EVENTO – I CICLO DE DEBATES LINGUAGEM E COLONIALIDADE: RAÇA E INTERSECCIONALIDADES DO MIHL

13 de abril de 2020 - 17:04

I CICLO DE DEBATES LINGUAGEM E COLONIALIDADE: RAÇA E INTERSECCIONALIDADES DO MIHL

O Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero (GEDIRG) é um Grupo de estudos que surgiu no início de 2019 na linha de pesquisa Gênero, Raça e Identidades do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras da UECE-FECLESC, em Quixadá-CE. Sob a coordenação do prof. negro e doutor Marco Antonio Lima do Bonfim, este grupo foi composto incialmente por Andy Monroy, Raule Sousa e mais recentemente por Francisco Erik Washington Marques da Silva e Eric Santos, todos mestrandos negros, e demais interessadas/os em estudar e produzir conhecimento acerca das questões ligadas ao racismo/(des)colonialidades, à discriminação e violência de gênero e classe social que são mediadas pelo discurso constituindo nossas identidades sociais. O GEDIRG tem entre seus objetivos estudar e investigar como os elementos linguístico-discursivos constituintes de nossas práticas sociais não apenas reproduzem sentidos que servem à dominação social, mas também sentidos constituídos taticamente (SOUZA, 2011; CERTEAU, 2012) por parte dos sujeitos ditos subalternos (SPIVAK, 2010).

Nossa posição é a de que a linguagem deve ser vista também como parte fundamental dos processos de hierarquização violentos e naturalizados por meio das relações de poder sustentadas pela colonialidade e pelo racismo. Desse modo, partindo de uma perspectiva INdisciplinar e antirracista (MOITA LOPES, 2006; BONFIM, 2020) focalizando as relações entre linguagem e os efeitos da colonialidade na contemporaneidade.

Nesse sentido, o GEDIRG (MIHL/MAIE/UECE) promove entre os meses de abril e maio o I Ciclo de Debates Linguagem e Colonialidade: raça e interseccionalidades. O ciclo tem como objetivo debater raça e suas interseccionalidades (gênero e classe social) levando em conta os efeitos perlocucionários (AUSTIN, 1962) da diferença colonial. O evento ocorrerá em formato de lives no INSTAGRAM (com duração de 1h) e terá uma/um debatedora/or especialista no tema e um mediador (membros do GEDIRG). Ambos, debatedora/or e mediadores receberão certificados emitidos pela Coordenação do MIHL-UECE. Não haverá certificado de participação para os participantes na live.

SOBRE A METODOLOGIA DO CICLO:

Será transmitido pelo Instagram do GEDIRG (@gedirg.uece) e terá duração de 1 h. Será semanalmente, das 16h às17h. A live terá como debatedora/or professoras/es negras/os (em sua maioria) vinculadas/os a universidades brasileiras federais ou estaduais com produção em algum dos temas que compõem o ciclo. Esta posição de visibilizar negras e negros como intelectuais está amparada nas produções acadêmicas de Nilma Lino Gomes (2010) e Renato Noguera (2014) que defendem esta postura.

DEBATEDORAS/ES CONVIDADAS/OS:

13/04 – Prof. negra e Dra. Vera Rodrigues (UNILAB) – “Quando a mulher negra fala: afeto teoria e política em (des)construção”

20/04 – Prof. negro e Dr. Gabriel Nascimento (UFSB) – “Racismo linguístico e Colonialidades”

27/04 – Prof. negro e Dr. Thiago de Abreu Lima e Florêncio (URCA) – “Colonialidade e o pensamento de Frantz Fanon”

04/05 – Profa. negra e Dra. Ana Lúcia Silva Souza (UFBA) – “Letramentos de reexistência e Antirracismo”

11/05 – Prof. Dr. Iran Ferreira de Melo (UFRPE) – “Gênero como performance: contribuições para a luta LGBT”

18/05 – Prof. negro e Dr. Lourenço Cardoso (UNILAB) – “Branquitude e Justiça: uma análise sobre o direito, o privilégio racial e a vantagem racial”

25/05 – Profa. negra e Dra. Kassandra Muniz (UFOP) – “Linguagem como mandinga: decolonialidade como desobediência epistêmica”