Projetos de Pesquisa
PROJETOS DE PESQUISA DOS(AS) PROFESSORES(AS):
1. Profa. Dra. Ana Maria Pereira Lima
REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS
A pesquisa é norteada por teoria e metodologia do campo da linguística, da história e da educação de como os textos verbais e visuais produzem representações sobre a mulher negra, em virtude de perceber a partir da análise dos trabalhos pesquisados no itinerário desse assunto de que, além de haver a necessidade de investigar a representação da mulher negra e suas especificidades é uma contribuição relevante para o campo dos estudos do feminismo negro. Para isso, livro didático e outros materiais como provas externas serão analisadas a partir da perspectiva bakhtiniana de linguagem; nas abordagens sobre letramentos múltiplos e heterogêneos (STREET, 1984; GEE, 1990; KLEIMAN 1995, 2006a; BARTON e HAMILTON, 2000); nas contribuições dos estudos culturais, no tocante às concepções de cultura e identidades (HALL, 2000, 2003; GILROY, 2001; CANCLINI, 2005); nos aportes sobre os estudos de práticas cotidianas (CERTEAU, 1994); bem como em estudos sobre educação da população negra no Brasil (BARROS, 2005; FONSECA, 2005; ARAUJO e SILVA, 2005; CUNHA, 2005; CARDOSO, 2005 e CRUZ, 2005) e de FAIRCLOUGH (1992, 2003) para depreender significado representacional com os textos verbais e KRESS e VAN LEEWEN (1996), para a construção, via outras linguagens, para o significado representacional.
2. Prof. Dr. Assis Daniel Gomes
Projeto 01: HISTÓRIA GLOBAL DO GÊNERO E DA CIÊNIA A PARTIR DA FILOSOFIA DA DIFERENÇA.
Neste projeto, analisaremos o pensamento história global do gênero e da ciência a partir da filosofia da diferença – no pensamento de Judith Butler, Michel Foucault, Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Felix Gatarri, o seu olhar para a história e para o gênero, destacando a sua ideia de “subversão da identidade”, por exemplo. Discursos sobre a teoria queer, o olhar teórico metodológico da filosofia diferença, etc..
Projeto 02: A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE UMA HISTÓRIA GLOBAL DA CIÊNCIA NO SÉCULO XX
Neste projeto, buscamos analisar a educação e as relações de gênero no Brasil na perspectiva de uma história global da ciência no século XX, olhando como a educação foi usada e manejada na defesa da ciência e da modernização, por exemplo, a construção das instituições escolares, seja de nível básico como superior. Verificamos também as relações de gênero e a produção da ciência no Brasil nas Universidades, nas instituições de pesquisa, nas revistas científicas, dentre outras fontes.
Projeto 03: USOS SOCIAIS DA CIÊNCIA: O PROJETO NORTE-AMERICANO RITA NA AMÉRICA LATINA (1961-1968)
Este projeto de pesquisa tem o seguinte título: Usos sociais da ciência: o projeto norte-americano RITA na América Latina (1961-1968). Problematiza-se os usos sociais da ciência (BOURDIEU,2004) realizados pelas embaixadas norte-americanas existentes na América Latina mediante o projeto Rural Industrial Technical Assistance (RITA). O RITA se atrelava à doutrina da segurança nacional/internacional dos Estados Unidos da América, às suas relações diplomáticas-internacionais e foi um de seus instrumentos utilizados nas tensões com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, principalmente, referente à questão cubana. Isso possibilitou aos seus administradores instalar algumas de suas células em alguns países da América Latina, por exemplo, Brasil, Peru e Colômbia. Portanto, a sua incorporação como um projeto vinculado ao programa da Aliança para o Progresso proporcionou a sua ampliação (de projeto Asimow para RITA), como também a ciência, a política e a economia se mesclavam em seus discursos, projetos técnicos e em suas avaliações definidoras dos países que seriam contemplados com essa ajuda técnico-financeira norte-americana.
3. Profa. Dra. Daniele Barbosa Bezerra
MEMÓRIA DE PROFESSOR E DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ
O professor Joaquim da Costa Nogueira dedicou-se à educação, em Fortaleza, no período de 1904-1934. Fundou o Instituto de Humanidades (1904) e o Collegio Nogueira (1918) que ficaram na história da educação cearense pela vanguarda de suas experiências pedagógicas. Esta pesquisa reconstitui o percurso profissional, os projetos escolares e educacionais fomentados por ele; identifica os teóricos que o alicerçaram em sua vida profissional, assim como as leituras que o balizaram na construção do saber. A somar com a sua atividade de educador apresenta-se, uma outra faceta de Joaquim Nogueira, a de editor de livros. Proprietário da Typhographia Escolar, junto ao seu filho, José Mendonça Nogueira, foram responsáveis por diversas publicações de caráter didático, além de outros gêneros, tais como: a Revista Escolar, o Anno Escolar, o Baralho Arithmetico, As Lições Progressivas das Primeiras Letras, Lições de Arithmetica, o Anuário Cearense; o jornal, Bandeirante; a Miscellanea, o Indicador Cearense, o periódico Bric à Brac. Além disso, identifica-se os personagens coadjuvantes da sua história, em sua Teia de Sociabilidades, que até então, permanece ignorada pela historiografia. O diálogo com autores do porte de Ricoeur, Le Goff, Dosse, Wolff, Veyne, foram fundamentais para a construção dessa pesquisa. A relevância desta biografia para a história da educação deve-se à possibilidade de compreensão de suas práticas educacionais, além da necessidade de situá-lo na sociedade das três primeiras décadas, no Ceará, a partir dos vínculos profissionais com educadores e intelectuais de outros estados e países. Conclui-se que o nome de Joaquim da Costa Nogueira é de extrema relevância para a história da educação no Ceará e não pode ser ignorado pelos investigadores da área.
4. Prof. Dr. Edmilson Alves Maia Júnior
A “PEC DAS DOMESTICAS” ENTRE O PASSADO E O FUTURO: POR UM ESTUDO DE NARRATIVAS MIDIÁTICAS DIGITAIS SOBRE A DESIGUALDADE SOCIAL BRASILEIRA (2013-2023)
A presente pesquisa pretende coletar e analisar diferentes narrativas midiáticas acerca da desigualdade social brasileira tendo como marco inicial para esse recorte a aprovação da “PEC das Domesticas” em 2013. Interpretaremos temporalizações, sentidos simbólicos dados ao tempo histórico, sobre direitos trabalhistas, aspectos das relações de trabalho, hierarquias e preconceitos sociais, a vinculação constante a uma “herança escravocrata”, entre outras dimensões. Refletiremos sobre como dadas narrativas midiáticas acerca da “PEC das Domesticas”, sua aprovação e desdobramentos, vislumbram, mobilizam e apontam determinadas imagens dos campos de experiencias sobre o passado e dos horizontes de expectativa sobre o futuro (KOSELLECK, 2006) dramatizando sentidos políticos acerca de como estão estruturadas redes de relações no mundo do trabalho no país e expressando diferentes projetos de poder e de direcionamento para tais relações.
5. Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes
Projeto 01: HISTÓRIA DA VIOLÊNCIA NO CEARÁ EM REGISTROS ESCRITOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX: EDIÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS
O proponente deste projeto, desde 1998, desenvolve pesquisa com a documentação do Ceará produzida nos séculos XVIII e XIX, guardada no Arquivo Público do Estado do Ceará-APEC. Em 2010 criou o grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará – PRAETECE, em 2012 ingressou como docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada-PosLA e, em 2016, no Mestrado Interdisciplinar em História e Letras-MIHL, ambos da Universidade Estadual do Ceará. Suas pesquisas se realizam no âmbito dos dois programas com alunos de mestrado e doutorado, como também na graduação com bolsistas de IC dos Cursos de Letras e História da FECLESC, tendo como objetivos levantar, editar e analisar a documentação histórica da antiga capitania do Ceará produzida nos períodos colonial e imperial, relativa a vários assuntos cujos ecos ainda reverberam na sociedade atual. Os resultados das pesquisas já realizadas são trabalhos de conclusão de cursos de graduação -TCC, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, capítulos e artigos que analisam elementos filológicos, históricos e linguísticos dos documentos. A proposta deste presente projeto guarda-chuva é congregar os pesquisadores egressos da pós-graduação (os doutores) e os que estão em formação doutorandos, mestrandos e graduandos para contribuir no processo de sua formação permanente, que por meio de subprojetos, pesquisarão os diferentes grupos sociais vitimados (crianças, mulheres, pessoas escravizadas, indígenas e camponeses) que sofriam a violência cotidiana, bem como a violência institucional. As etapas da pesquisa constam do levantamento dos documentos no APEC e de outras fontes, da edição filológica e da descrição codicológica, do levantamento e análise dos tipos de violências praticadas, dos instrumentos e das práticas linguageiras que contribuem para a compreensão das práticas violentas. Dessa forma pretende-se contribuir para a constituição da história da violência no Ceará, trazendo os dados do passado, que podem contribuir para compreender o presente. Os documentos editados serão analisados pelos pesquisadores em seus estudos e, também, disponibilizados ao público em geral, que tenha interesse pelo assunto. Espera-se a produção de muitos produtos em forma de artigos científicos, dissertações, teses e outros gêneros acadêmicos. Pretendendo-se colaborar de forma crítica com os estudos linguístico-filológicos e históricos engajados em questões sociais e trazer dados do passado para compreender o presente da sociedade no que tange ao tema proposto.
