INCUBAUECE participa de visita guiada com alunos de Administração do Campus da UECE de Canindé

5 de novembro de 2025 - 10:23

Jéssica Castelo Branco Fernandes

A Incubadora de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (INCUBAUECE), representada por sua gerente operacional, Juliana Andrade, participou, na última quinta-feira (30/10), de uma visita guiada com os alunos do curso de Administração do Campus da UECE em Canindé.

A atividade, vinculada à disciplina Gestão da Inovação, teve como objetivo aproximar os estudantes das iniciativas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação conduzidas na universidade, além de apresentar os espaços e setores que apoiam o empreendedorismo e a interação com o mercado.

A visita ocorreu no prédio do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A), em Fortaleza, e contou com a participação da Agência de Inovação da UECE (AGIN), representada por Mariana Antenor (secretária executiva) e pelo professor Edilson Araújo Pires (assessor de propriedade intelectual), além da INCUBAUECE, com a apresentação de Juliana Andrade.

Durante a programação, os alunos conheceram as principais ações e programas de incentivo à inovação e ao empreendedorismo desenvolvidos pela universidade, como os processos de incubação e pré-incubação de empresas e os mecanismos de proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

O grupo também visitou as salas de projetos do NC2A, incluindo a Sala Google, o Grupo de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos (GESAD) e o Laboratório de Desenvolvimento e Inovação (LDI) — ambos reconhecidos por atuarem em projetos em parceria com grandes empresas como DELL, COMPASSO e HP.

Segundo o professor Matheus Paixão, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), que acompanhou os estudantes, a visita permitiu uma vivência prática sobre a relação entre universidade, inovação e mercado, ampliando a compreensão dos alunos sobre como a AGIN e a INCUBAUECE apoiam esse processo de integração.

A turma participante é composta, em sua maioria, por alunos do 5º semestre, primeira turma do curso de Administração do campus, além de estudantes do 1º e 3º semestres.

Para a gerente operacional da incubadora, Juliana Andrade, momentos como esse são fundamentais:

“É uma oportunidade de mostrar aos estudantes como a universidade atua na promoção do empreendedorismo inovador e como os projetos acadêmicos podem se transformar em soluções reais para a sociedade”, destacou.