Projeto de Robótica Educacional da UECE em parceria com Escola de Mombaça tem resultados publicados em Revista Científica
7 de agosto de 2025 - 18:39
No último dia 06 de agosto, foi publicado na Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o artigo científico intitulado “Avaliando a Usabilidade do Tinkercad para o Ensino de Robótica na Educação Básica“. Qualificada com conceito A4 no sistema Qualis CAPES, a revista é referência nacional em pesquisas que envolvem tecnologias aplicadas à educação.
O artigo apresenta os resultados iniciais do Projeto de Extensão em Robótica Educacional desenvolvido pela UECE Campus Mombaça, em parceria com a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor Pedro Jaime. A publicação teve como foco o uso da plataforma Tinkercad como ferramenta para o ensino de lógica, eletrônica básica e programação, promovendo inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades computacionais entre estudantes da instituição de ensino.
As atividades, iniciadas com oficinas exploratórias em 2024 e consolidadas no primeiro bimestre de 2025, envolveram turmas de alunos de 2ª séries, que interagiram com simulações virtuais para criação de projetos eletrônicos. Para avaliar a experiência dos participantes, foi aplicada a System Usability Scale (SUS) – uma escala internacionalmente reconhecida de avaliação de usabilidade de sistemas. O resultado alcançou uma média de 79,30 pontos, considerada uma “boa usabilidade”.
Apesar da avaliação positiva, os estudantes participantes ressaltaram a necessidade de suporte técnico contínuo, evidenciando-se, assim, a importância de estratégias de acompanhamento para ampliar a autonomia e a efetiva inclusão no ambiente escolar.
O trabalho, tem como autores:
– Lucas Evangelista Lopes (Aluno de Computação e Bolsista do Projeto de Extensão de Robótica Educacional – UECE Campus Mombaça);
– Carlos Daniel Ribeiro do Ó (Aluno de Sistemas de Informação e Bolsista do Projeto de Extensão de Robótica Educacional – UECE Campus Mombaça);
– Francisco Renato Cavalcante Araújo (Professor de Sistemas de Informação e Coordenador do Projeto de Extensão de Robótica Educacional – UECE Campus Mombaça);
– Jonas Lima Cavalcante (Professor na Escola Pedro Jaime e Egresso de Computação da UECE Campus Mombaça).
O Projeto de Extensão em Robótica Educacional
O projeto de Robótica Educacional como Estímulo a Estudantes da Educação Básica para a Ciência e Tecnologia, institucionalizado por meio da Resolução 5160/2024, busca proporcionar uma aproximação da universidade com as escolas locais de Mombaça, através do ensino da Robótica Educacional.
Apresentação dos fundamentos da Robótica Educacional no laboratório de informática da EEMTI Professor Pedro Jaime, com participação ativa dos alunos do ensino médio.
Bolsista de extensão e aluno da EEMTI Professor Pedro Jaime explorando simulações de circuitos eletrônicos na plataforma Tinkercad durante as oficinas do projeto de Robótica Educacional.
Durante as apresentações das oficinas, os bolsistas do projeto demonstraram o uso da plataforma Tinkercad para simulação de componentes eletrônicos, como o painel LCD com Arduino. As atividades permitiram aos alunos visualizar o funcionamento de displays e motores, integrando conceitos de robótica, eletrônica e programação de forma prática e acessível.
A publicação do artigo representa mais um marco da parceria entre a UECE Campus Mombaça e a EEMTI Professor Pedro Jaime. Os autores agradecem pela colaboração e enfatizam que a parceria entre as instituições tem sido fundamental para promover o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, contribuindo, assim, para a formação integral dos estudantes e o fortalecimento da educação pública da cidade de Mombaça.
Para a leitura integral do artigo, acesse o endereço a seguir: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149318.