Projeto 02: A VIOLÊNCIA HISTÓRICA CONTRA NEGROS E INDÍGENAS NO CEARÁ: EDIÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX E ESTUDO COMPARATIVO COM A CONTEMPORANDEIDADE
Este projeto está ancorado em um projeto guarda-chuva intitulado História da violência no Ceará em registros escritos nos séculos XVIII e XIX: edição e análise de textos que está institucionalizado na UECE, com vigência de 03/01/2022 a 31/12/2026. Vários estudantes de graduação e de pós-graduação estão inseridos, realizando pesquisas sobre o tema da violência que envolvem outros sujeitos como mulheres e crianças. A temática A violência histórica contra negros e indígenas no Ceará: edição de textos escritos nos séculos XVIII e XIX e estudo comparativo com a contemporaneidade visa fazer um levantamento de documentos produzidos em todo o período colonial no Ceará que registram violência contra os sujeitos que eram mais vulneráveis como escravizados e indígenas. A pesquisa terá como locusos acervos documentais do Ceará como o Arquivo Público do Estado do Ceará-APEC e arquivos eclesiásticos e cartoriais tanto cearenses quanto de outros estados brasileiros. Serão levantados os textos, selecionados, digitalizados por meio de scaner, armazenados em instrumentos eletrônicos como HD externo e em computadores, para posteriormente se fazer uma transcrição e edição filológica conservadora, obedecendo os rigores metodológicos da Paleografia e Filologia. Posteriormente serão contabilizados os dados encontrados como os sujeitos vitimados com todas as informações dadas sobre eles (nome, origem, idade etc.) e os tipos de agressões sofridas. Outra etapa da pesquisa é a análise dos dados e as possíveis comparações com a realidade atual desses sujeitos no contexto cearense. Os produtos gerados a partir dos dados serão em forma de tabelas, índice onomástico, artigos científicos, capítulos de livros, TCCs, dissertações e teses dentre outros. Além de discussões em eventos como seminários, simpósios, palestras, comunicações sobre a temática. Dessa forma pretende-se contribuir para a constituição da história da violência no Ceará, trazendo os dados do passado para se compreender o presente. Os documentos editados serão analisados pelos pesquisadores em seus estudos e, também, disponibilizados ao público em geral, em ambiente virtual. As análises dos textos serão realizadas sob vários vieses teóricos e metodológico estando no campo da Linguística, da Filologia, da História, da Sociologia, do Direito etc. Pretende-se contribuir para a preservação das informações e da memória dos povos colonizados e submetidos aos maus-tratos investigando a reverberação e as consequências da história colonial cearense nos contemporaneidade
6. Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo
Projeto 01: TEMAS SENSÍVEIS E DIREITOS HUMANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS PARA O ENSINO MÉDIO NO PÓS-BNCC: CONCEPÇÕES E ABORDAGENS
A pesquisa tem por proposição um estudo aprofundado sobre o lugar reservado aos temas sensíveis[ Os temas sensíveis ou controversos estão diretamente relacionadas à questão do trauma, ou seja, processos históricos que engendraram violência física e/ou simbólica contra grupos sociais e que permanecem enquanto passados vivos, que não passam, e reverberam no tempo presente, gerando incômodo, disputa e controvérsia dentro e fora das salas de aula. (PEREIRA;SEFFNER, 2018; GIL; EUGENIO, 2018)] e à temática direitos humanos presentes em coleções didáticas destinadas ao Ensino Médio. A intenção é analisar as concepções e abordagens referentes a essas temáticas, em seus textos escritos, atividades pedagógicas e imagens. A partir desse recorte temático, apresentamos a questão norteadora da investigação: Quais as percepções e abordagens referentes aos temas sensíveis e direitos humanos e cidadania nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, destinados ao ensino médio, recomendados pela última edição do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (2021)? Essa questão central se desmembra em perguntas mais específicas, tais quais: Tendo em vista o novo formato de currículo para o ensino médio definido pela BNCC, qual o lugar reservado às temáticas da área de Ciências Humanas? A propalada interdisciplinaridade acontece de forma satisfatória? Quais abordagens teóricas e metodológicas destinadas aos conteúdos relacionados às questões sensíveis e aos direitos humanos e, por extensão, a proposta de cidadania subjacentes às coleções didáticas ? A forma como são abordadas nos livros didáticos, podem promover a pulverização dessa temática, bem como se apresentar de forma frágil e insuficiente à formação integral dos jovens aprendentes? Neste estudo, nos apoiaremos nos aportes teórico- metodológicos da História cultural. A partir dos referenciais teóricos de Alain Choppin, Roger Chartier, Ivor Goodson e André Chervel, buscamos compreender como os manuais construíram diferentes representações e/ou concepções sobre as temáticas em estudo. No rastro desse novo enfoque, utilizamos, nesta pesquisa, fontes documentais e bibliográficas. Além das coleções didáticas, aqui concebidos como objeto e fonte de pesquisa.
Projeto 02: NOS COMPASSOS DO PROGRESSO, MODERNIDADE E CIDADANIA REPUBLICANA: O ENSINO PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR CAPISTRANO DE ABREU, MARANGUAPE- CEARÁ (1916-1930)
A década de 1922 é um período de muitos acontecimentos no âmbito educacional no Brasil. No caso do Ceará, a Reforma que se tornará conhecida como Reforma Lourenço Filho inscrevera este estado da federação no contexto nacional de mudanças e pioneirismos. Neste mister, algumas questões se tornam imperativas: até que ponto os anseios modernizantes e novidadeiros atingiram de forma efetiva o chão da escola primária cearense? De que modo, na escola, o ideal oficial de Nação foi ensaiado, ou, em outros termos, como se deu a tentativa de convencimento do pertencimento a essa construção identitária chamada Nação? Que cultura escolar subjaz ao projeto de ensino dos grupos escolares? Não temos respostas incisivas para essas perguntas, porém os indícios de que os ventos sopraram e chegaram à escola nos caíram às mãos. O que suscita o nosso empenho em investigar uma realidade específica no contexto educacional cearense das primeiras décadas do século XX, qual seja, a ambiência educacional do primeiro Grupo Escolar de Maranguape, fundado em 1916. Portanto, a pesquisa ora proposta traz para o cerne da historiografia educacional cearense, estudos sobre o grupo escolar como lócus irradiador das ideias de progresso e renovação educacional, introduzindo os princípios de uma cultura escolar que haveria de produzir um novo cidadão, plenamente em sintonia com a realidade do Brasil republicano. Referida pesquisa se insere no campo dos estudos sobre cultura escolar (Julia, 2001) e se constitui em investigação de cunho documental, tendo o arquivo escolar do primeiro Grupo de Maranguape, na região metropolitana do Fortaleza-Ce, como lócus e fonte de investigação.
