Gestão da inovação — Veja o que a sua empresa pode ganhar com isso!
20 de abril de 2018 - 09:28
Nos últimos anos, o mercado vem se tornando cada vez mais dinâmico e volátil. Empresas que dominaram o panorama por décadas com o mesmo método de atuação foram obrigadas a se adaptarem às novas tendências.
Contudo, mudar sem o devido cuidado também pode levar um negócio à falência de forma rápida. Por isso, a melhor atitude é fazer uma gestão da inovação na sua empresa.
Como o nome indica, tal forma de gestão é um conjunto de práticas que busca aplicar da melhor forma novas ideias em uma organização.
Dessa maneira, nada será implementado sem o devido planejamento, conseguindo tirar o melhor proveito possível de todas as mudanças necessárias.
Ainda não entende bem como a gestão de inovação funciona? Então, continue lendo e veja seus benefícios e como você pode adotá-la.
Que vantagens ela traz? Evolução constante para a empresa
O principal propósito da inovação em diversas empresas é justamente acompanhar as alterações do mercado. Como mencionamos, o público em geral está cada vez mais dinâmico, mudando seus hábitos de consumo com frequência e sempre procurando novas informações para embasar suas decisões de compra.
Com uma boa gestão, é possível continuar inovando em seu setor, criando diferenciais de mercado para sua empresa.
E, acima de tudo, essas práticas tornam a evolução parte da rotina, sempre mantendo um ritmo adequado em relação ao mercado. Afinal, se você for deixado para trás, poderá comprometer sua relevância.
Administração correta de riscos
Um erro comum em empresas que não praticam a gestão da inovação é arriscar boa parte de seu capital, talvez ele inteiro, sem nenhuma proposta de retorno. É isso que leva muitas novas empresas a se perderem em menos de um ano, além de trazer uma má reputação às inovações organizacionais.
Gerir inovações também significa administrar os riscos que elas trazem. Trabalhando corretamente esse aspecto do negócio, você pode minimizar suas chances de perda e sempre ter um plano de contingência caso algo saia do seu controle. É a forma mais sensata e eficiente de inovar em um mercado volátil e de alto risco.
Efeito na cultura empresarial
A aceitação de novas ideias por parte da alta gestão de uma empresa certamente afeta a maneira como a maioria dos colaboradores atua no dia a dia.
Se seu negócio é propenso a buscar novas ideias em vez de se prender a métodos mais antigos de atuação, provavelmente suas equipes seguirão a mesma tendência.
Um bom trabalho de gestão da inovação pode promover a criatividade no cotidiano do negócio, não apenas em larga escala.
Além disso, você pode instruir sua equipe para que essas ideias sejam aplicadas com a cautela necessária, sem riscos desnecessários.
Maior rentabilidade e longevidade para o negócio
Obviamente, qualquer investimento ou mudança precisa garantir o crescimento do negócio. Sem essa perspectiva, nenhuma inovação seria realmente atrativa para os que estão à frente da companhia.
Se você planejar e gerir corretamente essas novas ideias, poderá filtrar aquelas com maior potencial de retorno.
Como dissemos, a evolução de um negócio é imperativa para que ele continue apresentando bons lucros. Quanto mais tempo sua empresa puder se manter estável, mais ela poderá crescer, atrair clientes e continuar proporcionando rentabilidade para todos os colaboradores.
Como aplicar a gestão de inovação corretamente?Torne-a parte da sua estratégia
A melhor maneira de manter um ritmo estável de inovações é transformá-las em parte da sua rotina.
Se seus procedimentos já envolvem um ciclo de autocrítica e busca por novas soluções, é mais fácil aplicar as ideias aos seus processos. E se essas mudanças forem parte de sua estratégia, suas chances de sucesso serão bem maiores.
Este passo é relativamente simples. Basta que você inclua momentos para sugerir novas ideias, promover brainstorms e lapidar essas sugestões em cada reunião de rotina. Mesmo que algumas dessas ideias não sejam implementadas, elas ainda podem ser aproveitadas no futuro.
Envolva todos os colaboradores
Para bem ou para mal, alterações no funcionamento da empresa afetam todos os colaboradores. Sendo assim, você vai precisar da cooperação de cada um deles se quiser tirar maior proveito possível de suas novas ideias, uma vez que sejam colocadas em prática.
Por isso, é vital que você envolva os membros das suas equipes nesse processo, coletando opiniões e comunicando o que precisa deles.
Além de transmitir instruções, essas conversas também ajudam a identificar os principais pontos de risco e as resistências do seu time.
Como seus colaboradores atuam diretamente nos processos, eles podem notar problemas que passariam despercebidos à alta gestão.
Foque nos objetivos certos
Ao implementar essas mudanças, é muito importante que você não perca seus objetivos de vista. Várias empresas começam a aplicar inovações em suas rotinas, mas logo se desviam do plano original.
Nesse ponto, um novo processo ou ferramenta se torna um fim em si mesmo, sem contribuir realmente para o negócio.
Para evitar que este seja o seu caso, sua gestão da inovação deve marcar muito claramente qual é o propósito de cada mudança realizada na empresa, quais são seus prós e contras e como ela será conduzida.
A cada reunião, lembre-se de reforçar tais pontos para a equipe, a fim de que ninguém se desvie demais desse caminho.
Sempre mensure os resultados
Por fim, você deve sempre acompanhar os resultados gerados pelas suas mudanças. Sem métricas precisas de desempenho, você dificilmente terá como apontar se seu planejamento teve bons resultados ou não.
Em um primeiro momento, você deve encontrar um indicador que melhor reflita os resultados que você busca. Rentabilidade, ticket médio, tempo de resposta, índice de satisfação do cliente, etc.
Depois, você precisa encontrar um método de mensuração eficaz. Um software, enquetes, dados de mercado, entre outros formatos de monitoramento. Ao final, você deve comparar os números obtidos com suas projeções e tirar suas conclusões.
Agora que você conseguiu entender o que é a gestão da inovação e como aplicá-la de forma eficiente em sua empresa, é hora de começar a evolução do seu negócio.
Se você gostou de nossas dicas, compartilhe-as em suas redes sociais e mostre como é possível inovar de forma efetiva e com excelentes resultados!
Fonte: Grupo Portfólio