[EVENTO] II Seminário Negras e Negros no Ceará: rebelião dos jangadeiros – 140 anos: Ações Afirmativas, Cotas e Re-existências

2 de junho de 2021 - 16:16

O Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero (GEDIRG) coordenado pelo prof. Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim no Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com movimentos sociais negros, coletivos culturais e Redes de Religiões  Afro-brasileiras convidam você a participar nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021 do II Seminário Negras e Negros no Ceará: rebelião dos jangadeiros – 140 anos: Ações Afirmativas, Cotas e Re-existências. Trata-se de um evento bianual que segue dando continuidade a 1ª edição do evento realizada na cidade do Crato (CE), em 2019 e protagonizada pela URCA. O evento tem como objetivo central reunir pesquisadoras/es acerca da História da negra e do negro no Ceará bem como ser um espaço de debate social e acadêmico a fim de realizar um mapeamento das produções científicas em diferentes áreas do conhecimento (História, Geografia, Educação, Antropologia, Estudos da Linguagem, entre outras) dedicadas ao referido tema. O II Seminário Negras e Negros no Ceará busca ainda reunir instituições de ensino e pesquisa que possuem produção dentro deste campo de investigação, além de promover discussões que possibilitem, por um lado, visibilizar formas de re-existências contra as penalidades do racismo antinegro no passado e no presente, e, por outro, a ampliação e efetivação das Políticas de Ações Afirmativas no Ceará.

Por conta da pandemia de COVID-19 em nosso país, o evento será realizado inteiramente de forma remota tendo em sua programação: 2ª Reunião do Fórum de Ações Afirmativas e da Educação das Relações Étnico-Raciais das Universidades Cearenses, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, oficinas, vídeo-debate e performances culturais.

Site: https://www.even3.com.br/snegrasenegrosnoceara2021/