7. Profa. Dra. Isaíde Bandeira da Silva
Projeto 01: A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DA PRÉ-ESCOLA (4 E 5 ANOS) APROVADAS NO PNLD 2022: A PERPECTIVA DECOLONIAL EM FOCO
O objeto de investigação desta pesquisa é a representação da criança negra nos livros didáticos da pré-escola. O nosso objetivo é analisar a representação racial que permeia as páginas das coleções aprovadas pelo último edital do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) destinado à pré-escola. Partimos das seguintes indagações: Como a criança negra é representada imagens nas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD-2022? A perspectiva decolonial no âmbito racial tem espaço na abordagem imagética na literatura didática adotada na pré-escola via política pública federal como o PNLD? Se afirmativo: Como? Quais e de que forma a representação da criança negra se revela nas imagens dos livros didáticos? Dentre os teóricos que dialogamos destacamos ARIÈS (1973), MATOS (2010), QUIJANO (2000), WALSH (2013), CHOPPIN (2004) e SILVA (2014). Utilizaremos como metodologia uma investigação nos documentos oficiais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a Política Nacional de Alfabetização (PNA), o Edital do PNLD 2022 e no Guia do PNLD 2022, buscando identificar quais são as diretrizes que estes documentos fomentam sobre a questão de raça, em especial com relação a representação da criança negra. Teremos como fonte de pesquisa direta quatro coleções de livros didáticos para pré-escola que foram as mais adotadas nas creches brasileiras conforme site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Importante salientar que cada coleção tem 2 volumes destinados aos estudantes e 2 volumes destinados aos professores denominados de Manual do Professor, assim o nosso arcabouço de fontes perfaz 8 volumes para as crianças de 4 e 5 anos e 8 volumes para os professores da pré-escola, ou seja, 16 volumes como fontes diretas da pesquisa. Salientamos a necessidade do registro e análise da representação da criança negra na perspectiva decolonial para melhor compreendermos e ressaltarmos a necessidade de fomentar nossa História social para além do viés da abordagem eurocentrada.
Projeto 02: A MULHER NEGRA NOS TEXTOS BASES, SEÇÕES E ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UM OLHAR DECOLONIAL. (PNLD 2019-2022)
O objeto de investigação desta pesquisa é a mulher negra nos livros didáticos de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O nosso objetivo é analisar a representação racial da mulher que permeia as páginas dos livros didáticos de história das coleções do Ensino fundamental aprovadas pelo último edital do Programa Nacional do Livro e Material Didático destinado aos anos iniciais de escolarização (PNLD 2019-2022). Partimos das seguintes indagações: Como a mulher negra é representada nos conteúdos de História nas coleções didáticas aprovadas na última edição Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2019)? A perspectiva decolonial tem espaço na abordagem da imagem feminina racial na literatura didática adotada nas escolas via política pública federal como o PNLD? Se afirmativo: Como? Quais e de que forma a representação mulher negra se revela nos textos, imagens, seções e atividades dos livros didáticos? Dentre os teóricos que dialogamos destacamos BEAUVOIR (1980), MATOS (2010), QUIJANO (2000), WALSH (2013), CHOPPIN (2004) e SILVA (2014). Utilizaremos como metodologia uma investigação nos documentos oficiais sobre a disciplina de História no Ensino Fundamental, como nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica (DCN), na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no Edital do PNLD 2019 e no Guia do PNLD 2019, buscando identificar quais são as diretrizes que estes documentos fomentam sobre a questão de gênero, em especial com relação a representação da mulher negra. Teremos como fonte de pesquisa direta duas coleções de livros didáticos de História que foram as mais adotadas nas Escolas Públicas brasileiras conforme site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Importante salientar que cada coleção tem 5 volumes destinados ao Estudante e 5 volumes destinados aos professores denominados de Manual do Professor, assim o nosso arcabouço de fontes perfaz 20 volumes. Salientamos a necessidade do registro e análise da representação da mulher negra na perspectiva decolonial para melhor compreendermos nossa História social para além do viés da abordagem eurocentrada.
Projeto 03: A (IN)EXISTÊNCIA DA MULHER NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD 2019-2022: A REPRESENTAÇÃO RACIAL FEMININA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL EM FOCO
O objeto de investigação desta pesquisa é a mulher negra nos livros didáticos de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O nosso objetivo é analisar a representação racial da mulher que permeia as páginas dos livros didáticos de história das coleções do Ensino fundamental aprovadas pelo último edital do Programa Nacional do Livro e Material Didático destinado aos anos iniciais de escolarização (PNLD 2019-2022). Partimos das seguintes indagações: Como a mulher negra é representada nos conteúdos de História nas coleções didáticas aprovadas na última edição Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2019)? A perspectiva decolonial tem espaço na abordagem da imagem feminina racial na literatura didática adotada nas escolas via política pública federal como o PNLD? Se afirmativo: Como? Quais e de que forma a representação mulher negra se revela nos textos, imagens, seções e atividades dos livros didáticos? Dentre os teóricos que dialogamos destacamos BERVOIR (1980), CRENSHAW (2002), OLIVEIRA (2019), RODRIGUES (2012), MATOS (2010), QUIJANO (2000), WALSH (2013), CHOPPIN (2004) e SILVA (2014). Utilizaremos como metodologia uma investigação nos documentos oficiais sobre a disciplina de História no Ensino Fundamental, como nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica (DCN), na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no Edital do PNLD 2019 e no Guia do PNLD 2019, buscando identificar quais são as diretrizes que estes documentos fomentam sobre a questão de gênero, em especial com relação a representação da mulher negra. Teremos como fonte de pesquisa direta duas coleções de livros didáticos de História que foram as mais adotadas nas Escolas Públicas brasileiras conforme site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Importante salientar que cada coleção tem 5 volumes destinados ao Estudante e 5 volumes destinados aos professores denominados de Manual do Professor, assim o nosso arcabouço de fontes perfaz 20 volumes. Salientamos a necessidade do registro e análise da representação da mulher negra na perspectiva decolonial para melhor compreendermos nossa História social para além do viés da abordagem eurocentrada.
Projeto 04: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD 2019-2022: A PERSPECTIVA DECOLONIAL EM FOCO
O objeto de investigação desta pesquisa é a mulher nos livros didáticos de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O nosso objetivo é analisar a representação da mulher que permeia as páginas dos livros didáticos de história das coleções do Ensino fundamental aprovadas pelo último edital do Programa Nacional do Livro e Material Didático destinado aos anos iniciais de escolarização (PNLD 2019-2022). Partimos das seguintes indagações: Como a mulher é representada nos conteúdos de História nas coleções didáticas aprovadas na última edição Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2019)? A perspectiva decolonial tem espaço na abordagem da imagem feminina na literatura didática adotada nas escolas via política pública federal como o PNLD? Se afirmativo: Como? Quais e de que forma a representação feminina se revela nos textos, imagens, seções e atividades dos livros didáticos? Dentre os teóricos que dialogamos destacamos BEAUVOIR (1980), MATOS (2010), QUIJANO (2000), WALSH (2013), CHOPPIN (2004) e SILVA (2014). Utilizaremos como metodologia uma investigação nos documentos oficiais sobre a disciplina de História no Ensino Fundamental, como nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica (DCN), na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no Edital do PNLD 2019 e no Guia do PNLD 2019, buscando identificar quais são as diretrizes que estes documentos fomentam sobre a questão de gênero, em especial com relação a representação da mulher. Teremos como fonte de pesquisa direta duas coleções de livros didáticos de História que foram as mais adotadas nas Escolas Públicas brasileiras conforme site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Importante salientar que cada coleção tem 5 volumes destinados ao Estudante e 5 volumes destinados aos professores denominados de Manual do Professor, assim o nosso arcabouço de fontes perfaz 20 volumes. Salientamos a necessidade do registro e análise da representação da mulher na perspectiva decolonial para melhor compreendermos nossa História social para além do viés da abordagem eurocentrada.
8. Profa. Dra. Jaquelânia Aristides Pereira
POESIA EM PERFORMANCE: LEITURA E ANÁLISE SEMIÓTICA DE POEMAS FEMININOS DE AUTORIA NEGRA
Poesia em performance: leitura e análise semiótica de poemas feminino de autoria negra constitui um projeto de pesquisa centrado na investigação de textos poéticos como arte literária e como objeto de leitura e de performances, submetidos a recriações artísticas pelos leitores. O corpus da pesquisa será selecionado da obra poética de Conceição Evaristo e Elisa Lucinda, escritoras negras brasileiras cujos poemas receberam algum tratamento performático pelos leitores e estão disponíveis no canal do Youtube.
9. Prof. Dr. José Wellington Dias Soares
O ROMANCE DE 30 E O REALISMO LITERÁRIO
A proposta tem o interesse em investigar o lugar do Romance de 30 do Nordeste na literatura brasileira, levando em conta três elementos: as obras literárias, a crítica e a historiografia literária, e as narrativas em disputa entre os modernistas de São Paulo e os regionalistas de Recife. O Romance de 30 do Nordeste é denominado pela crítica e pela historiografia de muitas maneiras, algumas delas se contradizem e outras são genéricas, tais como Neo-Realismo, Regionalismo, Segunda Fase do Modernismo. De acordo com isso, o estudo pretende problematizar o lugar da ficção nordestina, produzida nas décadas de 1930 e 1940, construído pelos discursos dos escritores, críticos e historiadores. Quais os elementos estéticos, sociais e culturais que ratificam a afirmação de que as obras em análise correspondem ao aprofundamento das questões iniciadas pelos modernistas de 1922, conforme registram os estudos literários sobre o assunto? A metodologia de trabalho corresponde a três níveis que se inter-relacionam. O primeiro passo é discutir a legitimidade dos termos atribuídos ao Romance de Trinta. O segundo passo é investigar uma forma mais adequada de compreender a produção romanesca daquela época, que não seja relacionada à tradição “realista” da literatura brasileira, segundo a concepção de Georg Lukács (2009; 2010). O terceiro momento é analisar o romance de Graciliano Ramos como o representante máximo do “realismo” no romance brasileiro. Serão fundamentais para a realização da pesquisa autores como CANDIDO (1993, 2000), BUENO (2012), LUKÁCS (2009, 2010) e COTRIM (2016).
