Palestra com Dra Lúcia Lopes (UnB) e primeiro exame de qualificação do MASS

21 de maio de 2013 - 19:32

No dia 24 de abril de 2013, às 14h30, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), a professora Doutora Maria Lúcia Lopes da Silva, docente da Universidade de Brasília (Unb), proferiu palestra intitulada “Condições para universalização da previdência social no Brasil no contexto da (des)estruturação do trabalho e da seguridade social”.
A palestrante apontou que apesar da barbárie em que se transforma este “exuberante” mundo do capital, a construção de uma nova ordem social libertária, sem opressão, exploração e alienação é possível e, neste caminho, a luta por direitos sociais e o pleno acesso a esses direitos têm lugar e importância. Foi esta a essência das reflexões desenvolvidas na referida atividade.
O segundo momento, após a exposição dialogada e debate que finalizou a palestra, foi marcado pelo primeiro exame de qualificação do MASS. O discente Alano do Carmo Macêdo apresentou o relatório de qualificação intitulado “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência: avanços e desafios na avaliação biopsicossocial”. A banca examinadora foi composta pelas professoras: Drª. Lúcia Conde de Oliveira (UECE/orientadora), Drª. Evânia Maria Oliveira Severiano (Fametro/co-orientadora), Drª. Maria Lúcia Lopes da Silva (UnB/membro externo), Drª. Liduína Farias Almeida da Costa (UECE/membro externo) e Drª. Irma Martins Moroni da Silveira (UECE/suplente).