Setembro Verde na UECE: Debates sobre Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência
23 de setembro de 2024 - 14:18
Em alusão ao Setembro Verde, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAI), promoveu uma série de palestras como parte do II Seminário de Acessibilidade e Inclusão, que visam discutir as principais questões relacionadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico e na sociedade em geral. Entre os dias 17 e 20 de setembro, palestras importantes trouxeram à tona temas fundamentais para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades.
O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Verde, um movimento nacional que visa promover a conscientização sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. A cor verde simboliza a acessibilidade e a luta por uma sociedade mais inclusiva, que respeite e garanta os direitos de todos, independentemente de suas limitações.
Palestras realizadas:
Discutindo a cegueira e a deficiência visual (17/09)
Esta palestra focou nos desafios enfrentados pelas pessoas com cegueira e deficiência visual no âmbito da Universidade Estadual do Ceará, a mesa foi composta por três mulheres com deficiência visual: Prof. Dra. Maria Valdenia da Silva. Letras – CH UECE, a Doutoranda Ms. Neyara Rebeca Barroso Lima – POSLA UECE e a Graduanda e bolsista do NAAI, Bianca Gomes – Serviço Social UECE
Foram abordadas questões como a acessibilidade no espaço físico e digital, a importância das tecnologias assistivas, e os avanços e desafios da educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. Elas compartilharam suas vivências, experiências e sugestões de boas práticas para tornar os espaços mais acessíveis.
Discutindo a surdez e a deficiência auditiva (18/09)
O debate sobre surdez e deficiência auditiva trouxe uma visão ampla sobre as barreiras comunicativas e os recursos que podem facilitar a inclusão. Foi destacada a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de comunicação, além das adaptações necessárias para garantir o acesso igualitário à informação, educação e serviços públicos e suas vivências. Os convidados Profa. Ms. Germana Rodrigues – Professora do ICES, Profa. Dra. Kátia Lucy Pinheiro – Professora da UFC e nosso estudante e bolsista do NAAI, Anderson Carioca graduando – Ed. Física UECE enfatizaram a importância de aumentar a conscientização sobre a surdez na sociedade.
Discutindo transtornos globais do desenvolvimento (20/09)
Esta palestra tratou dos transtornos globais do desenvolvimento, como o transtorno do espectro autista (TEA) e outros, que afetam a comunicação e a socialização. O debate contou com a participação da estudante do curso de Pedagogia da UECE e integrante do coletivo Incluir, Geovana Pereira Lima de Oliveira, a Professora Andreia Vieira – Pedagogia UECE/Fecisc e a professora Dra. Patrícia Limaverde do Nascimento – UECE. O debate girou em torno das formas de apoio e inclusão no ambiente acadêmico, estratégias pedagógicas adaptadas e políticas públicas que garantam o respeito e a valorização das diferenças. Foram apresentadas sugestões para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos, acolhedores e acessíveis. Esses debates proporcionaram uma rica troca de experiências e conhecimentos, com o objetivo de continuar aprimorando as políticas de inclusão e acessibilidade dentro da universidade e além dela. O NAAI segue disponibilizando os conteúdos discutidos durante o seminário, incentivando toda a comunidade a participar ativamente na construção de um ambiente mais acessível e inclusivo para todos.