10. Profa. Dra. Keila Andrade Haiashida
Projeto 01: LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO ACADÊMICA: DIÁLOGOS ENTRE GRADUANDOS, PÓS-GRADUANDOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Este subprojeto objetiva incentivar a produção colegiada entre alunos da graduação, pós graduação e professores da educação básica, além de fomentar, o letramento acadêmico e incentivar a publicação das produções.
Projeto 02: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO (GEPPE)
O GEPPE/FECLESC-UECE é um grupo cujo objetivo é desenvolver estudos, pesquisas e produção científica na área de educação. Vinculados a proposta apresentamos dois subprojetos: Leitura, escrita e produção acadêmica: diálogos entre graduandos e pós-graduandos e Clube de Leitura. Os subprojetos demandaram alguns objetivos específicos: potencializar o papel da pesquisa na formação do pedagogo; identificar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia da FECLESC e dos alunos do MIHL; promover a interação e o estudo colegiado entre alunos graduandos e pós-graduandos, fomentar o letramento literário e o letramento acadêmico.
11. Prof. Dr. Manoel Carlos Fonseca de Alencar
Projeto 01: NAÇÃO, REGIÃO E CULTURA POPULAR EM JUVELNAL GALENO
Descrição: Desde a década de 1820, com a Independência política, diversos pensadores, brasileiros e estrangeiros, se empenharam em definir o que caracterizaria a Nação brasileira. A constituição de uma literatura singular era parte desse processo. O Romantismo predominou durante as primeiras décadas de formação de nossa literatura, pelo menos até a década de 1860, elegendo o indígena como a personagem principal da narrativa nacional. Em razão da forte predominância do Indianismo a ideia de popular não se difundiu no meio letrado brasileiro até pelo menos a década de 1870. Juvenal Galeno foi um dos primeiros intelectuais a ocupar-se com o popular. No seu livro mais conhecido, intitulado Lendas e Canções Populares (1865), o poeta realizou um considerável trabalho de coleta de amplo repertório dos usos e costumes do povo, e, inspirado nestes, compôs os seus versos. O poeta é tido como um dos primeiros folcloristas e um representante do regionalismo. Contudo, na época em que publicou as suas obras, a ideia de que determinadas regiões são mais representativas da cultura brasileira não havia ainda se desenvolvido. Esse projeto busca investigar a ideias de nação, região e folclore na obra de Juvenal Galeno no contexto da emergência do conceito de cultura popular.
Projeto 02: O POVO BRASILEIRO NOS ROMANCES HISTÓRICOS DE FRANKLIN
No decorrer da década de 1870, Franklin Távora escreveu três romances, os quais denominou literatura do norte. O primeiro deles foi ?O Cabeleira? (1876), no qual escreveu um prefácio detalhando o seu programa em defesa de uma literatura brasileira nortista e se comprometeu a concluir as narrativas que dera início. Os dois outros romances são ?O Matuto? e ?Lourenço?, publicados em 1878. A história contada em ?O Matuto? é a mais recuada no tempo, ocorre no período da Guerra dos Mascates (1710). ?Lourenço?, por sua vez, dá continuidade ao enredo, tendo como título o nome do protagonista do romance anterior. Por fim, ?O Cabeleira? conclui a história, tendo a sua trama se desenrolado nas décadas de 1770 e 1780. Percebe-se, pelo programa e pelos romances, que Távora pretendia, por meio de narrativas literárias, dissertar sobre a formação do povo brasileiro. Não à toa, o autor situou o início de sua história num contexto considerado de recrudescimento das tensões entre portugueses e brasileiros, indicando esses momentos como um dos primeiros lumes de independência. O século XVIII é também pensado como período já histórico da formação do povo brasileiro, pois o povo já estava suficientemente adaptado aos trópicos. Desta forma, é importante compreender como Franklin Távora elaborou, nesses três romances, as noções de formação do povo brasileiro e como entrelaçou história e literatura nesses romances históricos.
Projeto 03: FRANKLIN TÁVORA E A INVENÇÃO DA CULTURA POPULAR NORTISTA
Franklin Távora é um escritor cearense que teve destaque no pensamento social brasileiro no último quartel do século XIX. Ao lado de outros escritores nortistas, como é o caso do também cearense Araripe Junior e do sergipano Silvio Romero foi responsável pela introdução no Brasil de um novo paradigma de compreensão da realidade do país, alicerçado nas ideias cientificistas que grassavam na Europa. Esse “bando de ideias novas” trouxe por consequência um novo olhar sobre a realidade local e redefiniu a visão sobre o povo brasileiro. No caso de Távora, essa perspectiva o fez desenvolver um programa de cunho regionalista para a literatura e um uma nova forma de pensar sobre as tradições populares do Brasil. O autor propugnava uma maneira de entender as culturas populares pautada na observação e na fidelidade às realidades sociais do povo. Contudo, ele não foi bem um folclorista, pois em vez de coletar e publicar a matéria popular, transcriava-a para a forma literária. Logo, suas publicações são romances, contos e crônicas de costumes, e não coletâneas ou compêndios dos costumes populares. Em vista disso, é importante compreender quais os costumes Távora elegeu como os mais típicos da brasilidade, a relação destes com a sua proposta regionalista para a literatura e os seus métodos de coleta e transcriação da cultura popular.
12. Prof. Dr. Marco Antônio Lima do Bonfim
Projeto 01: LINGUÍSTICA CRÍTICA E RAÇA NO BRASIL: POR UMA AGENDA ANTIRRACISTA NOS ESTUDOS CRÍTICOS DA LINGUAGEM
O termo Linguística Crítica (LC) foi cunhado, no âmbito dos estudos linguísticos, na década de 1970 por um grupo de linguistas no contexto britânico que se esforçou por combinar um método de análise linguística textual com uma teoria social do funcionamento das questões de poder e discriminação nas diversas formas do discurso (FAIRCLOUGH, 2001; FOWLER, et al, 1979; FOWLER, 2004). Ao longo de cinco décadas tal movimento impulsionou várias e diversas abordagens/ perspectivas críticas de análise da linguagem como prática social ao redor do mundo (RAJAGOPALAN, 2003; FAIRCLOUGH, 2003; MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006, MAGALHÃES, MARTINS, RESENDE, 2017, entre outros/as). A LC contribuiu para que tais estudos, na contemporaneidade, fossem guiados pela seguinte indagação: “qual o papel das práticas discursivas na criação, manutenção ou transformação de processos de exclusão social?” (FABRÍCIO; PLAZA-PINTO, 2013, p. 11). Portanto, considerando que a sociedade brasileira foi (e ainda é) forjada a partir de hierarquias raciais entre pessoas lidas socialmente como brancas e pessoas negras sob a forma do racismo antinegro e compreendendo que essa violência racial no Brasil é estrutural e estruturante de qualquer interação sociocomunicativa, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar performances/ atos de fala/ discursos antirracistas por meio de análises discursivo-pragmáticas de práticas sociais no âmbito das relações entre linguagem e raça no Brasil (Ceará). Para tanto, articula campos e abordagens transdisciplinares variados tais como os Estudos das Relações Raciais sob a ótica de pensadoras(es) negras(os) (BONFIM, 2022; BONFIM, 2023; CARNEIRO, 2023; GONZALEZ, 1988; GOMES, 2017; MUNANGA, 2020; RODRIGUES; BONFIM, 2023), Estudos Críticos sobre a Branquitude (BENTO, 2022; CARDOSO, 2020; SCHUCMAN, 2022), Estudos Afro-Latino-Americanos (ANDREWS; De LA FUENTE, 2018) aos Estudos Críticos da Linguagem convocando a Nova Pragmática (RAJAGOPALAN, 2010; SILVA, FERREIRA, ALENCAR, 2014) e os estudos sobre letramentos raciais críticos (FERREIRA, 2022) e de reexistência (SOUZA, 2011). Nesse sentido, serão acolhidos subprojetos que realizem estudos discursivo-pragmáticos de práticas sociais analisando as conexões entre linguagem e raça, mobilizando campos como a Nova Pragmática ou a Análise de Discurso Crítica. O escopo deste projeto de pesquisa contempla temas como Letramento racial crítico, Letramentos de reexistência da população negra, identidades raciais, política(s) de representação(ões) de sujeitos negros(as) e/ou brancos(as) acerca de suas práticas de letramento racial visando práticas discursivas com a finalidade de desnaturalizar o racismo cotidiano.
Projeto 02: ERGUER A VOZ EM TERRITÓRIOS (DE)COLONIAIS: LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO A PARTIR DE UM ESTUDO PRAGMÁTICO DAS TRAJETÓRIAS TEXTUAIS DE TOPÔNIMOS EM RECIFE – PE
Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar a trajetória textual de topônimos (designação de lugares) presentes em atos de fala de nomeação (BUTLER, 2021) para entender de que modo ocorrem processos de letramentos raciais e letramentos raciais críticos em Recife-PE. Para isso, decidi estudar as práticas discursivas e sociais relacionadas à toponímia e aos monumentos públicos do Recife. Partindo da ideia de que nossas práticas linguísticas são racializadas e que por isso a língua não pode prescindir de ser analisada em sua articulação com os processos coloniais (BONFIM et al, 2021; PINTO, 2010), analisaremos os processos semântico-discursivos de nomeação e de designação de locais, ruas, avenidas e monumentos públicos que materializam as marcas espaciais da colonialidade (RATTS, 2016) com a finalidade de formentar práticas decoloniais que venham a desnaturalizar os sentidos coloniais que persistem ainda entre nós, promovendo letramentos raciais críticos de estudantes do Curso de Letras da UFPE. Para efetuar essa análise, discutiremos as relações entre práticas de letramento, instituições sociais, hierarquias raciais e linguísticas em Pernambuco (especificamente, em Recife), tendo por base as perspectivas teóricas decoloniais no âmbito da Linguística Aplicada (BONFIM et al, 2021; KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006; 2013), Antropologia Linguística (BAUMAN; BRIGGS, 1990) e abordagem do Letramento racial crítico (FERREIRA, 2015).
13. Prof. Dra. Maria do Socorro Pinheiro
PROJETO 01: A LÍRICA ERÓTICA DE AUTORIA FEMININA
Esta pesquisa dedica-se ao estudo da lírica erótica de autoria feminina, com o objetivo de discutir os elementos constitutivos dessa poética, que tem em seu cerne o corpo e o desejo, bem como a relação entre poesia e erotismo. As reflexões estão alinhadas ao pensamento de Octavio Paz (1994, 2012), George Bataille (2013) e Bachelard (1988, 2001).
PROJETO 02: MULHERES E SUAS REALIDADES DE ESCRITA LITERÁRIA
Este estudo analisa a produção literária escrita por mulheres em prosa e em verso. O objetivo é discutir e compreender nesse campo epistemológico as temáticas, os recursos expressivos da linguagem, o que a obra representa no contexto social, cultural e político. As mulheres no seu fazer literário debatem os lugares de fala, de escrita, de pertencimento e de interseccionalidade. A pesquisa está em diálogo com a crítica e a intepretação literária, visando temas como identidade, liberdade, sexualidade, corpo, erotismo, arquétipos femininos, entre outros relacionados a esse âmbito de estudo.
Projeto 03: A LITERATURA CEARENSE DE AUTORIA FEMININA
O projeto de pesquisa A literatura cearense de autoria feminina é uma continuação do projeto de pesquisa Poesia Cearense de Autoria Feminina, que trata sobre a produção literária escrita por mulheres no Ceará. De 2016 a 2022, a pesquisa direcionou-se ao estudo da lírica feminina cearense e pretendemos dar continuidade com o gênero prosa; desenvolver atividades de leitura; conhecer as diferentes temáticas, linguagem e estilo; organizar antologias de contos cearenses de autoria feminina; discutir ainda essa produção no contexto da sala de aula. Quanto à metodologia se constitui em duas partes: em conhecer a autoria feminina cearense por meio de pesquisas bibliográficas; e na organização de antologias e elaboração de metodologias para a leitura de textos literários em sala de aula. Fundamenta-se nos estudos de Sânzio de Azevedo (1976), Aila Sampaio (2019), Carla Castro (2019), Coelho (2002), que discutem a produção literária cearense. O resultado dessa pesquisa dará visibilidade a literatura escrita por mulheres no Ceará e a possibilidade de ser lida em sala de aula.
14. Prof. Dra. Maria Lenúcia de Moura
Projeto 01: DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A CULTURA CIENTÍFICA: PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DA CIÊNCIA PARA MENINAS NA REGIÃO DO SERTÃO NORDESTINO
Caracterização da proposta.É certo que na legislação brasileira a igualdade entre gêneros é uma questão posta, no cotidiano, porém, essa questão se configura de forma oposta a lei. Mesmo imersos em constante discussões sobre a igualdade no ambiente acadêmico, por exemplo, temos exemplos de atitudes que oprimem mulheres a todo instante, sejam elas alunas ou mesmo pesquisadoras, ações que corroboram para a permanência de um universo masculino no âmbito das ciências exatas. São situações como àquelas sofridas pela pesquisada Carloto, em 2023 que emergem os problemas e a desigualdade torna-se visível, que apontam que temos um longo caminho a ser percorrido, como aponta Heleieth Saffioti (2004). De acordo com a pesquisadora Betina Stefanello Lima (2013), a divisão sociocultural dos gêneros, resultado da relação binária construída historicamente, que ainda mantém o masculino no topo da hierarquia em detrimento do feminino, é um fator observado no contexto das Ciências. É nesse universo das ciências exatas que , as desigualdades relacionais entre os gêneros tornam-se ainda mais evidentes, uma vez que são áreas naturalizadas como masculinas. como competitividade, racionalidade, agressividade, abstração, entre outras, conforme Michèle Ferrand (1994). Léa Velho, Fabiane Ferreira da Silva e Paula Regina Costa Ribeiro (2014) afirmam que as mulheres, ao adentrarem neste contexto, se deparam com um modelo masculino de carreira, que pode levá-las a enfrentarem desvantagens na área escolhida, fato que pode também ocasionar uma sub-representação no campo de atuação. A proposta visa promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade e de pobreza extrema garantindo condições de acesso a alfabetização científica e ao desenvolvimento de uma cultura científica como parte necessária ao usufruto dos benefícios alcançados pela humanidade através da formação. Temos acordo com Fanny Tabak quando afirma é muito mais difícil para a mulher seguir uma carreira científica numa sociedade ainda de caráter patriarcal e em que as instituições sociais capazes de facilitar o trabalho da mulher ainda são uma aspiração a conquistar. (TABAK, 2002, p. 49). Partindo da região nordestina, mais precisamente da microrregião do Sertão Central garantir a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade e de pobreza extrema dando-lhes condições de acesso a alfabetização científica e ao desenvolvimento de uma cultura científica como parte necessária ao usufruto dos benefícios alcançados pela humanidade através da formação é uma condição necessária ao protagonismo feminino por meio de ações que estimulem o interesse pela ciência, o ingresso no ensino superior, uma formação científica que permita uma leitura de mundo necessária a preservação do corpo, a permanência nos espaços de formação e a ascensão no universo acadêmico e do mundo do trabalho.
Projeto 02: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO PERCURSO NECESSÁRIO A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO DEMOCRÁTICO E DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA. In: A DEMOCRACIA NO BRASIL: CONSTRUÇÕES A PARTIR DO LABORATÓRIO DE METODOLOGIA E DO OBSERVATÓRIO EDUCACIONAL
O Brasil atravessa um momento de estrema fragilidade no que diz respeito ao processo democrático, tão duramente conquistado pelas gerações que nos antecederam. Presenciamos nos últimos seis anos, e principalmente no atual governo federal, uma série de medidas que comprometem as garantias de trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores. Acompanhamos de perto, através dos alunos e alunas da universidade, todo o processo de cooptação dos jovens a um discurso que abertamente e contundentemente lhes retira os direitos. Fomos expostos ao discurso de ódio à academia e ao que chamamos de disciplinas de fundamentos dos cursos de licenciatura. Disciplinas que buscam refletir sobre os problemas sociais, educacionais e político que estão na base da compreensão do fenômeno educativo. Assim, cumpri-nos nesse projeto trabalhar com um quadro bastante debatido, mas pouco elucidado pela academia, que seja, dos limites da democracia enquanto instância de resguardo aos direitos da coletividade. É premente a necessidade de compreendermos os últimos anos e empreender ações que visem construir uma base concreta de possibilidades para a escola pública, no que diz respeito, a formação crítica de professores e métodos pedagógicos que possibilitem à compreensão da realidade imediata em sintonia com os conteúdos trabalhados em sala de aula. A pesquisa aqui apresentada busca desenvolver uma formação orientada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica para os professores da microrregião do Sertão Central, e o desenvolvimento do método dessa pedagogia nas salas de aula dos municípios a serem contemplados com a pesquisa. A microrregião compreende as cidades de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Ibaretama, Choró, Banabuiu, Ibicuitinga, Irapuãm Pinheiro, Milhã , Mombaça, Pedra Branca, Solonópoles e Piquet Carneiro. Dentre as 13 cidades, a pesquisa será desenvolvida naqueles municípios que tem uma proximidade de menos 100km de distância da cidade de Quixadá, onde está situada a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central/FECLESC.
