Uma dose extra de amor

21 de março de 2022 - 12:04 # # #

A síndrome de down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, não se trata de uma doença. Na formação da criança, ocorre a presença de três cromossomos 21 na maioria das células, de forma que essa criança tem 47 cromossomos ao invés de 46.

Por isso, na poética da diferença, diz-se que esse cromossomo a mais é a dose extra de amor, pois as pessoas com síndrome de down têm nos ensinado verdadeiras lições de convívio harmonioso com o outro, de superação de obstáculos e de que se deve responder sempre com um sorriso estampado no rosto às adversidades da vida.

As pessoas com Síndrome de Down possuem capacidade de desenvolver diversas habilidades e precisam ser cada vez mais incluídas nos mais diferentes setores da sociedade, tornando possíveis avanços na sua educação, empregabilidade, autonomia e bem-estar na sociedade.

21 de março
Dia Internacional da Síndrome de Down

DescreviPraVocê Card digital quadrado para a divulgação do Dia Internacional da Síndrome de Down. O card tem fundo branco com a foto em preto e branco e transparente de uma criança com síndrome de down com as mãos pintadas de várias cores e espalmadas pra frente. Ela sorri e suas bochechas apertam seus olhos amendoados. No canto esquerdo superior, lê-se em letras azuis e dispostas em semicírculo: 21 de março. No centro, lê-se em letras azuis: Dia Internacional da Síndrome de Down. Uma dose extra de amor. Na parte inferior, veem-se da esquerda para a direita: O logotipo do NAAI – Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da UECE, o símbolo universal de acessibilidade da ONU e o brasão da Universidade Estadual do Ceará.