EVENTO – II CICLO DE DEBATES LINGUAGEM, COLONIALIDADE E INTERSECCIONALIDADES DO MIHL
8 de junho de 2020 - 14:42
II CICLO DE DEBATES LINGUAGEM, COLONIALIDADE E INTERSECCIONALIDADES: PERSPECTIVAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO
O Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero (GEDIRG – MAIE/ MIHL – UECE), coordenado pelo pós-doutorando (PNPD – CAPES) e professor do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras  (MIHL- UECE), Marco Antonio Lima do Bonfim e composto pelos mestrandos Andy Monroy Osório, Raule Sousa, Erik da Silva, Eric Santos e pela mestranda Rosane Lorena Brito, do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH – UNILAB), promove durante os meses de junho e início de julho de 2020 o II Ciclo de Debates Linguagem, Colonialidade e Interseccionalidades: perspectivas antirracistas na Educação.
A linguagem enquanto discurso, para o GEDIRG, deve ser vista também como parte fundamental dos processos de hierarquização violentos e naturalizados por meio das relações de poder sustentadas pela colonialidade e pelo racismo (BONFIM, ALENCAR, 2020). Desse modo, partindo de uma perspectiva de educação antirracista que busque promover “uma mudança cultural e política no campo curricular e epistemológico” (GOMES, Nilma, 2012, p.105) na intenção de romper com o modelo eurocêntrico, quiçá racista de conhecer/aprender/ensinar este evento tem como objetivo continuar as discussões e instigantes reflexões inauguradas pelo I Ciclo de Debates realizado nos meses de abril e maio (por meio do instagram) acerca dos efeitos perlocucionários (AUSTIN, 1976) da diferença colonial em nossos dias.
Esta 2ª edição aprofundará o debate entre linguagem e colonialidade tendo como tema central: perspectivas antirracistas na educação e entre seus objetivos destaca-se a iniciativa de visibilizar a produção científica do GEDIRG-UECE.
SOBRE A METODOLOGIA DO CICLO:
O evento ocorrerá em formato de mesas-redondas no canal do GEDIRG UECE no YOUTUBE semanalmente às segundas-feiras das 16h às 18h, tendo os/as integrantes do GEDIRG bem como mestrandos/as do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE – UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) como debatedores/as e mediadores/as a fim de apresentar os resultados das pesquisas acadêmicas em desenvolvimento no GEDIRG. Ambos, debatedores/as e mediadores/as receberão certificados emitidos pela Coordenação do MAIE-UECE.
Não haverá certificado de participação para os participantes (audiência). Manteremos como postura geopolítico-epistêmico-racial (BERNARDINO-COSTA, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, 2019) do evento a posição de promover, de forma dominante, a visibilização de negras e negros como intelectuais de acordo com Nilma Lino Gomes (2010) e Renato Noguera (2014) que defendem esta postura.
O II Ciclo de Debates consolida a posição inter e transdisciplinar do Ciclo promovendo e fortalecendo redes interinstitucionais entre quatro programas de pós-graduação (stricto sensu) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação do Ceará (NEABI – IFCE). Entre os programas pós-graduação estão o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), o Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), todos da Universidade Estadual do Ceará e o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
PROGRAMAÇÃO: MESAS-REDONDAS
15/06 – Genocídio da população negra brasileira, linguagem e educação
Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (GEDIRG – UECE/ Movimento Negro Unificado)
Mestrando Francisco Erik Silva (GEDIRG – UECE/ Movimento Negro Unificado)
Mediadora: Dra. Cristiane Sousa da Silva (NEABI – IFCE/ Jaguaribe)
22/06 – Corpos negros e negras na mídia: estereótipos e masculinidades negras em cena
Mestranda Rosane Lorena Brito (GEDIRG/ MIH – UNILAB)
Mestrando Andy Monroy Osório (GEDIRG – UECE)
Mediadora: Doutoranda Ametista de Pinho Nogueira Silva (PosLA – UECE)
29/06 – LGBT’s e mídia: da violência linguística ao populismo de direita no Brasil
Mestrando Eric Santos (GEDIRG – UECE)
Mestrando Raule Sousa (GEDIRG – UECE)
Mediador: Mestrando José Mailson de Sousa (MIHL -UECE)
06/07 – Por uma pedagogia de(s)colonial: o currículo em perspectiva antirracista
Doutoranda Ametista Pinho (PosLA/ GPADC – UECE)
Mestra Nádia Narcísa de Brito Santos (Egressa MIHL – UECE)
Mestrando Alexandre Cezar da Silva (MAIE – UECE)
Mediadora: Mestranda Edleuza Silva (MAIE-UECE).
Encerramento: Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim
Referências:
AUSTIN, John. L. How to do things with words. 2ª ed. Oxford: Oxford University Press, 1976.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2 ed. Belo Horizonte:Â Autentica Editora, 2019. (coleção Cultura negra e identidade).
BONFIM, Marco Antonio; ALENCAR, Claudiana. Por uma Linguística Aplicada antirracista, descolonial e militante: racismo e branquitude no facebook e seus efeitos sociais. In: JESUS, Dánie Marcelo; MELO, Glenda Cristina. Linguística Aplicada e Raça: desafios epistêmicos, metodológicos e analíticos na contemporaneidade. Mato Grosso: Editora da UFMT, 2020 (no prelo).
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo Sem Fronteiras, v.12, n.1, jan/abr 2012. p. 98-109.
GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e a produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. SANTOS, Boaventura; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p.492-516.
NOGUERA, Renato. Elementos para uma geopolítica da filosofia: epistemicídio, espaços e diferenças. In: O ensino de Filosofia e a Lei 10.639. 1 ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
SOUZA, Ana Lúcia. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP- HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
Prof. Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim
Coordenador do Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero
MAIE/ MIHL – UECE