Projeto 03: O OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DA REGIÃO DO SERTÃO CENTRAL
O LEPEM/ Laboratório de Estudo e Pesquisa em Ensino, Artes e Metodologia, atuará em duas frentes de trabalho, as práticas da PHC e as linhas de pesquisa sobre a memória, democracia e educação. Para tanto trabalharemos com a pesquisa empírica (laboratório). Pesquisa documental, bibliográfica e de campo, uma vez que faremos entrevistas com os professores. Após o exposto esclarecemos que sobre o método utilizaremos os pressupostos do Materialismo Histórico-dialético, bases da Pedagogia Histórico-Crítica. O materialismo historico dialetico e um método de interpretação da realidade, visão de mundo e praxis. A Pedagogia Histórico-Crítica não se aparta da concepção materialista de ser humano, de sociedade, de conhecimento, bem como do papel da educação escolar. Essa perspectiva subjuga-se à adoção do método materialista histórico dialético, estofo para a crítica à ordem político-econômica engendrada pela propriedade privada dos meios de produção. Uma contribuição do método para a educação, como contributo a compreensão do fenômeno educativo, é elevar a categoria mais simples (o empírico) para a síntese de múltiplas determinações (concreto pensado). Esse é o processo desenvolvido no laboratório. Quanto mais abstrações (teoria) pudermos pensar sobre a categoria mais simples, empírica (relação professor-aluno), mais próximos estaremos da compreensão plena do processo educacional. (PIRES: 2017) Desta forma nossa linha de análise compreende os marcos da democracia e a ditadura, compreendendo serem esses conceitos chaves para a compreensão do lugar da escola hoje, em meio a crise instalada e aprofundada pela pandemia. Assim, teremos práticas no laboratório onde desenvolveremos o método histórico dialético no ensino da história, da física ,da biologia, da língua. Lembramos que o laboratório atenderá a crianças da comunidade feclesciana e arredores, no entanto o que estará em análise são as metodologias. Deixamos claro que devido a pandemia, o número de crianças é reduzido, apenas 5 por sala do laboratório, o que nos permite trabalhar dentro do rigor sanitário. A pesquisa de campo será do tipo experimental, com três grupos de controle, um em cada sala do laboratório Na teoria bibliográfica, utilizaremos os suportes teóricos já elencados acima em nossa revisão de literatura. O tratamento metodológico constará de revisão de literatura, análise documental e narrativas. Bem como o desenvolvimento metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica no laboratório com os marcos do Materialismo Histórico Dialético.
Projeto 04: A DEMOCRACIA NO BRASIL: CONSTRUÇÕES A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO E METODOLOGIA E DO OBSERVATÓRIO EDUCACIONAL
Dadas as circunstâncias de atraso em que estão mergulhadas as regiões cearenses, sejam elas de norte ou sul do Estado e de avanço político e ideológico dos setores os mais conservadores e reacionários do país em que se disseminam ideias obscurantistas de ataque ao pensamento científico e a reflexão filosófica, e de desvalorização do trabalho docente, refletir sobre teorias contra hegemônicas está na ordem do dia para todos os envolvidos nas diversas esferas da educação escolarizada. Assim, esse projeto pretende através de suas ações desenvolver reflexões sobre a democracia no observatório escolar e desenvolver práticas em torno da Pedagogia Histórico-Crítica no laboratório que propiciem dessa forma o desenvolvimento educacional na região do Sertão Central através das prefeituras e das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas que atuam nessa região. Já se tornou lugar comum dizer que o desenvolvimento econômico de uma região está diretamente ligado a qualidade da educação desta, essas premissas são referenciadas pelo Banco Mundial em seus relatórios. Desta forma, o desenvolvimento do projeto A democracia no Brasil: construções a partir do desenvolvimento do laboratório de pesquisa em ensino e metodologia e do observatório educacional, é condição mínima para se pensar melhoria para essa região. Sabemos que a qualidade da escola depende da natureza dos conteúdos ensinados e das formas pelas quais são transmitidos, para nós cabe a escola a transmissão dos conhecimentos artísticos, filosóficos e científicos representativo das máximas conquistas da humanidade.
Projeto 05: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO TEÓRICA-ACADÊMICA E A SUPERAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ao aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos ligados as teorias críticas da educação, tensionando superar o conhecimento tácito desenvolvido nas escolas, esse projeto se coloca frente ao obscurantismo das práticas e teorias como a Escola Sem Partido que busca censurar algumas teoria, a ética e a política no seio das universidades – , bem como sufocando um movimento calunioso sobre essas teorias que vem sendo propaladas em fake News no campo fértil da internet nos ataques ao ensino superior público.Esse projeto se propõe a desenvolver a Pedagogia Histórico-crítica em escolas de Educação Infantil do município de Quixadá visando contribuir a caracterização do papel do professor e a redução do trabalho educativo a um saber-fazer circunstancial, possibilitando ainda uma formação teórico-acadêmica aos alunos inseridos no projeto.Esse projeto tem com o objeto de pesquisa o conhecimento tácito presente na formação de professores e na formação continuada. O enfrentamento desse problema faz-se necessário devido o intenso processo de esmagamento das universidades públicas iniciadas no atual governo bolsonarista. Desenvolver uma formação teórica- filosófica-metodológica para a superação do conhecimento tácito na formação continuada de professores oportunizando a aprendizagem no âmbito da pesquisa na graduação. Os trabalhos a serem desenvolvidos no projeto terão cinco etapas de desenvolvimento que fazem parte do arcabouço teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-crítica. Em cada etapa essas fases serão desenvolvidas, a lógica aqui é tomar na prática a teoria dessa pedagogia oportunizando tanto aos alunos quanto aos professores participar do processo de forma teórica e prática e nesse ínterin superar o conhecimento tácito através do processo de desvelamento do senso comum, construindo um novo conhecimento em sintonia com o grupo de estudos amparados pelo referencial teórico.
Projeto 06: EDUCAÇÃO, POLÍTICA E HISTÓRIA NO SERTÃO CENTRAL: HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE
O referido projeto está ligado ao Grupo de Pesquisa TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SOCIEDADE que tem como líder do grupo o professor José Deribaldo.
15. Profa. Dra. Maria Valdênia da Silva
Projeto 01: VOZES FEMININAS DE RESISTÊNCIA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LENDO CONTOS E POEMAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Trata-se de uma investigação, sob a perspectivada crítica feminista, em especial, sobre a literatura de autoria feminina negra, aliada aos postulados de Bosi acerca dacategoria da resistência e à sistematização metodológica elaborada por Rildo Cosson (2006) para o letramento literário.
Projeto 02: PROPOSTAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM TEXTOS DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA
Um estudo sobre o letramento literário, tendo como objeto de análise e reflexãotextos em prosa e poesia da literatura afro-brasileira de autoria feminina.
16. Prof. Dr. Nabupolasar Alves Feitosa
MODERNISMO E REGIONALISMO, TÃO PERTOS E TÃO DISTANTES: VISÕES DE GILBERTO FREYRE E JOSÉ LINS DO REGO
Este projeto visa a estudar relações de história e ficção, com destaque para o momento histórico, político, social e econômico dos anos 1920 e 1930 e a produção literária brasileira, com destaque para a chama Geração de 1930, especialmente o que nasceu da pena do escritor paraibano José Lins do Rego. Assim, fica sublinhado o interesse em se conhecer de forma mais aprofundada e incisiva o momento histórico do Brasil da primeira metade do século XX e dois importantes movimentos: O Movimento Regionalista do Nordeste e o Movimento Modernista de 1922.
