Conheça o Programa:

 

A atuação da UECE no Interior do Ceará tem sido marcada historicamente pela formação de professores para a Educação Básica e esse trabalho, como sabemos, é o alicerce do desenvolvimento de todo o processo de crescimento econômico e social do Estado, já que é fundamental para a formação profissional do povo cearense.

 

Diante da demanda local, é importante salientar a oferta exclusiva de cursos de licenciatura na FECLESC em várias áreas. Fato idêntico ocorre em outros campi da UECE no interior do Estado do Ceará. Existem alunos graduados que buscam a pós-graduação em áreas do ensino e educação, além de outras áreas relacionadas aos cursos dos quais se graduaram. Uma parte desses alunos migra para a capital do Estado ou até para outras regiões do país em busca da continuidade da sua formação, já que tanto a quantidade de vagas, quanto a diversidade de áreas em Programas de Pós-Graduação no interior do estado é insuficiente para atender à demanda. Compreendemos que esta situação contraria o objetivo do processo de interiorização do ensino superior no país. Dessa forma, compreendemos que esta proposta vem ao encontro de uma necessidade existente para a continuidade da formação docente da região do Sertão Central do Ceará, e de outras regiões vizinhas, possuindo, portanto, o apoio institucional dos gestores municipais.

 

Considerando a demanda dos alunos da Uece nos diversos campi, sobretudo dos cursos de graduação que apresentam maior afinidade teórica (Letras, História, Ciências Sociais, Serviço Social, Pedagogia e Filosofia, etc.), com a proposta do programa do Mestrado que aqui apresentamos.

 

Assim, foi criada uma comissão (Portaria 2967/2014) composta pelos professores: Ana Maria Pereira Lima (FAFIDAM/UECE), Expedito Eloisio Ximenes (Feclesc/Uece), Isaide Bandeira da Silva (Feclesc/Uece), Liduina Maria Vieira Fernandes (Fafidam/Uece), Noélia Alves Souza (Feclesc/Uece) e Vânia Maria Ferreira Vasconcelos (Feclesc/Uece).

 

A proposta é encaminhada à CREDE/SEDUC, aos prefeitos e secretários de Educação da região para apreciação e busca de apoio, no que é prontamente atendido. O curso é aprovado no CONSU, em 20 de julho de 2015, com a emissão da Resolução 1185/2015.

 

Em 16 de dezembro de 2015, a Capes autoriza o funcionamento do curso, atribuindo-lhe nota 3 e tecendo valorosos elogios à proposta de interdisciplinaridade e ao corpo docente do programa.

 

1. O QUE É O PPGIHL:

É um programa de pós-graduação, a nível de Mestrado Acadêmico,, aprovado pela Capes em dezembro de 2015. É formado por um grupo de professore(a)s dos cursos de História e de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-Feclesc e de professore(a)s de outros campi da Universidade Estadual do Ceará-UECE, tais como Fafidam (Limoeiro do Norte), Fecli (Iguatu), Cecitec (Tauá), além de docentes dos cursos do Centro de Humanidades da Uece – campus Fátima.

 

O PPGIHL tem sua sede na Feclesc, campus da Uece, no município de Quixadá-Ceará, cidade localizada, aproximadamente, a 180 km da capital, na região do Sertão Central do Estado do Ceará, Assim, vale ressaltar, que a Universidade Estadual do Ceará-UECE é uma universidade pública de qualidade, mantida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE.

 

2. MISSÃO:

O PPGIHL tem como missão possibilitar a formação interdisciplinar continuada, no interior do Ceará, com repercussão em diferentes municípios e localidades de todo o Estado e de outras regiões do país, em articulação com temáticas e abordagens múltiplas regionais, nacionais e internacionais, a partir da elaboração de pesquisas e dissertações sobre temas relevantes, tais como Educação, Memória, História, Literatura, Linguagem e Discurso, almejando o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira na construção da cidadania crítica e consciente, através da produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico, nas Humanidades, com rigor e diálogo.

 

3.VISÃO:

O Programa Interdisciplinar em História e Letras (PPGIHL) visa formar pesquisadores e docentes – em nível de pós-graduação stricto sensu – aptos a atuarem no Ensino Superior e/ou na Educação Básica, qualificando-os para a pesquisa e o ensino interdisciplinar nos diferentes campos de estudo das Linguagens e da História e de outras áreas no campo das Ciências Humanas, principalmente na interface promovida pela interdisciplinaridade entre essas áreas.

 

O Programa define como sua visão ser referência nacional na formação interdisciplinar continuada de profissionais da área da Educação, capazes de desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação com impacto social na área de História e Letras, contribuindo de forma estratégica e perene para o desenvolvimento regional sustentável integrado às preocupações nacionais por um país mais justo, ético e menos desigual socialmente, com conhecimento crítico e através de políticas afirmativas inclusivas.

 

4. VALORES:

Os valores do Programa Interdisciplinar em História e Letras partem da força e da eficácia da interdisciplinaridade na área de História e Letras em sintonia com outras áreas das Humanidades e das Tecnologias para formação ampla de seus integrantes de forma crítica, ética e consciente do papel que exercem na sociedade em que atuam e que estejam abertos para a expansão regional e nacional. E sejam capazes de contribuir para resolver problemas sofisticados que atingem a sociedade complexa em que vivemos. O Programa valoriza oferecer possibilidades de pesquisa e vivências que promovam a imersão em comunidades de povos tradicionais e em instituição de ensino básico da região, ampliando as ações afirmativas e integrando o conhecimento científico ao conhecimento das comunidades. Desta feita, objetiva formar pessoas comprometidas com as realidades e aptas a promover transformações sócio-políticas, ampliar as ações afirmativas, a inserção social e melhorar a qualidade da Educação.

