Reunião em Brasília discutirá criação de conselho de ética na pesquisa
25 de maio de 2013 - 01:33
No dia 22 de abril, os presidentes da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, e da ABA, Carmen Rial, tiveram uma proveitosa reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação que recebeu, positivamente, algumas reivindicações históricas das ciências sociais e humanas. Dentre elas, destaca-se a disposição de criar um Conselho de Ética de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais internamente ao MCTI.
Na ocasião, o Ministro Raupp solicitou que fosse apresentada uma proposta concreta. É preciso, assim, elaborar uma proposta de Conselho bem como de normatização específica que seja equivalente, para nós, à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que rege a pesquisa envolvendo seres humanos.
Outra reivindicação bem vista pelo Ministro refere-se à criação de uma Diretoria de Ciências Sociais e Humanas dentro do CNPq. Diante da complexidade e do alcance dos assuntos, é necessário que congreguemos o maior número de associações científicas da área de ciências sociais e humanas para construirmos um amplo consenso político. Urge, igualmente, chegarmos a uma proposta de Conselho e Resolução a ser feita ao MCTI.
Nesse sentido, propomos um encontro com os presidentes das Associações das ciências humanas e sociais, em Brasília, para discutirmos, democrática e abertamente, os passos a serem tomados, em especial, as medidas operacionais que viabilizem a realização de nossos objetivos.
Tendo em vista a urgência da matéria, propomos para o dia 11 de junho, das 13h30 às 17h30, uma reunião na Universidade de Brasília.
Fonte: ANPOCS.