Laboratório de Energias Renováveis da UECE (LER) Aprova Projeto de Geração de Hidrogênio Verde

17 de janeiro de 2024 - 17:49

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) está em destaque em um projeto aprovado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a geração de hidrogênio verde. Este projeto, intitulado “Produção de hidrogênio sustentável através de plantas nativas e adaptadas”, foi contemplado no edital FUNDECI 01/2023 do BNB, recebendo um financiamento de R$ 1 milhão. Realizado em parceria com o Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energias (IREDE) e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), o projeto tem como autores Natasha Esteves Batista, do IREDE, e os pesquisadores do NUTEC Ari Clecius Alves de Lima, Keivia Lino Chagas e Lais Monique Gomes do Ó. A coordenação é de Rosa Ferreira Araújo Abreu, do Nutec, e a coordenação adjunta é do professor Lutero Carmo de Lima, coordenador do Laboratório de energias renováveis da UECE (LER). O objetivo principal do projeto é contribuir para a transição energética na região semiárida, com foco na produção de hidrogênio renovável a partir de plantas nativas ou adaptadas. Além de impulsionar a geração de empregos, a iniciativa busca melhorar as condições de vida das comunidades locais.