Corpo Docente
Os profissionais que compõem o corpo docentes/pesquisadores atuantes, envolvidos com o programa e que desenvolvem projetos de pesquisas e tecnologias aplicadas diretamente ao transplante. O programa apresenta um corpo docente coeso e envolvido com o programa, participando ativamente das disciplinas e orientações, em sua maioria, tratam-se de profissionais que atuam diretamente com o transplante em hospitais da região. Além dos docentes convidados e participantes externos que compartilham sua expertise nos assuntos relacionados.
BEATRIZ AMORIM BELTRÃO
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou como enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Fortaleza (2008-2010) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (2014-2017). Coordenou a Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Tecnico e Extensão (2017-2025) do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, colaborando nas atividades realizadas pela Gerência de Ensino e Pesquisa da instituição. Atualmente é docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na área de Diagnósticos de Enfermagem, Terapia Intensiva e Simulação atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de enfermagem, enfermagem, criança, cardiopatias congênitas, terapia intensiva e simulação.
E-mail: beatrizamorim@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2846984952337477
CATARINA JOELMA MAGALHAES BRAGA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (USP) onde trabalhou no Desenvolvimento de Novos Adjuvantes para a produção de vacinas com potencial para ativação de linfócitos T CD4+ e T CD8+, particularmente a flagelina e a toxina termo-lábil, produzidas por Salmonella sp. e Escherichia coli. Realizou pós-doutorado no Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (2011-2014) onde trabalhou na Produção e Caracterização de Anticorpos Monoclonais Humanos produzidos durante infecção primária e secundária pelo vírus da dengue (DENV2). Tem experiência nas áreas de Imunologia e Microbiologia com ênfase em Vacinas, atuando principalmente nos seguintes temas: adjuvantes, vacinas de subunidades, avaliação das respostas imunológicas celular e humoral, clonagem gênica, purificação de proteínas. Tem experiência como professora das disciplinas de Higiene e Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Básica e Clínica, Imunologia Básica e Clínica, Parasitologia e Farmacologia para os cursos de Gastronomia, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Medicina e Nutrição.
E-mail: catarina.braga@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8177172720399331
CLAUDIA MARIA COSTA DE OLIVEIRA
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará (1998), especialização em Nutrição Clinica pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é médica nefrologista da Unidade de Transplante Renal do HUWC da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, nefrologia clínica, insuficiência renal crônica, hemodiálise e avaliação nutricional em diálise. É professora do Centro Universitário UniChristus em Fortaleza-Ceará e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e tecnologias Educacionais da Unichristus. É supervisora do Programa de Residência Médica em Nefrologia do HUWC da UFC.
E-mail: claudiadrl@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4500029238347254
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-2795-6681
CRISTINA MICHELETTO DALLAGO
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1999), mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2004) e doutorado em Patologia Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2009). Atualmente é Professora Adjunta de Clínica Médica da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: endocrinologia, neuroendocrinologia e diabetes mellitus
E-mail: cristina.dallago@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2807154452706191
DACIO CARVALHO COSTA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1997 – 2002), residência em Oftalmologia pela UNICAMP (2003 – 2006) e doutorado em Oftalmologia pela UNICAMP (2006 – 2009). Atualmente é coordenador da residência de oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza e professor efetivo do Mestrado Profissional em Transplantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Oftalmologia, com ênfase em Doenças Externas Oculares e Córnea, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento da rejeição de transplantes de córnea, ceratites infecciosas, lentes de contato e olho seco.
E-mail: dacio.costa@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7719077292614598
ERNESTO LIMA ARAUJO MELO
Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Possui Doutorado em Ciências (Radiologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também fez Residência Médica em Radiologia e Complementação Especializada em Radiologia (Especialização/Pós-graduação/Fellowship/R4) na área de diagnóstico por imagem do abdome e da pelve. Possui MBA em Administração (Gestão de Saúde) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Tem Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1999). Tem experiência profissional médica com ênfase Diagnóstico por Imagem e experiência em Gestão de Clínica de Imagem.
