FUNCIONAMENTO E CRÉDITOS
12 de janeiro de 2016 - 14:07
1.O QUE É O MIHL
O MIHL é um Mestrado acadêmico, aprovado pela CAPES em dezembro de 2015. É formado por um grupo de professore(a)s dos cursos de História e de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC e professore(a)s de outros campi da Universidade Estadual do Ceará-UECE como FAFIDAM(Limoeiro do Norte), FECLI (Iguatu), CECITEC (Tauá) e dos campi de Fortaleza.
O MIHL tem sua sede na FECLESC, Campus da UECE, no município de Quixadá-Ceará, cidade localizada aproximadamente a 180 km da capital, na região do Sertão Central. A Universidade Estadual do Ceará-UECE é uma universidade pública de qualidade mantida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE.
2.COMO FUNCIONA O MIHL
O Ingresso: O processo seletivo do MIHL é anual. O processo ocorre, geralmente, nos meses de janeiro e fevereiro, por meio de uma chamada pública. O(a)s candidato(a)s se inscrevem apresentando um pré-projeto direcionado para um(a) possível orientador(a) de uma das três linhas de pesquisa do MIHL. Depois faz a prova de conhecimentos teóricos e a entrevista. Em sendo aprovado(a) e classificado(a), realiza sua matrícula no sistema on line.
A Duração:O tempo de formação do(a) mestrando(a) ocorre em vinte e quatro meses. Em situação extraordinária, pode ser prorrogado por seis meses.
A Carga horária:A carga horária total do MIHL é de 450h/a. O curso será integralizado com o cumprimento mínimo de 30 créditos, distribuídos entre as disciplinas, o estágio à docência do ensino superior e a dissertação.Cada crédito equivale a 15h/a.
Essa carga horária divide-se na seguinte modalidade:
a) Disciplinas Obrigatórias:03 disciplinas de 03 créditos cada, contabilizando 09 créditos e 135 h/a;
b) Disciplinas eletivas:O(A) mestrando(a) deve cursar 05 disciplinas eletivas, que são ofertadas, geralmente nos 1º. e 2º. semestres. Cada disciplina soma 03 créditos, fechando o total de 15 créditos e 225h/a.
c) Estágio à Docência do Ensino Superior:02 créditos, totalizando 30 h/a.
d) Dissertação:04 créditos, que contabiliza 60h/a.
OBSERVAÇÕES:
- Geralmente o(a) mestrando(a) do MIHL conclui os créditos das disciplinas no primeiro ano. Deixando para o segundo ano a qualificação do projeto de pesquisa, que ocorre até o final de fevereiro do segundo ano de seu ingresso. Durante o restante do ano, ele(a) escreve sua dissertação e até final de fevereiro do ano seguinte, ocorre a defesa da dissertação, fechando o círculo em dois anos.
- O estágio à docência do ensino superior é realizado em uma disciplina da graduação ministrada pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por outro(a) professor(a) supervisor(a) com a anuência do(a) orientador(a). Pode se realizar ainda em outra unidade da UECE no interior ou capital sempre com a anuência do(a) professor(a) orientador(a). No final do estágio, o(a) mestrando(a) apresenta um relatório aprovado e assinado pelo(a) orientador(a). Em caso de realizar estágio com um(a) supervisor(a), apresenta o mesmo relatório assinado pelo(a) supervisor(a) e pelo(a) orientador(a).
- Durante o processo de produção da dissertação, o(a) mestrando(a) passa por duas avaliações. A primeira é a QUALIFICAÇÃO do projeto, que ocorre no início do segundo ano de ingresso. Uma banca é constituída formada pelo(a) orientador(a) e dois/duas avaliadore(a)s, sendo um(a) externo(a) ao Mestrado e um(a) professor(a) do MIHL. O objetivo é avaliar e apontar caminhos para o melhor desenvolvimento da pesquisa. A segunda avaliação é a DEFESA da DISSERTAÇÃO, que ocorre no período de fechamento dos 02 anos de ingresso no Mestrado. O mesmo procedimento é realizado com uma banca com a mesma constituição de membros. O(a) mestrando(a) apresenta os resultados da pesquisa e em seguida a banca faz suas considerações.
- Após a defesa, o(a) mestrando(a) tem 60 dias para revisar o texto ou melhorar, conforme as críticas e observações da banca. Em seguida deve entregar as cópias definitivas, gravadas em 03 CDroom na secretaria do MIHL.
- A Reitoria da UECE marca um momento solene para colação de grau dos mestre(a)s e doutore(a)s de todos os seus programas, no entanto, o(a)s mestrado(a)s do interior têm sua colação nas unidades onde funcionam seus mestrados: Quixadá e Limoeiro do Norte. Há um revezamento entre os dois campi, ocorrendo um ano em, no outro ano, em outro campus.