17. Profa. Dra. Regina Cláudia Pinheiro
Projeto 01: RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS E ENSINO DE LEITURA: A LUDICIDADE E A INTERAÇÃO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Este projeto visa criar recursos educativos digitais para escolas de Ensino Médio do Estado do Ceará e verificar se e como sua ludicidade e interação podem (ou não) contribuir para o ensino- aprendizagem da leitura, tendo em vista que esses usos são importantes para a inserção dos indivíduos nas sociedades. Esta pesquisa fundamentada, principalmente, em Coscarelli, Cafieiro e Nogueira (2011), Faria e Colpani (2017), Araújo e Freitas (2017), Pinheiro (2018) dentre outros, se constitui como um estudo de caso que se realizará em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará e tem os seguintes instrumentos/técnicas para construção dos dados: (i) criação de dois recursos educacionais digitais para alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Estado do Ceará (ii) questionário realizado com professores de Língua Portuguesa para avaliar os recursos educacionais digitais construídos nesta pesquisa;observação in loco das aulas no laboratório de informática, com os recursos educacionais digitais criados nesta pesquisa; (iv) entrevista com os alunos do Ensino Médio para verificar as potencialidades pedagógicas dos recursos educacionais digitais construídos.
18. Prof. Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques
Projeto 01: A PROVÍNCIA VAI À NAÇÃO: CULTURA E POLÍTICA NO SEGUNDO TEMPO MODERNISTA NO CEARÁ
A presente pesquisa compreende as décadas de 1930 a 1960, com a publicação de O Quinze, de Raquel de Queiroz; depois, com o início das atividades do Grupo Clã (Clube de Literatura e Arte) e da SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas), até o ano de 1958, com a exposição Concretista no Centro de Fortaleza, abrangendo, assim, toda a segunda fase do Modernismo brasileiro no estado do Ceará. A pesquisa procura reunir e sistematizar estudos e fontes que cubram este tempo seja na análise de obras representativas, com ênfase no romance e na poesia aqui produzidos, seja em estudos históricos que reflitam sobre a vida intelectual cearense de 1930 a 1960. O projeto continua os estudos que realizamos no Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada da UFC, que resultou na tese A Nação vai à província: do Romantismo ao Modernismo no Ceará (1857-1930). O objetivo agora é avançar na descrição da consolidação do sistema literário brasileiro numa região periférica, uma vez que nossa hipótese é que a formação de nossa literatura não se deu de forma homogênea, mas caminhou segundo a modernização trôpega da nação.
Projeto 02: POESIA SATÍRICA E A CRÔNICA POLÍTICA DE ANTÔNIO SALES (CATALOGAÇÃO, ANTOLOGIA E ACERVO DIGITAL)
A produção literária e jornalística de Antônio Sales do período da República Velha é indispensável para quem deseja conhecer a cultura brasileira dos anos que vão de 1894 a 1930, época de sua atuação mais contundente nos jornais cearenses e fluminenses.O projeto se desenvolverá em quatro etapas: na primeira, será organizada uma catalogação preliminar das crônicas políticas, dos poemas satíricos e dos locais nos quais está o acervo destas fontes; a segunda etapa consiste em pesquisar, nas Instituições do país, tanto as que disponibilizam seus registros online quanto as que exigem a presença física do pesquisador, as fontes preliminarmente catalogadas; a terceira fase compreende a recolha deste material e a ampliação da catalogação inicial; a quarta e última fase, a seleção de textos para duas antologias, uma de crônica, outra de poesia, com textos introdutórios, notas de rodapé e fortuna crítica ao final.
19. Profa. Dra. Sarah Maria Forte Diogo
CONFIGURAÇÕES DA VIOLÊNCIA EM ROMANCES AFRO-BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS – FICÇÕES NEGRAS
Este projeto visa à análise das configurações da violência em ficções negras romances afro-brasileiros contemporâneos com ênfase no exame das formas de representação das violências em quatro romances afro-brasileiros lançados durante os anos 2000, a saber: Ponciá Vicêncio (2003), Conceição Evaristo; Um defeito de cor (2006), Ana Maria Gonçalves; Torto Arado (2019), Itamar Vieira Jr.; O avesso da pele (2020), Jeferson Tenório. As narrativas supracitadas produzem mundos ficcionais que examinam as consequências do racismo, da escravização e da espoliação de populações que são maioria numérica, porém tem pouca representatividade política. Lê-las e estudá-las pavimenta nosso acesso a perspectivas ficcionais, políticas, éticas que ampliam nosso repertório literário e questionam visões de mundo homogeneizantes. Além desses romances, a proposta acolhe outras narrativas contemporâneas afro-brasileiras – autoria de escritores/as negros/as – que tematizam as relações entre gênero, raça e identidades e os conflitos advindos desses entrelaçamentos.
20. Profa. Dra. Ticiane Rodrigues Nunes
Projeto 01: LÍNGUA E CULTURA: AS REALIDADES DE LINGUAGEM DO CEARÁ
O presente projeto insere-se na linha de pesquisa 01, Linguagem, tecnologia e ensino, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e também na linha 01, Memórias e historicidade, do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, ambos da Universidade Estadual do Ceará, e busca desenvolver um estudo voltado para a relação linguagem e cultura em grupos sociais, profissionais e regionais situados no estado do Ceará. O estudo objetiva investigar a linguagem dos grupos pesquisados como uma manifestação cultural do estado do Ceará e pretende analisar a identidade do povo cearense como um ator ativo social, cultural e linguisticamente. Buscamos também, com essas abordagens de estudos da linguagem, compor produtos lexicográficos, terminográficos e de outros aspectos lexicais e discursivos que registram as tradições culturais de nosso estado, a partir da linguagem utilizada pelos representantes desses grupos. A pesquisa se desdobrará em subprojetos (pesquisas de doutorado, de mestrado, de especialização, de graduação e de iniciação científica), que executarão a metodologia proposta e comporão o estudo como um todo, confluindo para o alcance dos objetivos traçados. Como meios para chegarmos às redes léxico-culturais e aos aspectos discursivos e semântico-pragmáticos, observaremos as realidades de linguagem dos participantes da pesquisa in loco, considerando os métodos pragmático, palavras e coisas e terminológico para estruturação dos diversos usos da língua como o campo lexical de cada grupo pesquisado e os marcadores discursivos dentre outros. Assim, aspiramos sistematizar e analisar esses aspectos que revelam as realidades linguísticas do estado do Ceará e que são indispensáveis para percebermos e divulgarmos a cultura desse estado por intermédio da linguagem praticada pelos cearenses em cada grupo cultural específico.
Projeto 02: PORTAL DA CULTURA CEARENSE: SABERES E EPISTEMOLOGIAS DE COMUNIDADES DO CEARÁ
O presente projeto tem por objetivo principal investigar a cultura cearense numa perspectiva interdisciplinar, visando à composição de um banco de dados que reúna um corpus advindo de vivências (n)etnográficas com grupos tradicionais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe cearenses. A composição desse corpus contará com múltiplas fontes, como: gravações de áudio e vídeo; entrevistas vídeo e audiogravadas; conversas via Whatsapp; fotos; anotações do diário de campo; objetos e outros registros textuais (manuscritos ou datiloscritos) e visuais (fotos, cartazes, convites etc.) fornecidos pelos participantes da pesquisa. O corpus a ser disponibilizado advém das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto guarda-chuva Língua e Cultura: as realidades de linguagem do Ceará, que por sua vez ampara eticamente o Projeto de Pesquisa Cultura Cearense e Educação do/no Campo: um estudo etnográfico e antropológico” (FUNCAP Pós-Doutorado), no qual este projeto se insere. Com vistas à execução deste projeto de pesquisa, recorremos à produção científica de autores dos estudos culturais e críticos, tomando como ponto de partida os escritos de Hoggart (1957), Williams (1960; 2007), Thompson (1963), Hall (1996; 2006), Coseriu (1978; 1981; 1987), Benveniste (1966; 1974) e Bakhtin/Voloshinov (2006), para situar e fomentar a resolução de conflitos teórico-metodológicos acerca das relações culturais e epistemológicas, de modo a esclarecer a partir do contexto histórico dessas produções, a pertinência desses conceitos para a realização de um estudo que divulgará em diversas linguagens o patrimônio histórico e cultural dos povos e das comunidades do Ceará.