 

5. OBJETIVOS:

Em relação aos alunos, o Programa objetiva oferecer condições para o aprofundamento de conhecimentos sobre Cultura, Educação, Memória, História, Literatura, Linguagem e Discurso para o desenvolvimento de habilidades de extensão, pesquisa e de ensino nas áreas de Ciências Humanas e Linguagem, bem como para a elaboração de dissertação de Mestrado.

 

Em relação aos docentes, o PPGIHL tem como objetivo oferecer condições para a realização de atividades de extensão, ensino e pesquisa para a consolidação e o desenvolvimento das linhas e dos grupos de pesquisa em que atuam, bem como uma crescente inserção social de suas pesquisas e dissertações com a realidade social da região do Sertão Central cearense em articulação com outras realidades (nacional e internacional) e com outros pesquisadores e Universidades e Organizações.

 

Em relação à instituição, o Programa Interdisciplinar em História e Letras visa contribuir, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UECE, oferecendo formação inter e transdisciplinar em Linguagem, História e Cultura, respondendo aos desafios da educação para a pluralidade das demandas sociais. Dessa forma, pretende realizar um saber científico de qualidade, ampliando a oferta de Pós-Graduação da UECE no interior do Ceará, diversificando e aprofundando os conhecimentos linguístico, discursivo, histórico e cultural que embasam as práticas sociais.

 

Em relação à sociedade o PPGIHL objetiva cumprir sua missão de participar, com investigações, narrativas e políticas afirmativas de inclusão, para o desenvolvimento justo e igualitário do país na construção da cidadania crítica e consciente, através da produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico nas Humanidades, com rigor teórico-metodológico, e em diálogo com a sociedade.

 

6. COMO FUNCIONA O PPGIHL:

O Ingresso: o processo seletivo do PPGIHL é anual. Assim ocorre, geralmente, nos meses de janeiro e fevereiro, por meio de uma chamada pública. O(a)s candidato(a)s se inscrevem apresentando um pré-projeto direcionado para um(a) possível orientador(a) de uma das três linhas de pesquisa do PPGIHL. Depois faz a prova de conhecimentos teóricos e a entrevista. E sendo aprovado(a) e classificado(a), realiza sua matrícula no sistema on-line.

A Duração: o tempo de formação do(a) mestrando(a) ocorre em vinte e quatro meses. Em situação extraordinária, pode ser prorrogado por seis meses.

A Carga horária: a carga horária total do curso de mestrado, no PPGIHL, é de 450h/a. Com isso, o curso será integralizado com o cumprimento mínimo de 30 (trinta) créditos, distribuídos entre disciplinas obrigatórias, eletivas, o estágio à docência do ensino superior e a dissertação. Cada crédito equivale a 15h/a.

Essa carga horária divide-se na seguinte modalidade:

a) Disciplinas Obrigatórias: 3 (três) disciplinas de 3 (três) créditos cada, contabilizando 9 (nove) créditos e 135 h/a;

b) Disciplinas eletivas: O(A) mestrando(a) deve cursar 5 (cinco) disciplinas eletivas, que são ofertadas, geralmente nos 1º. e 2º. semestres. Cada disciplina soma 3 (três) créditos, fechando o total de 15 (quinze) créditos e 225h/a.

c) Estágio à Docência do Ensino Superior: 2 (dois) créditos, totalizando 30 h/a.

d) Dissertação: 4 (quatro) créditos, que contabilizam 60h/a.

 

7. FUNCIONAMENTO DOS CRÉDITOS DE DISCIPLINA:

Geralmente o(a) mestrando(a) do PPGIHL conclui os créditos das disciplinas no primeiro ano. Deixando para o segundo ano a qualificação do projeto de pesquisa, que ocorre até o final de fevereiro do segundo ano de seu ingresso. Durante o restante do ano, ele(a) escreve sua dissertação e até final de fevereiro do ano seguinte, ocorre a defesa da dissertação, fechando o ciclo em dois anos.

 

O estágio à docência do ensino superior é realizado em uma disciplina da graduação ministrada pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por outro(a) professor(a) supervisor(a) com a anuência do(a) orientador(a). Pode se realizar ainda em outra unidade da Uece no interior ou capital sempre com a anuência do(a) professor(a) orientador(a). No final do estágio, o(a) mestrando(a) apresenta um relatório aprovado e assinado pelo(a) orientador(a). Em caso de realizar estágio com um(a) supervisor(a), apresenta o mesmo relatório assinado pelo(a) supervisor(a) e pelo(a) orientador(a).

 

Durante o processo de produção da dissertação, o(a) mestrando(a) passa por duas avaliações. A primeira é a Qualificação do Projeto, que ocorre no início do segundo ano de ingresso. Uma banca é constituída formada pelo(a) orientador(a) e dois/duas avaliadore(a)s, sendo um(a) externo(a) ao Mestrado e um(a) professor(a) do PPGIHL. O objetivo é avaliar e apontar caminhos para o melhor desenvolvimento da pesquisa. A segunda avaliação é a Defesa de Dissertação, que ocorre no período de fechamento dos 02 anos de ingresso no Mestrado. O mesmo procedimento é realizado com uma banca com a mesma constituição de membros. O(a) mestrando(a) apresenta os resultados da pesquisa e em seguida a banca faz suas considerações.

 

Após a defesa, o(a) mestrando(a) tem 60 (sessenta) dias para revisar o texto ou melhorar, conforme as críticas e observações da banca. Em seguida, devem ser entregues as cópias definitivas, gravadas em 3 (três)-CD room, na Secretaria do PPGIHL.

 

Acompanhe-nos:

1. Instagram: https://instagram.com/mestrado.mihl?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

2. Youtube: https://www.youtube.com/@MihlUECE