Docente da UECE – Campus Mombaça apresenta artigo sobre Tecnologias Assistivas e Metaverso na Educação no CBIE 2023
15 de novembro de 2023 - 14:26
Entre os dias 06 e 10 de novembro de 2023, ocorreu o XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2023), realizado na cidade de Passo Fundo/RS. O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. Em 2023, o CBIE foi realizado na Universidade de Passo Fundo, e teve como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”.
O docente do curso de Sistemas de Informação do Campus Avançado de Mombaça (FECLI/UECE), Adson Roberto Pontes Damasceno, participou do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) — um dos principais eventos que compõem o CBIE — apresentando o artigo intitulado “Assistive Technology for Distance Education in Metaverse-Based Environment: A Rapid Review”. O artigo faz parte da pesquisa de doutorado do docente e foi aceito na trilha da conferência intitulada “Jogos, Simuladores e Tecnologias Emergentes na Educação”.
O trabalho integra a linha de pesquisa em Tecnologias Assistivas e Educação no Metaverso, propondo uma revisão rápida da literatura sobre o uso de tecnologias imersivas e acessíveis em ambientes de educação a distância. A pesquisa identifica tendências, desafios e oportunidades para promover inclusão digital e acessibilidade em espaços virtuais de aprendizagem, especialmente para pessoas com deficiência.
O artigo foi publicado nos anais do SBIE e está disponível na Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234543 e também pode ser acessado por meio do link: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26704
Essa participação reforça o compromisso com a pesquisa científica, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções inclusivas que ampliam o acesso à educação por meio da tecnologia.