HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA

 

A área de transplantes no Brasil vem vivenciando uma grande expansão nos últimos anos. No Brasil, tal expansão vem com a absorção de novas tecnologias, entretanto, a maioria delas é desenvolvida fora do país, desde técnicas cirúrgicas, drogas imunossupressoras, soluções para preservação de órgãos, máquinas de perfusão para otimização da função de órgãos, assim como softwares para gerenciamento e controle administrativo e clínico.

 

O programa consiste em um Mestrado na Universidade Estadual do Ceará, em parceria com Hospital Geral de Fortaleza e com Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Transplantes-IPDT. Esta proposta partiu do setor de transplantes do Hospital Geral de Fortaleza com missão, em colaboração, possibilitar a formação de profissionais em nível de mestrado profissional, que alcance a capacidade de entender todo o desenvolvimento da área, suas técnicas e tecnologias, estudos econômicos, criação de bioprodutos, desde a etapa de pesquisa e desenvolvimento, até a aplicação clínica.

 

O Ceará se apresenta hoje como polo de formação na área de transplantes tendo atividade médica destacada. Tem no seu histórico experiências de êxito em biotecnologia como uso de máquinas de perfusão em rins, desenvolvimento dos equipamentos de assistência circulatória e projetos de pesquisa em desenvolvimento de soluções de preservação de órgãos no mestrado profissional em biotecnologia e mestrado acadêmico em fisiologia humana.

 

O Mestrado Profissional em Transplantes surgiu oportunamente, não apenas em razão dos baixos investimentos em novas tecnologias no setor, mas, sobretudo, pela carência de tecnologias nacionais e profissionais capacitados para atuar na área. O dinamismo do setor produtivo requer não somente o conhecimento técnico de alto padrão, mas também o reconhecimento dos processos tecnológicos e legais a serem percorridos até que o produto atinja o mercado e assim alcance seu público-alvo.

 

Em um país como o Brasil, que está despertando para seu potencial a áreas de transplantes em especial com enfoque biotecnológico, a proposta cooperativa de unidades hospitalares e institutos de pesquisa, será capaz de atrair empresas de grande relevância, passando a atender ao mercado já existente, em estágio inicial ou em criação nas várias subáreas envolvidas.

 

OBJETIVOS DO CURSO
São objetivos do Mestrado Profissional em Transplantes:
I. Formar profissionais capacitados para desenvolver produtos e inovações tecnológicas na área de transplantes levando impacto para a ciência, sociedade e economia.
II. Transferir conhecimentos para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
III. Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração de aplicação de processos de inovação apropriados; e
IV. Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações ppg e privadas.