Uece/Fecli realiza colação de grau para 46 concludentes.

16 de dezembro de 2019 - 22:04

 

16 Dezembro de 2019 19:46

 

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no dia 12 de Dezembro de 2019, na quadra poliesportiva do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira – localizado na cidade de Iguatu, a 384 km de Fortaleza – promoveu a solenidade de Colação de Grau para 46 concludentes dos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Física.

 

Confira a lista dos concludentes.

 

 

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da UECE, Professor Hildebrando Soares, que, em seu discurso, ressaltou a importância do papel do professor como agente de transformação social, enfatizando o compromisso dos futuros professores e professoras com a sociedade. “A colação de grau é a nossa maior festa, de certa forma ela indica à sociedade uma das grandes funções da universidade que é a formação de graduação/ensino. é um momento muito festivo, vocês futuros professores e professoras precisam realmente se sentir vitoriosos. e agora, mais do nunca, honrar o compromisso com a sociedade jurado aqui nesta solenidade. o compromisso que vocês têm com a sociedade, a partir de hoje, é o de zelar pelo desenvolvimento da sociedade, da educação e da universidade pública. isso não é uma tarefa fácil, isso exige de vocês, professores e professoras, uma percepção de qual é a sua missão, qual é o seu papel de professor formado por uma universidade pública, eu compreendo o professor como um agente cultural e, portanto, fortemente ligado ao processo de transformação de indivíduos, de transformação social e cultural, responsável ainda por garantir a oportunidade de cidadania. A base, a condição inicial para discutirmos cidadania, é o  acesso a uma educação pública de qualidade e para todos”. Ainda em seu discurso, o professor Hildebrando Soares também falou sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 71 anos no dia 10 de Dezembro de 2019. “Completamos esse ano, agora no dia 10 de Dezembro, 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, são 30 artigos na declaração, e ela foi efetivamente apresentada logo após a declaração do fim da Segunda Guerra Mundial, que foi muito dolorosa para a humanidade de forma geral e em particular para as regiões duramente atingidas pelo conflito. E, naquela oportunidade, tivemos um movimento mundial que estabeleceu um novo pacto civilizatório para o mundo, um novo patamar de humanidade no nosso planeta. Então, professoras e professores, vocês têm a obrigação de conhecer esse documento tão importante e de referência para a humanidade”.

 

Saiba mais sobre a celebração dos 71 anos de Declaração Universal dos Diretos Humanos

 

 

A oradora docente, professora do Curso de Pedagogia da FECLI, Giovana Maria Belém Falcão, em sua fala, também relata a importância de manter a resistência e o compromisso com a educação. “A busca pelo conhecimento os trouxe aqui, o desejo de conhecer os manteve e é este desejo que fará de vocês profissionais comprometidos com a ciência, com a ética e com o social. Como nos diz Paulo Freire: O processo de ensinar, que implica o de educar e vice-versa, envolve a ‘paixão de conhecer’ que nos insere numa busca prazerosa, ainda que nada fácil. Por isso, podemos dizer que ser professor é processo complexo sobretudo no atual cenário, revestindo-se em desafio ainda maior, quando a educação, o saber e a ciência são questionados, desvalorizados e atacados por aqueles que querem manter a população nas trevas da noite, como diz Bandeira. Nesse contexto, caminhar em direção contrária, exige que busquemos sempre o conhecimento e transforma-se em ato de resistência”.

 

 

 

O corpo discente foi representado pela formanda Camila Rolim das Neves, do Curso de Pedagogia, que declamou discurso caloroso, confira um pequeno trecho de sua fala “Idos, que pertencem ao átimo da insigne presente, onde no aguardo adornam os feitos, pelo que na condição do desejo afinco saem a luz como templário, haurido, e ainda assim estoa aos calos o brilho no olhar dos que aqui revestem-se de suas conquistas legitimas. Naquilo que em coragem atém-se as forças incólumes, e pelas quais acertam as produções e elidem as teias inscritas no original cerce, ao âmago das variáveis dos fenômenos reais, convergem com o afã ávido destes que mantém no atinar o préstimo de Ser consciente.O auge desta noite confirma a plenitude do labor de cada qual. Somam-se neste andar o transcurso das difusões, situações e alegações particulares. O que conturba é a incessante gana de admitir no seu interior o ultrajar do sobre espaço, que esconsam as mentes originais, destes que não estão na rés daquilo que se acomete enquanto congrata do saber, mas vem a apresentar o requinte de suas assunções ao conhecimento”.

 

Â

 

Também Estiveram presentes na Solenidade a secretária de educação, Sra. Elizângela Gomes Medeiros, que representou o prefeito municipal de Iguatu, o diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Iguatu, o professor Joaquim Branco de Oliveira, o vice-diretor da Faculdade de Veterinária da UECE, o professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, a diretora da Universidade Regional do Cariri – Campus Iguatu, a professora Natália Bastos Ferreira Tavares, o diretor da FECLI, o professor Gladeston da Costa leite, a vice-diretora da FECLI, professora Lilian Pereira Palácio, coordenador do curso de física da FECLI, professor Leonardo Tavares de Oliveira, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Alana Cecília de Menezes Sobreira, coordenadora do curso de Pedagogia, professora Tânia Maria de Sousa França, coordenadora do curso de Letras, professora Maria do Socorro Pinheiro,      coordenadora do curso de Matemática, professora Maria Wanderlândia de Lavor Coriolano. servidores, alunos e familiares dos concludentes também participaram da cerimônia.

 

O encerramento da solenidade foi marcado pela outorga, pelo vice-reitor, do grau universitário aos concludentes.

 

Fugindo um pouco da pauta, ao final do evento e já graduados, os alunos do curso de Letras,  Cícero Cosme e Amanda Preá, pediram licença para apresentar  duas poesias de cordel de suas autorias, dando um toque de leveza e beleza à Colação de Grau falando sobre educação, o contexto atual desta e os desafios de cada um.