Entenda a importância de conhecer o concorrente
5 de julho de 2018 - 09:41
De todo os pontos da administração de uma empresa, um dos únicos que não está sob controle do empreendedor é o concorrente. Produto ou serviço, financeiro, marketing, enfim, tudo isso tem, de alguma forma, interferência direta. Mas a questão é que, mesmo sem conseguir dar as cartas, é necessário conhecer o concorrente e saber lidar com ele, sempre de forma inteligente e estratégica.
Uma empresa média que se vê diante de um concorrente maior que chega no mercado, por exemplo, pode bater de frente e querer encarar de igual para igual? Em geral, a resposta é não, pensando em volume de recursos. Contudo, por outro lado, um pequeno empreendedor pode dispor de um maior repertório criativo e, assim, incomodar um gigante.
No caso de empresas do mesmo porte, a disputa pelos clientes está em detalhes menores, como material utilizado nos produtos, uma técnica diferenciada nos serviços ou um profissional mais gabaritado na produção. E isso já exige outra forma de se adaptar e lidar com o concorrente.
A importância de conhecer o concorrentePor saber que essa é uma questão importante nas empresas, principalmente as que estão iniciando, preparamos um infográfico com cinco dicas que você pode usar para lidar com seu concorrente. Uma delas tem a ver com os dois exemplos que citamos anteriormente, que é conhecê-lo.
E não estamos falando apenas de conhecer seus produtos ou serviços, mas de ir além. Investigue pontos fortes e fracos, perfil de clientes e outros detalhes que ajudem você a pensar em uma estratégia para ficar à frente.
Fonte: Inovaparq