 – Teoria da Educação Matemática (3 cr)
EAN281 – Teoria e Prática do Ensino de Educação Física na Escola (3 cr)
EAN268 – Teorias Curriculares: conceitos, metodologias e práticas de organização curricular (3 cr)
EMN212 – Teorias da Educação e Formação de Professores (3 cr)
EAN316 – Teorias, Processos e Estratégias de Aprendizagem (4 cr)
EAN293 – Trabalho, Educação e Pesquisa Onto-Materialista (2 cr)
EAN310 – Trabalho, Educação e Pesquisa Onto-Materialista II (2 cr)
EAN1293 – Trabalho, educação e Reprodução Social (4 cr)
EAN1310 – Trabalho, educação e Sociabilidade (2 cr)
EAN846 – Trabalho em grupo como estratégia pedagógica (2 cr)
EAN278 – Uso e casos de ensino em processos de formação e desenvolvimento docente (3 cr)
EAN289 – Uso e casos de ensino em processos de formação e desenvolvimento docente 2 (3 cr)