Inovação e Educação: A Contribuição da 4WBIOTECH no Programa Futuras Cientistas

24 de janeiro de 2024 - 16:34

Jéssica Castelo Branco Fernandes - Analista de Comunicação da INCUBAUECE

A 4WBIOTECH, empresa incubada no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) através da Incubadora de Empresas da Uece (INCUBAUECE), tem se destacado no apoio à inclusão feminina nas áreas de ciência e empreendedorismo. Sua mais recente iniciativa envolve a participação no renomado Programa Futuras Cientistas, coordenado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Programa Futuras Cientistas, atualmente em sua décima edição, tem como objetivo principal incentivar o interesse e a participação de mulheres nas áreas de Ciências Exatas. Nesse contexto, a 4WBIOTECH, alinhada aos valores de equidade de gênero e compromisso com o desenvolvimento educacional, se voluntariou para sediar um dos projetos do programa.

Envolvimento da 4WBIOTECH:
A participação da 4WBIOTECH no Programa Futuras Cientistas foi voluntária e guiada pelo compromisso da empresa com a promoção da igualdade de oportunidades no campo científico. A CTO da empresa, Lillian Fechine, ressalta que a 4WBIOTECH sempre se preocupou com a inclusão feminina na ciência e no empreendedorismo, destacando o conhecimento da oportunidade por meio de canais de divulgação governamentais e do contato com a coordenadora do programa, Profa. Giovanna Machado.

Benefícios para as Estudantes:
As estudantes Sarah de Sousa Moreira e Vitória Evelin Oliveira Ribeiro, juntamente com a professora Ana Kaline de Lima, participam da Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas e do Projeto “A Química dos Cosméticos”, articulado pela 4WBIOTECH.

Lillian Fechine forneceu detalhes sobre o projeto, destacando que as estudantes participaram de aulas teóricas e práticas sobre cosméticos. “Elas reproduziram produtos cosméticos, como hidratante e esfoliante, com atributos vegano, natural, cruelty-free e paraben-free em nosso laboratório”, explica Fechine. Além disso, as participantes simularam estudos analíticos em controle de qualidade e estão se preparando para uma exposição dos produtos como uma atividade empreendedora.

Compromisso Contínuo com Educação e Pesquisa Científica:
A CTO enfatiza o comprometimento da 4WBIOTECH com a formação das participantes. “O alinhamento de objetivos se dá pelo interesse compartilhado pela 4WBIOTECH e o Programa Futuras Cientistas de contribuir para a equidade de gênero, incentivar jovens a aderirem às carreiras STEM, promover representatividade e favorecer o desenvolvimento de características empreendedoras em meninas desde o ensino médio.”

Além de sua participação no Programa Futuras Cientistas, a 4WBIOTECH mantém um compromisso contínuo com a educação e pesquisa científica. Com uma equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) 100% feminina, a empresa contribui ativamente para a formação acadêmica e o desenvolvimento de projetos inovadores.

Apoie essa ação!
Amanhã, 25/01/24, das 09h às13h, as estudantes estarão no Hospital Veterinário da UECE expondo e vendendo os produtos desenvolvidos durante a execução do projeto. Essa é uma oportunidade imperdível para conhecer as inovações criadas por essas jovens talentosas e apoiar a educação empreendedora.