E-mail: ernesto.melo@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3284118764540371
GLAUBER GEAN DE VASCONCELOS
Graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco (1997). Especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Mestre em transplante pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorado em cuidados clínicos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com desenvolvimento da tese de doutorado em telemonitoramento à distancia em pacientes portadores de Insuficiência Cardíaca. Atualmente é médico concursado da secretaria estadual de saúde do Ceará no HOSPITAL DO CORAÇÃO DE MESSEJANA, médico diarista unidade de transplante e insuficiência cardíaca – UTIC do HOSPITAL DO CORAÇÃO DE MESSEJANA. Professor de medicina da Universidade de Fortaleza, preceptor do Internato do Curso de Medicina da Unichristus Supervisor da residência médica em cardiologia do HOSPITAL DO CORAÇÃO DE MESSEJANA
E-mail:glaubergeanv@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3284118764540371
IVELISE REGINA CANITO BRASIL
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Cirurgia e Anatomia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2002). Atualmente é diretor geral do HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA, médica – Unimed, cirurgiã geral- transplante hepático da Universidade Federal do Ceará, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, cirurgia transplante renal e pancreático do Hospital Geral de Fortaleza, cirurgiã do Hospital Geral de Fortaleza, cirurgiã – UNIDADE DE TRANSPLANTE HOSPITAL GERAL DO CEARÁ e responsável técnico – UNIDADE DE TRANSPLANTE HOSPITAL GERAL DO CEARÁ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante hepático, transplante renal, preservação de órgãos, cirrose e doação de órgãos.
E-mail: ivelise.canito@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5015176173684754
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8440-0911
KLEBIA MAGALHAES PEREIRA CASTELLO BRANCO
Possui graduação em MEDICINA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1991) e residência médica em Pediatria pela Universidade de São Paulo- USP- Ribeirão Preto, com especialização em Terapia Intensiva Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina e Cardiologia Pediátrica pelo Instituto do Coração- FMUSP- SP. Doutora em ciências, com área de concentração em cardiologia pela Universidade de São Paulo- USP. Atualmente é medica chefe do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Messejana e médica assistente do HOSPITAL DAS CLINICAS DA UFC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia Pediatria e Terapia Intensiva.
E-mail: klebiacb@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1030234790702358
MARIA DENISE FERNANDES CARVALHO DE ANDRADE
Médica Geneticista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2001, leciona em graduação médica desde maio de 2002, aprovada em 03 concursos para professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) , aprovada em primeiro lugar para concurso público para profa Adjunta EFETIVA da UECE em 2016, leciona na Unichristus desde março de 2007, concursada em primeiro lugar do Complexo Hospitalar Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 01 de junho de 2015 até junho de 2023, Especialista em Genética Médica pela AMB e SBGM em 2014, Estágio na USP em Genética Médica de 2008 a 2011, assessora do Ministério da Saúde na área da Secretaria de Gestão do Trabalho e EDUCAÇÃO em Saúde de abril de 2021 a abril de 2023, elaboradora técnica do texto e conteúdo científico da primeira Caderneta do Raro para o Ministério da Saúde com alcance para melhoria da saúde de aproximadamente 13 milhões de brasileiros, Título de Especialista em Genética Médica pela Associação Médica Brasileira, Mestrado em Ciências Fisiológicas em 2003 e Doutorado em Genética pela USP (Universidade de São Paulo – USP em 2009) . Presidente da Regional Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) de 2019 a 2021 e de 2021 a 2023, Coordenadora eleita do Curso de Medicina da UECE de 2017 a 2019 e de 2019 a 2021. Vice-Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará de junho de 2021 a junho de junho de 2023. Delegada individual docente na Associação Brasileira de Educação Medica de 2018 a 2020. Professora do Mackenzie SP de 2007 a 2010. Presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Universidade Estadual do Ceará (UECE) de janeiro de 2021 a maio de 2023. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica, da Sociedade Americana e Europeia de Genética Médica. Detentora de publicações e patentes nacionais e internacionais Brasil (INPI: PI 09017558-5) e outras aprovadas nos Estados Unidos (Pat. US 8,541,395 B2) e Europa (Pat. EP 2440 211 B1). Médica Geneticista voluntária na APAE-Fortaleza. Especialista em Preceptoria em Saúde (360h) pelo Ministério da Educação MEC (2018 a 2021). Pôs graduação em Docência no Ensino e Saúde pelo Einstein desde dezembro de 2022.Orientadora de Mestrado em Transplantes pela UECE. Fundadora da Associação dos Amigos e Médicos da UECE . Vice coordenadora da AGIN Agencia de Inovação da UECE responsável pela Propriedade Intelectual (PI). Coordenadora Geral do Internato da UECE desde 2017. Diversas publicações, patentes, participações em congressos, bancas de TCC, Mestrado, Doutorado e concursos
