Uece se destaca em novo indicador Ambiente de Pesquisa da THE World University Rankings

29 de setembro de 2023 - 10:51

Uece é a melhor universidade estadual no Norte e Nordeste na área Ambiente de Pesquisa e 2a. melhor na área Ensino

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez é classificada entre as melhores estaduais do Brasil pelo THE World University Rankings, produzido pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo.

De acordo com o periódico, a metodologia deste ano, para a 20.ª edição do ranking, foi significativamente atualizada, de modo a continuar a refletir os resultados da diversificada gama de universidades em todo o mundo, agora e no futuro. Portanto, o novo ranking inclui 18 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados que medem o desempenho de uma instituição em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem), ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação), qualidade da investigação (impacto das citações, força da investigação, excelência da investigação e influência da investigação), indústria (transferência de conhecimento) e perspectivas internacionais (funcionários, estudantes e pesquisa).

O ranking deste ano classificou 1.904 instituições de 108 países, das quais 67 são do Brasil. Destas, apenas quatro estaduais nordestinas estão listadas, estando a Uece entre elas. Os elevados critérios de inclusão, tal como ter mais de mil publicações de relevância nos últimos cinco anos em mais de uma área do conhecimento, fazem com que apenas universidades de alto desempenho encontrem-se listadas.

O destaque deste ano é de que a Universidade Estadual do Ceará foi considerada a universidade com melhor Ambiente de Pesquisa entre as universidades estaduais do norte e nordeste avaliadas. Nesse indicador são consideradas a produtividade dos pesquisadores da universidade e, principalmente, a reputação como instituição de pesquisa que a universidade conquistou entre os pares.

Para se destacar nessa categoria, a Uece conta com as importantes atividades realizadas pelos seus 46 cursos de mestrado e doutorado, totalizando 33 programas de pós-graduação, que contribuem para a produção do conhecimento de áreas que vão da Educação às Ciências Veterinárias.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a consolidação da pós-graduação stricto sensu nos colocou em um elevado patamar em relação à produção de ciência e tecnologia. A inteligência e a engenhosidade de nossos pesquisadores encontram, na Uece, um ambiente fértil para o desenvolvimento de suas atividades. O resultado é o destaque das pesquisas desenvolvidas local, regional, nacional e internacionalmente, com contribuições significativas para a sociedade. Isso demonstra que o Ceará tem, nesta Universidade, uma aliada para o desenvolvendo do estado.”

No ranking, a Uece foi também considerada a segunda melhor na dimensão Ensino entre as estaduais do Norte e Nordeste. A missão de formação vem a ser reforçada agora pela ampliação da oferta de ensino no interior do Estado com a criação de oito novos cursos e três campi implantados no Interior.

O reitor da Uece avalia que, “historicamente, a Universidade contribui, de forma muito qualificada, para a formação de profissionais de diversas áreas, que atuam para o desenvolvimento social e econômico e para a justiça social. Com a expansão e a interiorização, a maior de nossa história, é essa qualidade que chega a mais territórios, impactando a vida de mais pessoas. Com isso, não ganham somente os novos estudantes ou, mesmo, a Uece, mas toda a sociedade cearense.”