RESULTADO RECURSO-PROCESSO 8561625/2018
17 de outubro de 2018 - 15:34
Prezada Candidata – Número de Inscrição 08
Em resposta ao recurso interposto para a prova dissertativa, uma carta de intenção, esclarecemos que a Banca Examinadora ao fazer uma segunda análise da prova, decidiu alterar 1,0 (um ponto) na nota, no quesito: demonstrar que tem motivos para ingressar e que o projeto trará contribuições para a população/ comunidade/instituição. No restante constatou-se que a candidata não conseguiu redigir uma carta de intenção de acordo com os quesitos necessários.
A carta de intenção é um documento que é utilizado quando se pretende demonstrar interesse em pleitear vaga em seleções, e tem como principal finalidade convencer o destinatário de sua capacidade de argumentação e também é analisada a produção textual.
Para uma carta de intenção são estabelecidos alguns quesitos, que são essenciais como:
1. Um breve histórico pessoal, onde o candidato se apresenta à banca examinadora;
2. O candidato deve explicar as suas reais intenções em relação ao mestrado, explicando sua contribuição ao curso e de as contribuições do curso ao candidato.
3. Na carta de intenção o candidato deve deixar claro porque ele deve ser escolhido. Importante também demonstrar à banca porque seu projeto deve ser escolhido, baseado nas contribuições da pesquisa para a população, comunidade, serviço/instituição.
4. Outro quesito importante é deixar claro porque a escolha da universidade. Importante também deixar explícito a escolha pela linha de pesquisa no qual o projeto está inserido.
5.Na carta de intenção é importante demonstrar conhecimento na área que pretende estudar no qual atua e elaborou o ante-projeto de pesquisa.
6. Por fim a carta de intenção tem que ter uma boa produção textual, deve ser conciso, tendo no máximo duas folhas.
Os critérios supracitados foram considerados na correção da prova de seleção tendo sido pontuado conforme descrição abaixo:
· Introduzir um breve histórico pessoal. Expressar as intenções em fazer o mestrado (2,0)
· Demonstrar que tem motivos para ingressar e que o projeto trará contribuições para a população/ comunidade/instituição (2,0)
· Deixar explícito a escolha pela universidade/ mestrado/pela linha de pesquisa/orientador (2,0)
· Conciso – Uma carta de intenção deve ser concisa, com no máximo duas folhas. (2,0)
· Demonstrar conhecimento sobre a área no qual pretende estudar. (2,0)
Desta forma a nota da candidata referente à prova escrita passa da nota 2,0 (dois) para a nota 3,0 (três).
Na chamada pública N. 50/2018 – Seleção CMPSCA 13ª turma/2018, constava que a prova escrita, onde o candidato deveria elaborar uma carta de intenção ao mestrado, a nota mínima para aprovação seria 7,0, sendo esta etapa ELIMINATÓRIA
Fortaleza, 17 de outubro de 2018
Profa. Dra. Ana Valeska Siebra e Silva
Coordenadora do CMPSCA
Profa. Dra Edna Camelo Chaves
Vice-coordenadora do CMPSCA