E-mail: denise.carvalho@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1093806094902957
MARIA LUISA PEREIRA DE MELO
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1987), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1997), doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007), pós-doutorado em Nutrição na Universidade de São Paulo (USP, 2016). É Professor Associado da UECE, sendo do corpo docente do Cursos de Graduação em Nutrição desde 1993, e de Medicina a partir de 2008, do Curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde, desde sua aprovação em 2011. É também docente do Mestrado Profissional em Transplante, desde sua aprovação, em 2016, da Universidade Estadual do Ceará, em parceria com o Hospital Geral de Fortaleza e com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Transplantes-IPDT. Participa do grupo de pesquisa Nutrição e Doenças Crônicas, com maior enfoque em câncer, doenças cardiovasculares, transplantes de órgãos e doenças neurológicas. É nutricionista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF-SUS), atuando em Unidade de Tratamento de pacientes neurológicos e no Centro Interdisciplinar de Assistência, Pesquisa e Ensino em Neuroimunologia (CIAPEN).
E-mail: luisa.melo@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5576174914868926
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3606-2217
MOACIR CYMROT
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Taubaté (1980), residencia medica em cirurgia geral e cirurgia plastica na Escola Paulista de Medicina. Mestrado em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e doutorado em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, e médico cirurgião plástico do Centro de Tratamento de Queimaduras do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza. Tem experiência na área de tratamento de fissuras labiopalatinas congenitas e no tratamento de queimaduras.
E-mail: moacir.cymrot@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6469119883564873
PAULA FRASSINETTI CASTELO BRANCO CAMURCA FERNANDES
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1995) e Doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Londres (1999). Fellow da Fundação Rockfeller-INCLEN (1994-1995). Fellow da Sociedade Internacional de Nefrologia (Guy´s Hospital Londres, 1996-1997). Atualmente é médica da Universidade Federal do Ceará-Preceptora da Residência Médica em Nefrologia e Chefe do Serviço do Sistema Urinário do Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC (Unidade de Transplante Renal, Nefrologia, Hemodiálise e Urologia). Professora Adjunta Doutora do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva/PPSAC-UECE, Docente do Mestrado Profissional em Transplantes (UECE) e ex- Médica Diretora – Clínica Prontorim. Ex-Diretora do Núcleo de Medicina Baseada em Evidências – Unidade de Epidemiologia Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia e Transplante Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: glomerulopatias, transplante renal, insuficiência renal crônica, insuficiência renal aguda, adesão ao tratamento e epidemiologia clínica.
E-mail: paula.fernandes@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9142674624906727
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7442-301X
SHEILA MARCIA DE ARAUJO FONTENELE FORTALEZA
Possui graduação em MEDICINA pela UFC (1992), mestrado e especialização em REUMATOLOGIA pela UNIFESP/EPM (2000) e doutorado em SAÚDE PÚBLICA pelo CPqAM/FIOCRUZ (2008); é médica assistente do Hospital Universitário Walter Cantídio/ UFC, cedida temporariamente para o Núcleo de Telemedicina e Educação à Distância/ UFC, onde é assessora pedagógica e de pesquisa, e revisora científica da RESDITE; é membro das Comissões de Esclerose Sistêmica, Ensino e Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Habilitada em Capilaroscopia Periungueal (UNIFESP/EPM) e em Densitometria Clínica (CBR/ISCD), fez Aperfeiçoamento em Economia da Saúde pela Universidade Nova de Lisboa e MBA em Gestão e Governança Clínico-Hospitalar (Unimed Fortaleza in company com Unifor), além de Especializações em Saúde Baseada em Evidências (SÍRIO-LIBANÊS), Gestão Hospitalar (ACEP/UNIMED), e Ensino na Saúde (CEDEM/ FMUSP). Atua como docente adjunta do Curso de Medicina da UECE, do qual está como vice-coordenadora, e do Mestrado profissional em Transplantes/ UECE.
