ACAMPAMENTO TERRA LIVRE 2017
3 de maio de 2017 - 12:48
O Acampamento Terra Livre 2017 reuniu uma das maiores mobilizações indígenas dos últimos tempos. Ocorrido em Brasília entre os dias 24 e 28 de abril, contou com a participação de mais de 3 mil indígenas de todo o território brasileiro.
Estão na pauta da mobilização, entre outros temas, a paralisação das demarcações indígenas; o enfraquecimento das instituições e políticas públicas indigenistas; as proposições legislativas anti-indígenas que tramitam no Congresso; a tese do “Marco Temporal”, pela qual só devem ser consideradas Terras Indígenas as áreas que estavam de posse de comunidades indígenas na data de promulgação da Constituição (5/10/1988).
Ver mais informações em: https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2017/04/24/acampamento-terra-livre-2017-e-a-maior-mobilizacao-indigena-da-historia-no-brasil/
Defendendo a maior ofensiva contra os direitos indígenas nos últimos 30 anos, vários manifestantes indígenas foram reprimidos pela Polícia Militar com bombas de efeito moral, gás de pimenta e gás lacrimogêneo. Muitos deles tentaram se defender com arco e flecha e outros ficaram feridos, inclusive crianças e idosos.
Mais informações: http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2017/04/pm-reprime-manifestacao-indigena-em-brasilia