Seminário anual “Violência Contra as Mulheres no Ceará”

Estão abertas as inscrições para o seminário anual “Violência Contra as Mulheres no Ceará: a Casa da  Mulher Brasileira-CE como campo de pesquisa”, que acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, no Auditório da Casa da Mulher Brasileira-CE.

O seminário oferecido pelo Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH/Uece) é uma ação extensionista, desenvolvida em parceria com a Casa da Mulher Brasileira – CE (CMB-CE), equipamento vinculado à Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará, e o Mestrado Acadêmico em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Mass/Uece).

O evento visa contribuir para fortalecer o debate sobre a violência de gênero contra as mulheres e as políticas públicas para o seu enfrentamento no Ceará. Para tanto, considera a importância de socializar os resultados de pesquisas científicas realizadas na CMB-CE, no período de 2018 a 2023. O seminário busca promover diálogos e trocas de saberes entre pesquisadores, estudantes, mulheres atendidas e profissionais da rede de atendimento da CMB-CE.

O seminário é uma contribuição do NAH/Uece para a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Os interessados podem realizar inscrição clicando no link. Os participantes receberão certificado de 12 horas. As vagas são limitadas.

Mais informações pelo instagram @nahuece_oficial

Seminário “Neoliberalimo no Brasil: um balanço crítico”

O laboratório Cetros desenvolve atividades de ensino, de pesquisa e de extensão baseadas no princípio da integração de Arte, Ciência e Engajamento. Dentre as atividades de extensão planejadas para o ano de 2023, insere-se o Curso “Neoliberalismo no Brasil: um balanço crítico” do qual o seminário aqui proposto é parte.

O seminário “Capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil” terá 15 horas/aula de duração e ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2023, no horário de 8h às 12h. Constará de palestras proferidas pelo Dr. Marcelo Dias Carcanholo, que é professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), seguidas de debate.

Os encontros ocorrerão nos dias 08, 09 e 10 de maio, de 08h às 12h, de forma presencial no Auditório Paulo Petrola da UECE e contará com transmissão via Youtube UECEOFICIAL (para quem optar realizar à distância).

O objetivo do seminário é produzir conhecimentos sobre a crise atual e o neoliberalismo no Brasil, despertando para metodologias de pesquisa e análise do tema na perspectiva da crítica marxista. Pretende-se formar pesquisadores(as), estudantes, docentes, ativistas sociais para a compreensão dos desdobramentos da crise do capitalismo contemporâneo e para a realidade brasileira.

Participe de mais essa oportunidade de formação e encontro com o pensamento crítico brasileiro.

Inscreva-se:

Disciplina concentrada “Pensamento Crítico Latino Americano”

Cinco Programas de Pós-graduação da UECE – Filosofia, Serviço Social, Sociologia, Educação e Políticas Públicas – unem-se para a promoção de uma Disciplina Concentrada PENSAMENTO CRÍTICO NA AMÉRICA LATINA, realizada entre 14 e 23 de Junho, com o prestigiado pesquisador Prof Dr Lúcio Costilla da UNAM.

Esta atividade acadêmica também será transmitida pelo Canal do Youtube do PPGFIL, e assim estará acessível ao público em geral interessado.

“Oficina Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes com Foco na Convivência Familiar e Comunitária”

Organização: Mestrado Acadêmico em Serviço Social  – MASS.

Facilitadora: Drª Rita Oliveira

Local do Evento: Auditório  do CESA/UECE

Dia/Horário: 04/04 as 14:00h

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZ4Xlz_ZAnB9o1oIXZzFFbrga5y06dJgVNZRrm-grX2_oRQw/viewform

Seminário Gênero, feminismos e estética feminista

Convidamos para o Seminário Gênero, feminismos e estética feminista que irá ocorrer nos dias 07 à 10 de março de 2023.

Dia: 07/03
09h – Palestra de abertura do semestre – Profa. Dra. Margareth Rago – UNICAMP
Tema: As escritas de si, gênero e feminismo na história.
Local: Auditório Paulo Petrola.

Dia: 07/03

14h – Minicurso: Filosofia como modo de vida.
Profa. Dra. Margareth Rago.
Local: Mini-auditório do CESA.
Dia: 08/03

08h – Mesa Lei Maria da Penha: desafios à implementação no cotidiano – Profa. Dra. Juliana Diniz – UFC.
Debatedora: Profa. Dra. Socorro Osterne.
Local: Casa da Mulher Brasileira.

Dia: 09/03
8h às 12h: Oficina Profa. Dra. Marina Fuser – University of Sussex.
Tema: Cinema e Estética Feminista.
Local: mini-auditório do CESA.

Dia: 09/03

18h: Lançamento do Livro Profa. Dra. Paula Brandão: Nem cachorras nem princesas: crônicas ácidas e íntimas de mulheres.
Local: Livraria Leitura  – Del Paseo.

Dia: 10/03
8h às 12h: Oficina Profa. Dra. Marina Fuser. (continuação).
Tema: Cinema e Estética Feminista.
Local: Mini-auditório do CESA