E-mail: sheila.marcia@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5718085301705929
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4266-2611
TAINA VERAS DE SANDES FREITAS
Professora Adjunta de Nefrologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Livre-docente pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC (CAPES 6). Docente do Mestrado Profissional em Transplantes da Universidade Estadual do Ceará. Chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Complexo Hospitalar da UFC. Vice Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Vice-Presidente Nordeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Secretária da Regional Ceará da SBN. Médica Nefrologista do Programa de Transplante Renal do Hospital Geral de Fortaleza e do Centro de Transplante Renal. Editora-chefe da Revista de Medicina da UFC e membro do corpo editorial das revistas Brazilian Journal of Transplantation e Brazilian Journal of Nephrology.
E-mail: taina.sandes@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8033606057154785
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4435-0614
TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES BACHUR
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Farmacologia (UFC), Mestre em Patologia (UFC), Especialista em Vigilância Ambiental (Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE). Professora Efetiva do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lotada na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (FACISC), coordenando e ministrando as disciplinas de Parasitologia e Microbiologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina e do Conselho de Faculdade – FACISC/UECE. Orientadora de Iniciação Científica, da Liga Acadêmica de Infectologia, do Programa de Monitoria Acadêmica e de projetos de Extensão e de Iniciação Artística no curso de Medicina FACISC/UECE. Docente e Orientadora no Mestrado Profissional em Transplantes da UECE. Professora Formadora de Parasitologia do curso de Ciências Biológicas – BioEAD (UAB/UECE). Docente do curso de Medicina no Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) atuando em aulas teóricas e práticas de Parasitologia e como colaboradora nas Atividades Curriculares de Extensão, além de orientar monitoria acadêmica e projetos de iniciação científica. Responsável pela Oficina de Produção Científica para discentes do curso de Medicina UNICHRISTUS e pela Oficina de Orientação para Docentes da mesma instituição. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Educação Científica. Possui 25 anos experiência em docência superior, especialmente em Educação Médica (aulas teóricas, práticas, Problem Based Learning e Ensino a Distância), com a utilização de metodologias ativas e técnicas lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem como gamificação, paródias, cordéis e contação de histórias, bem como na elaboração de Massive Open On-line Courses. Atua promovendo Soluções Acadêmicas através da organização de eventos científicos e ministrando aulas e palestras sobre produções científicas e outros temas na área da saúde, além de conduzir mentorias profissionais e acadêmicas. Membro de Corpo Editorial, Editora Associada e Revisora de várias editoras e periódicos científicos. Mentora de projetos aprovados no programa Innovate4Health, edições 2021 e 2022, promovido pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Participou da 2a. turma do Harvard-Brazil Collaborative Public Health Field Course, promovido pela Harvard T. H. Chan School of Public Health. Áreas de atuação e interesse: Doenças Infecciosas e Parasitárias; Educação Médica; Metodologia Científica; Toxicologia. E-mail institucional UECE: tatiana.bachur@uece.br | E-mail institucional UNICHRISTUS: tatiana.bachur@unichristus.edu.br
E-mail: tatiana.bachur@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5129918447148737
VERA LUCIA MENDES DE PAULA PESSOA
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001) e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará (2017). Professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará no curso de graduação em enfermagem. Atua como vice coordenadora do Mestrado Profissional em Transplantes da Universidade Estadual do Ceará. É pesquisadora do Grupo de pesquisa ‘Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem’ (GRUPECCE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto, Ensino de Enfermagem, Epistemologia, atuando na graduação e pós-graduação principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidados de enfermagem, cuidados paliativos, cronicidades, cardiologia, transplante cardíaco e família. É bacharel em Direito pela Faculdade Farias Brito.
E-mail: vera.mendes@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0272388580728770
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8158-7071
VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2015). Especialista em Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCLIS/UECE). Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da UECE. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde (MEPGES/UECE). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/UECE). Membro pesquisador do grupo de pesquisa em Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem (GRUPECCE/UECE).
E-mail: virna.cestari@uece.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0400411354454467