Tipos de negociação: conheça e escolha o mais adequado para seu objetivo
20 de junho de 2018 - 10:31
Quando um empreendedor traça algumas metas e objetivos para sua empresa, tem pela frente alguns caminhos a percorrer. Para que o ponto de chegada seja alcançado é necessário contornar alguns percursos, conversar, expor planos, ideias e pretensões, buscando acordos que possam atender ambas as partes. Embora na teoria esse processo possa parecer simples, muitas vezes não é. Diante disso, negociar e conhecer os principais tipos de negociação é uma das chaves para o sucesso.
Os diferentes tipos de negociação
Com vários tipos de negociação existentes, quem empreende precisa conhecer cada um deles. Assim, além de optar pelo melhor a seguir, de acordo com o propósito estabelecido, é possível ter sucesso nas tomadas de decisões de sua empresa, evitando prejuízos e problemas futuros. Entre os fatores que precisam ser analisados estão o contexto, o interlocutor da negociação e o objeto em questão. Para ajudar você a identificar a maneira de negociação mais adequada, elencamos abaixo as mais utilizadas pelos empreendedores.
Distributiva
Acontece quando ambas as partes da negociação competem pela distribuição de um valor fixo. Aqui a disputa funciona com o objetivo de decidir quem ficará com o maior valor. Um bom exemplo é quando um alguém tenta conseguir o melhor valor pela venda de um produto, enquanto o comprador tentará comprá-lo gastando o mínimo possível. Outra situação é quando duas partes estão disputando uma herança. Nesse caso, cada um irá querer abocanhar a porção mais vantajosa do objeto colocado em discussão.
Integrativa
Nesse tipo de negociação, vários objetos ou pontos de discussão são colocados sob análise, de modo que ambas as partes não só saiam ganhando como cooperem entre si. Os interlocutores deverão fazer algum tipo de concessão com objetivo de que cada um atinja o ponto que mais julgue importante, abrindo mão de alguns outros quesitos que não sejam fundamentais. Um exemplo de negociação integrativa é quando uma loja fornece um preço mais baixo ao lojista, que em troca terá um prazo mais curto para efetuar o pagamento do produto.
Adversarial
Na negociação adversarial, ambas as partes competem entre si para ficarem com todos os lucros possíveis. Entre os motivos que levam essa a não ser uma das formas de negociar ideal, está o fato de tal prática gerar um embate, resultando em um ponto final no relacionamento entre os interlocutores ou na ruptura de uma parceria, por exemplo.
Cooperativa ou colaborativa
Esse é um dos tipos de negociação cujas partes utilizam métodos pacíficos para solução de problemas. Chamada cooperativa ou colaborativa, esse metodologia visa alcançar os interesses de todos os lados de forma que ambos saiam ganhando.
Direta
Na negociação direta, os próprios interessados no objeto em questão tratam entre si para que cheguem a um comum acordo. Para resolver interesses divergentes ou convergentes, não há interlocução de terceiros, apenas das principais partes interessadas na negociação, sem nenhuma influência mediadora.
Indireta
Ao contrário da negociação direta, na indireta há influência de terceiros. Esse é um dos tipos de negociação em que as principais partes do negócio não têm uma comunicação direta para analisarem os interesses e definirem as tomadas de decisão. Portanto, há sempre a participação de um mediador ou de auxiliares que darão apoio a ambas as partes.
Ganha-Ganha
As negociações que seguem o tipo ganha-ganha são aquelas em que todos reconhecem os direitos e necessidades uns dos outros para que, desta forma, sejam buscados resultados imparciais dentro da realidade que se tem em vista.
Utilizando esse método, o empreendedor realizará trocas recíprocas e efetivas para que os dois lados das tratativas saiam satisfeitos, por mais que uma parte tenha tido melhores condições que a outra, diante do caso em análise.
Importante que se diga que para utilizar esse tipo de negociação, é necessário que haja condições realmente possíveis e reais, que permitam acordo igualitário e satisfatório para ambos os lados.
Perde-Perde
A negociação perde-perde é aquela em que os todos os lados que negociam buscam a vitória acima de tudo. Não há definições justas para todas as partes envolvidas tão pouco igualdade em relação aos lucros. Essa maneira de negociar não trabalha com flexibilidade e concessões, é cada um por si, tratando única e exclusivamente de seus próprios interesses.
Autonegociação
Também chamada de negociação unilateral, na autonegociação o empreendedor negocia consigo mesmo, pois é uma tratativa que só envolve uma parte. A definição de prioridades, a organização da agenda de trabalho, qual linha de decisão seguir são alguns dos exemplos desse tipo de negociação.
Nesse e em outros pontos, o Inovaparq pode ajudar você a obter sucesso com seu empreendimento. Contamos com um time de especialistas que está pronto para orientá-lo quanto ao melhor caminho. Conte sempre com a gente!
Fonte: Inovaparq