Energias Limpas são viáveis no mercado, aponta índice

29 de janeiro de 2018 - 12:12

A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de lançar a atualização de janeiro de 2018 do Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia.

O valor médio do Índice FDR Energia para todo o Brasil ficou em “0,569” no mês de janeiro, melhor índice dos últimos dez meses.

No ranking de atratividade entre as unidades da Federação, o Tocantins continua na liderança com índice “0,733”. Em segundo lugar o estado do Pará com “0,721”, seguido do Amazonas com “0,702”, Espírito Santo com “0,650” e Goiás com “0,648”.

“O verão tem apresentado um bom volume de chuva em regiões significativas em termos energéticos para o sistema elétrico nacional”, explica Erick Azevedo, sócio-diretor da FDR Energia. “Se essa tendência se confirmar nos próximos meses, teremos um ano de preços mais baixos no mercado livre”, sinaliza.

O levantamento mostra que estados que possuem valores no índice abaixo de 0,4 podem ser considerados inviáveis financeiramente para migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Já os que têm entre 0,4 e 0,6 podem ser considerados com viabilidade moderada e entre 0,6 e 0,8, com boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade.

O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade.

alt

Fonte: site ambiente energia