Biblioteca da FAEC recebe títulos em Braille para compor seu acervo

22 de abril de 2022 - 09:17

A Biblioteca Prof. Luis Palhano Loiola – Faec fez cadastro para receber doações de publicações em braile e audiolivros da Fundação Dorina Nowill para Cegos, os materiais encontram-se no “Acervo em braile” para empréstimos ou reconhecimento deste material. A BPLPL da Faec também abriga o “Canto da Acessibilidade”, projeto do NAAI – Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Uece que visa acompanhar a entrada e permanência dos alunos com alguma deficiência ou necessidade de apoio especifica, disponibilizamos também de dois computadores acessíveis de uso exclusivo para nossos alunos.

“Sou Bibliotecário Coordenador da Faec e passei por experiências de atender usuários com especialidades e é muito necessário o atendimento que de suporte a essas necessidades. Vejo que o Ministério da Educação não cria um setor específico que universalize a Educação para o aluno deficiente, fornecendo todo o material de formação. Foi com satisfação que soube da criação do Núcleo NAAI pela Profª. Marisa e que o mesmo vinha para as Bibliotecas da Uece, com funcionárias para o atendimento braile e libras, além de demais atendimentos específicos, com 2 computadores com DOSVOX e outros equipamentos. Cadastrei a Biblioteca Prof. Luis Palhano Loiola na Fundação Dorina Nowill para Cegos para receber livros em braile, baixa visão e audiolivros. São precisos cursos de formação para servidores e conseguir fazer com que o aluno especial venha para a biblioteca, buscar fomento para a produção de conhecimento, ao longo de sua formação acadêmica.” Ricardo Nascimento – Bibliotecário da Faec.

“O Núcleo de Apoio tem cada vez mais se aproximado dos alunos com necessidades especificas; é uma luta diária, desde o acolhimento até as adaptações necessárias, a UECE tem se mostrado percursora nessa trajetória, algumas demandas parecem pequenas, mas para quem sempre teve que lutar sozinho ter um suporte, orientação e direcionamento faz sim muita diferença.”  Jaqueline Pimentel – Assistente administrativa.

“E a Faculdade de Educação de Crateús-FAEC/UECE, escreve mais uma página da sua história com a inclusão de duas alunas Surdas no curso de Pedagogia, Ana Livia da Silva Carlos e Antônia Renata Melo, as duas entraram no último vestibular, sendo as primeiras estudantes Surdas de Crateús e região a alcançarem esse feito, é uma representatividade marcante já que existem várias pessoas Surdas na nossa região, acreditamos que abrira as portas para outros alunos que tem deficiência e principalmente de ter continuidade numa instituição de respaldo e também que inicia no processo inclusivo. Que sejam os primeiros de muitos outros alunos com deficiência que queiram vencer as barreiras através da educação, e que possamos fazer da nossa sociedade um espaço mais justo, humano e igualitário, onde todos possamos contribuir.” – Marcia Alexandre, interprete de libras do NAAI/FAEC.

Contamos com apoio da Assistente administrativa Jaqueline Pimentel e as interpretes de libras Marcia Alexandre e Neila Marques, orientações ou informações através do e-mail: naai.faec@uece.br /blioteca.palhano@uece.br ou dirijam-se à biblioteca.