XIII SEMANA ZÉ MARIA DO TOMÉ- Seminário Educação e Justiça Social do Semi-árido

11 de abril de 2024 - 15:23

XIII SEMANA ZÉ MARIA DO TOMÉ- Seminário Educação e Justiça Social do Semi-Árido

O Movimento 21 e as Comunidades Camponesas do Vale do Jaguaribe realizarão, entre os dias 13 e 20 de abril de 2024, a XIII Semana Zé Maria do Tomé, com o tema “Território livre: luta pela terra, agroecologia e justiça social no Vale do Jaguaribe”. O evento ocorrerá no “chão” que o promove, nos territórios camponeses, nas escolas e na Universidade.

O evento tem como objetivo reafirmar as lutas socioambientais do Vale do Jaguaribe e rememorar o legado de Zé Maria do Tomé, líder comunitário e ativista ambiental de Limoeiro do Norte que denunciou a pulverização aérea de agrotóxicos e concentração de terras na Chapada do Apodi-CE.

O ambientalista Zé Maria foi brutalmente assassinado em 21 de abril de 2010, em função de suas denúncias, sobretudo, em relação à contaminação das águas por agrotóxicos na Chapada do Apodi e a grilagem de terras de áreas públicas do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi. O crime contra o ativista permanece impune, razão pela qual a Semana destaca em sua programação um ato cobrando justiça por seu assassinato.

A 13ª edição da Semana Zé Maria apresenta uma ampla programação à luz dos ensinamentos de Paulo Freire, denunciando as injustiças sociais e problemáticas ambientais que atingem o Vale do Jaguaribe, mas também anunciando as lutas, a resistência e a agroecologia como modo de vida e de produção de base sustentável para essa região.

A programação do evento traduz esses princípios por meio de rodas de conversas, lançamento de livros, cine-debate, sarau e a tradicional Romaria da Chapada do Apodi, conforme detalhamento das atividades da XIII Semana Zé Maria do Tomé.