Regimento do MIHL (Conheça o Programa)

 

A atuação da UECE no Interior do Ceará tem sido marcada historicamente pela formação de professores para a Educação Básica e esse trabalho, como sabemos, é o alicerce do desenvolvimento de todo o processo de crescimento econômico e social do Estado, já que é fundamental para a formação profissional do povo cearense.

 

Diante da demanda local, é importante salientar a oferta exclusiva de cursos de licenciatura na FECLESC em várias áreas. Fato idêntico ocorre em outros campi da UECE no interior do Estado do Ceará. Existem alunos graduados que buscam a pós-graduação em áreas do ensino e educação, além de outras áreas relacionadas aos cursos dos quais se graduaram. Uma parte desses alunos migra para a capital do Estado ou até para outras regiões do país em busca da continuidade da sua formação, já que tanto a quantidade de vagas, quanto a diversidade de áreas em Programas de Pós-Graduação no interior do estado é insuficiente para atender à demanda. Compreendemos que esta situação contraria o objetivo do processo de interiorização do ensino superior no país. Dessa forma, compreendemos que esta proposta vem ao encontro de uma necessidade existente para a continuidade da formação docente da região do Sertão Central do Ceará, e de outras regiões vizinhas, possuindo, portanto, o apoio institucional dos gestores municipais.

 

Considerando a demanda dos alunos da UECE nos diversos campi, sobretudo dos cursos de graduação que apresentam maior afinidade teórica (Letras, História, Ciências Sociais, Serviço Social, Pedagogia e Filosofia, etc.), com a proposta do programa do Mestrado que aqui apresentamos.

 

Assim, foi criada uma comissão (portaria 2967/2014) composta pelos professores: Ana Maria Pereira Lima (FAFIDAM/UECE), Expedito Eloisio Ximenes (FECLESC/UECE), Isaide Bandeira da Silva (FECLESC/UECE), Liduina Maria Vieira Fernandes (FAFIDAM/UECE), Noelia Alves Souza (FECLESC/UECE) e Vânia Maria Ferreira vasconcelos (FECLESC/UECE).
A proposta é encaminhada à CREDE/SEDUC, aos prefeitos e secretários de Educação da região para apreciação e busca de apoio, no que é prontamente atendido. O curso é aprovado no CONSU em 20 de julho de 2015, Resolução 1185/2015.

 

Em 16 de dezembro de 2015, a CAPES autoriza o funcionamento do curso, atribuindo-lhe nota 3 e tecendo valorosos elogios à proposta de interdisciplinaridade e ao corpo docente do programa.

 

 

1. O QUE É O MIHL:

 

O MIHL é um Mestrado acadêmico, aprovado pela CAPES em dezembro de 2015. É formado por um grupo de professore(a)s dos cursos de História e de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC e de professore(a)s de outros campi da Universidade Estadual do Ceará – UECE como FAFIDAM (Limoeiro do Norte), FECLI (Iguatu), CECITEC (Tauá) e dos campi de Fortaleza.

O MIHL tem sua sede na FECLESC, campus da UECE, no município de Quixadá-Ceará, localizado na região do Sertão Central, que se encontra a aproximadamente a 180 km da capital – Fortaleza-CE.

 

2. COMO FUNCIONA O MIHL:

 

O processo seletivo do MIHL é anual. Assim ocorre, geralmente, a partir do começo do segundo semestre, por meio de uma chamada pública. O(a)s candidato(a)s se inscrevem apresentando um pré-projeto direcionado para um(a) possível orientador(a) de uma das três linhas de pesquisa do MIHL (Memórias e Historicidade; Gênero, Raça e Identidades; Linguagens e Ensino. Depois, ele/ela faz a prova escrita de conhecimentos teóricos e a entrevista. Ao final, caso seja aprovado(a) e classificado(a), realiza sua matrícula no sistema SisAcadPG.

O tempo de formação do(a) mestrando(a) ocorre em 24 (vinte e quatro) meses. Em situação extraordinária, esse período pode ser prorrogado por 6 (seis) meses.

A carga horária total do MIHL é de 450h/a. Dessa forma, o curso será integralizado com o cumprimento mínimo de 30 (trinta) créditos, distribuídos entre as disciplinas, o estágio à docência do ensino superior e a dissertação. Cada crédito equivale a 15h/a.

Essa carga horária divide-se na seguinte modalidade:

a) Disciplinas Obrigatórias: 3 (três) disciplinas de 3 (três) créditos cada, contabilizando 9 (nove) créditos e 135 h/a;

b) Disciplinas eletivas: O(A) mestrando(a) deve cursar 5 (cinco) disciplinas eletivas, que são ofertadas, geralmente nos 1º e 2º semestres. Cada disciplina corresponde a 3 (três) créditos, fechando o total de 15 (quinze) créditos e 225h/a.

c) Estágio à Docência do Ensino Superior: 2 (dois) créditos, totalizando 30 h/a.

d) Dissertação: 4 (quatro) créditos, que contabilizam 60h/a.

 

FUNCIONAMENTO DOS CRÉDITOS DE DISCIPLINA:

 

1. Geralmente o(a) mestrando(a) do MIHL conclui os créditos das disciplinas no primeiro ano. Deixando para o segundo ano a qualificação do projeto de pesquisa, que ocorre até o final de fevereiro do segundo ano de seu ingresso. Durante o restante do ano, ele(a) escreve sua dissertação e até final de fevereiro do ano seguinte, ocorre a defesa da dissertação, fechando os 2 (dois) de curso.

2. O estágio à docência do ensino superior é realizado em uma disciplina da graduação ministrada pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por outro(a) professor(a) supervisor(a) com a anuência do(a) orientador(a). O estágio poderá ser realizado ainda em outra unidade da UECE, no interior ou capital, sempre com a anuência do(a) professor(a) orientador(a). No final do estágio, o(a) mestrando(a) apresenta um relatório aprovado e assinado pelo(a) orientador(a). Em caso de realizar estágio com um(a) supervisor(a), apresenta o mesmo relatório assinado pelo(a) supervisor(a) e pelo(a) orientador(a).

3. Durante o processo de produção da dissertação, o(a) mestrando(a) passa por duas avaliações. A primeira é a QUALIFICAÇÃO do projeto, que ocorre no início do segundo ano de ingresso. Uma banca é constituída formada pelo(a) orientador(a) e dois/duas avaliadore(a)s, sendo um(a) externo(a) ao Mestrado e um(a) professor(a) do MIHL. O objetivo é avaliar e apontar caminhos para o melhor desenvolvimento da pesquisa. A segunda avaliação é a DEFESA da DISSERTAÇÃO, que ocorre no período de fechamento dos 02 anos de ingresso no Mestrado. O mesmo procedimento é realizado com uma banca com a mesma constituição de membros. O(a) mestrando(a) apresenta os resultados da pesquisa e em seguida a banca faz suas considerações.

4. Após a defesa, o(a) mestrando(a) tem 60 (sessenta) dias para revisar o texto ou melhorar, conforme as críticas e observações da banca examinadora. Em seguida, deve-se entregar as cópias definitivas, gravadas em CDroom na Secretaria do MIHL.

 

REGIMENTO DO PROGRAMA:

REGIMENTO DO MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM HISTÓRIA E LETRAS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.pdf

 

Acompanhe-nos:

1. Instagram: https://instagram.com/mestrado.mihl?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

2. Página no YouTube: https://www.youtube.com/@MihlUECE