Simpósio de Biologia da Uece/Fecli debate em Iguatu preservação de aves no sertão

9 de abril de 2019 - 15:28

09 de Abril de 2019 12:16

Evento debateu sobre aves e conservação.  Foto de HB

O Centro Acadêmico de Biologia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu nesta segunda-feira, 8, o I Simpósio Aves e Conservação, no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira.

O evento reuniu professores e alunos com o objetivo de mostrar a importância de se conhecer as aves locais, migratórias e preservar as lagoas, espaço de alimentação e reprodução de muitas delas.

Pesquisador do Projeto Aquasis, do Cariri, Andrei Arrais, falou sobre a temática e o trabalho de preservação e monitoramento de aves na Chapada do Araripe, em particular do pássaro ‘Soldadinho do Araripe’.

O professor e pesquisador do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Iguatu, Marconi Sampaio, explicou sobre o projeto Asa Branca, que está em andamento na instituição e que visa estudar o comportamento e ajudar a preservar a ave que é símbolo do Nordeste.

O observador de aves, Alan Marcel Braga, um dos pioneiros no registro de aves na região, também falou sobre o trabalho realizado e anunciou que  descobriu a presença de uma ave migratória em Iguatu – tapicuru – na Lagoa da Bastiana. “No Ceará, só tem em Iguatu”, disse. “Está fazendo ninhos para se reproduzir”.

Alan Marcel disse que as lagoas de Iguatu são espaço de alimentação e reprodução de aves migratórias oriundas do Hemisfério Norte, Sul e  do Pantanal.

Nesta terça-feira, 9, pela manhã, Marcel, vai ministrar oficina aos alunos sobre observações de aves no entorno da lagoa do Julião, em Iguatu.

O presidente do Centro Acadêmico do curso de Biologia, Mikael Alves, destacou a importância do evento para se discutir sobre a preservação das lagoas e as medidas de conservação. “Infelizmente tem muita poluição, esgotos e aterramento dessas áreas”, pontuou. “As lagoas são importantes para a preservação das espécies”.

(As lagoas em Iguatu são espaços de alimentação e de reprodução de aves. Foto: Alan Marcel)

(Pássaro Tapicuru encontrou refúgio em Iguatu e foi observado pelo autor da foto, Alan Marcel)

Fonte:

Diário do Nordeste