Projeto 03: FILOLOGIA E ENSINO: DIÁLOGOS ENTRE DOCUMENTOS E SALA DE AULA
A Filologia como ciência interdisciplinar e histórica nos inquieta para a ampliação dos diálogos a partir de temáticas e questões que emergem dos documentos (Ximenes, 2013; Nunes, 2018; Dubois et al., 1997), assim, observá-la em seu potencial pedagógico é uma forma de intensificar o desenvolvimento do senso crítico e de letramentos que fomentam e fortalecem o aluno para o seu engajamento social, histórico, linguístico, intelectual e humano (Street, 2003). O presente projeto guarda-chuva oportuniza o diálogo interdisciplinar entre a Filologia e a sala de aula na escola ou em outros contextos educacionais formais e/ou livres para debater o trabalho/contato com textos escritos e imagéticos nas práticas pedagógicas e nos materiais didáticos. Nesse sentido, o projeto abrange investigações que desenvolvam estudos acerca de documentos manuscritos, datiloscritos, digitoscritos ou imagéticos que, a partir de uma proposta filológica explore os textos de forma didática e interdisciplinar, a fim de promover a análise ampla dos textos, a produção de materiais para o ensino em diversas áreas do conhecimento em que integre uma abordagem diversificada com a Filologia, a Paleografia, A codicologia, a História, a Geografia, a Linguística, a Linguística Aplicada, a Educação e o Ensino. Desse modo, os estudos que se inserem no projeto são pesquisas desenvolvidas in loco e/ou documentais que exploram as potencialidades da experimentação e da vivência com a Filologia em sala de aula e em outros contextos educacionais.
21. Prof. Dr. Tyrone Apollo Pontes Cândido
Projeto 01: INTERNACIONALISMO OPERÁRIO NA SELVA: MIGRAÇÕES E A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ
Considerada um dos mais ousados e trágicos empreendimentos da época, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré mobilizou para sua construção a confluência de trabalhadores de cerca de 40 nações diferentes. Situada no coração da selva amazônica, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, a abertura da ferrovia valeu-se também de trabalhadores locais, indígenas e migrantes de outras regiões do país. Os motivos pelos quais os administradores da Madeira-Mamoré buscaram contratar um contingente tão numeroso e diversificado para os serviços de construção estão relacionados às condições de estadia e trabalho que ali se encontrava. Péssimas condições de estadia, falhas no pagamento de salário, doenças mortais, ataques de índios contra os acampamentos, castigos físicos, entre outros fatores, despertavam protestos entre os trabalhadores e os levavam a abandonar as obras. As deserções foram, dessa maneira, uma prática recorrente na história da construção da Madeira-Mamoré. Combinadas às baixas por doença e mortes, a resistência dos operários em se manterem nas obras fez com que os empreendedores lançassem agentes por todo o mundo, buscando novas contratações continuamente, visando assim manter uma política de constante substituição de mão-de-obra. Diversas expedições de engenheiros e operários foram assim mobilizadas no último quartel do século XIX na tentativa de construir a via-férrea, mas foi apenas entre 1907 e 1912, com o arrendamento dos serviços pelo magnata norte-americano Percival Farquhar, que as obras foram efetivamente concluídas. A presente pesquisa envolve uma abordagem transnacional (e mesmo transcontinental), pois logo se percebe que a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré se insere como um capítulo na história das grandes migrações que envolviam países da Europa, os Estados Unidos e algumas regiões brasileiras, além dos fluxos que atravessavam a fronteira Brasil-Bolívia. Por outro lado, por diversos momentos nosso enfoque opera aquilo que os micro-historiadores chamam de redução de escala, observando os processos locais em sua complexidade social com vistas a entender circunstâncias impossíveis de serem definidas numa escala global.
Projeto 02: FORA DA LEI: O BANDITISMO SERTANEJO NO CEARÁ DO SÉCULO XIX
O projeto procura dar visibilidade histórica aos grupos de bandidos que atuaram nos sertões do Ceará durante o século XIX, especificamente entre os anos da luta pela Independência (1817-1824), até o fim do regime monárquico (1889). Durante esse longo período, inúmeros bandos de criminosos agiram na província, incorporando o interior sertanejo como refúgio e espaço de suas práticas violentas. Apesar de ainda serem muito pouco conhecidos pela historiografia, as experiências do banditismo compõem um aspecto de grande importância na história social dos sertões, envolvendo as relações de poder nas instituições familiares e político-partidárias, as formas de resistência dos grupos populares em relação ao mandonismo, ao trabalho compulsório ou ao recrutamento militar, a interação com o meio ambiente da caatinga, constituindo um efetivo modo de vida para homens (e algumas vezes mulheres) não adaptados às normas prescritas pela ordem almejada pelas elites e autoridades do Império. A pesquisa baseia-se no levantamento e análise de documentação histórica variada, sendo suas principais fontes: i. relatórios oficiais de presidentes de província e ministros, ii. ofícios e anais das câmaras municipais e do parlamento, iii. ofícios da chefatura de polícia, iv. processos criminais das comarcas, v. matérias da imprensa, vi. relatos de viajantes e memorialistas e vii. a literatura e a crônica histórica.
Projeto 03: A CIDADELA DOS POBRES: AÇÕES DIRETAS DE RETIRANTES DAS SECAS EM Fortaleza (1877-1915)
A pesquisa busca examinar o protagonismo dos pobres camponeses retirantes das secas, em busca por melhores condições de vida, na cidade de Fortaleza, entre os anos de 1877 e 1915. Através de fontes hemerográficas, cartoriais, policiais e outras, procura-se destacar a presença destes sujeitos sociais em seus aspectos subjetivos e políticos. São privilegiados, na pesquisa, os períodos em que secas desorganizam a economia familiar, fazendo com que esses camponeses desloquem-se por todo o território e pelas cidades, buscando retomar redes tradicionais de proteção e, ao mesmo tempo, criando novos mecanismos políticos de pressão sobre as autoridades e sobre os poderosos.
22. Prof. Dra. Vânia Maria Ferreira Vasconcelos
Projeto 01: TEXTOS QUE CURAM
É um curso de extensão, de natureza multidisciplinar, centrado na leitura de textos de autoria feminina e proposição da escrita criativa de mulheres em situação de vulnerabilidade perante a violência de gênero, que residam no interior do Ceará, sobretudo da região onde a UNILAB atua. Esse curso tem comprometimento com o enfrentamento das diversas formas de violência de gênero a partir da informação dos direitos de proteção à vida, respeito e dignidade das cursistas, que devem ser mulheres reunidas através dos centros de combate à violência doméstica e de apoio à mulher, tais como o Ceram ? Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher, por exemplo. A ideia é promover, entre as participantes, não só a compreensão sobre a hierarquia de gênero na sociedade, mas, sobretudo, incentivá-las a compartilharem reflexões sobre como superar situações difíceis a partir da leitura de outras mulheres, e, quando lhes for possível, passarem à condição de narradoras de suas próprias histórias, fictícias ou não. A ?ciranda de mulheres? pretende acontecer em mais de um espaço, alternando-se entre a Universidade e uma das sedes de Casa de Apoio à Mulher, negociando esta alternância com o grupo, após sua formação, assim, no fluxo de informações trocadas teremos a superação dos limites acadêmicos, proporcionando a ambas as partes envolvidas o ganho da troca de reflexão sobre a superação da violência sexista, bem como colaboração na construção de auto narrativas.
Projeto 02: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03
Ocurso tem como público-alvo os professores da rede pública do município de Quixadá e seu objetivo é discutir as relações raciais na prática escolar, sob a perspectiva das pesquisas que abordam esse tema. No seu conteúdo, abordaremos diversos aspectos da cultura afro-brasileira, a participação dos africanos e afrodescendentes na formação da nossa história, a produção literária que trata desse aspecto da nossa cultura, além de discutirmos aspectos subjetivos da expressão, buscando preparar os professores para o enfrentamento dessas situações, auxiliando sua atuação como educadores. Dessa forma, o projeto busca colaborar com a plena aplicação da Lei 10.639/03.
23. Prof. Dra. Yls Rabelo Câmara
III EDIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS FILHAS DE AVALON – EDIÇÃO ESPECIAL RODRIGO AMORIM
Nesta III Edição, Edição Especial Rodrigo Amorim, homenageamos, além desde Filho de Avalon (in memoriam), dez mulheres que não foram literatas, mas cujos feitos e legados influenciam as artes em geral: da Literatura, ao cinema, passando pela música e artes plásticas. Funcionará como um grande evento, em dez aulas, onde cada uma dela é um décimo deste evento. A membresia participa ativamente por meio das aulas sobre cada uma delas ou escrevendo trabalhos completos que serão publicados no próximo semestre, numa edição especial da revista Literalmente, do Grupo de Estudos Ligepsi, da Universidade Federal da Paraíba.
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