[INTERNACIONALIZAÇÃO] – PROFESSOR TYRONE CÂNDIDO EM MISSÃO DE PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS

17 de outubro de 2024 - 17:08

Neste mês de outubro, o professor Tyrone Apollo Pontes Candido, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras (FECLESC-UECE), esteve em missão de pesquisa nos Estados Unidos. Como atividade do projeto Internacionalismo Operário na Selva: migrações e a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (1867-1912), pesquisa financiada pelo programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização – BPI/FUNCAP, o professor visitou acervos documentais pertencentes às Universidades de Harvard (Cambridge, Massachusetts) e Yale (New Haven, Connecticut), além de consulta feita em The New York Public Library.

A pesquisa que visa conhecer a história de migrações e relações de trabalho na construção da Madeira-Mamoré levou o professor Tyrone Candido até a documentação da principal empresa responsável pela execução das obras daquela ferrovia, a Brazil Railway Company, um conglomerado formado por diferentes vias- férreas e outras companhias de serviços urbanos e colonização que atuou no Brasil nos anos da Primeira República, de propriedade do empresário norte-americano Percival Farquhar.

Em Harvard, o professor Tyrone Candido consultou os livros de registro de correspondência da Brazil Railway Company que estão sob a guarda da Baker Library, do departamento de Business Studies daquela universidade. Na Universidade de Yale, a investigação debruçou-se sobre o conjunto de documentos da Coleção Persival Farqhar Papers pertencente ao acervo de documentos especiais da Sterling Memorial Library. A coleção é formada por variada documentação empresarial e pessoal, composta de relatórios, contratos, vasta correspondência, fotografias, mapas, além de documentos pessoais.

O professor Tyrone Apollo Pontes Candido considera que sua missão nas universidades estadunidenses foi uma etapa fundamental no desenvolvimento de suas investigações sobre a história dos trabalhadores que, em duras condições de trabalho, em plena selva amazônica, construíram a extensão dos caminhos de ferro enfrentando doenças e mortes, afora o regime de trabalho despótico que imperava na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os documentos do empresário Farquhar servirão de base para o entendimento de aspectos ainda pouco explorados a respeito da maneira como a Brazil Railway Company promovia o controle de trabalho através de sua política de
contratação de trabalhadores que assumiu dimensões planetárias.

A missão de pesquisa é também uma importante atividade de internacionalização no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras.