Artigo de Egresso e Aluno da UECE Mombaça é Aceito para Publicação na Revista EM TEIA

3 de julho de 2024 - 15:28 # # #

O artigo, intitulado “O Light Bot como ferramenta de estímulo ao pensamento computacional: uma avaliação da experiência do usuário“, foi aprovado para publicação na edição 2024.1 da Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA) A Revista EM TEIA, que possui nota B1 no sistema de avaliação Qualis da CAPES e o ISSN 2177-9309, é um veículo de publicações científicas, incluindo artigos que apresentem pesquisas científicas concluídas ou ensaios nas áreas de Educação Matemática e de Tecnologias e Educação, assim como em áreas correlatas.

O trabalho, realizado como atividade voluntária na E.E.M.T.I. Professor Pedro Jaime durante o semestre 2023.2, em parceria com a UECE Campus Mombaça, teve como autores principais Jonas Lima Cavalcante, egresso do curso de Licenciatura em Computação, e Lucas Evangelista Lopes, atual aluno do mesmo curso. A coautoria contou com a colaboração dos professores Emanuel Coutinho e Rubens Nunes, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Quixadá.

A pesquisa teve como objetivo explorar o uso do Light Bot para estimular o pensamento computacional entre os alunos da E.E.M.T.I. Professor Pedro Jaime, alinhando-se à proposta do Ministério da Educação (MEC) de promover o pensamento computacional na educação básica. A integração de tecnologias na educação tem se tornado crucial para o desenvolvimento de competências fundamentais, apesar das desigualdades sociais causadas pela exclusão digital. Com a participação de 37 alunos de 15 a 18 anos, a pesquisa revelou que todos demonstraram interesse em aprender, mesmo sem conhecimento prévio. A avaliação, ao utilizar o User Experience Questionnaire-S, mostrou que os alunos consideraram o jogo eficiente, compreensível, empolgante e esteticamente interessante, com uma nota média de 5.2 em uma escala de 1 a 7, o que evidencia-se a sua eficácia como ferramenta educacional.

A publicação da versão final está prevista para este mês de julho, e contará com o respectivo Digital Object Identifier (DOI).