Seleção de Professores Substitutos e Temporários para 2019.1

3 de junho de 2019 - 16:25

03 de Junho de 2019 13:24

Nos últimos sete anos a UECE tem realizado seleção semestral para professor substituto e temporário com calendário e as atenções especiais de rotina. Havia uma tramitação que era indicada pelo colegiado de curso de graduação, homologada pelo conselho de centro/faculdade, informada pelo DEPGES, analisada pela CPPD, apreciada pelo CEPE. Em seguida, a tramitação seguia, extra-FUNECE, por SECITECE, SEPLAG, Casa Civil, publicação da seleção, realização do processo de seleção, homologação dos resultados e contratação.

No último semestre, dada a publicação de lei que reformou estruturas organizacionais e cargos, além da publicação de decreto de enxugamento de despesas e novas exigências de tramitação, o processo foi acrescido pela passagem obrigatória pelo COGERF de toda matéria que envolva despesas, sejam de custeio, investimento ou pessoal, assim aumentando o trâmite, pela incorporação de mais uma fase de análise e autorização.

Também foi implantada, pela primeira vez no caso das universidades estaduais, a passagem por uma consultoria contratada para dar parecer sobre o dimensionamento ideal de pessoal, a ver se nossas solicitações seriam coerentes com o modelo de cálculo adotado. Pelo referido modelo constatava-se excesso de pessoal docente e indicava-se corte, resultando na desaprovação inicial do pedido de seleção de 147 vagas, como encaminhado pela FUNECE.

Iniciou-se então um processo de negociação durante o qual:

1-Informamos a magnitude e a complexidade da UECE, com 13 campi distribuídos por 10 cidades; 72 cursos de graduação e 42 cursos de pós-graduação stricto sensu, com oferta de 4.378 disciplinas de graduação/ano; a integração entre ensino de graduação/ensino de pós-graduação/pesquisa/extensão/gestão acadêmica; e a universalidade da oferta de formação por todos os campos do conhecimento.

2-Informamos o número de professores afastados temporariamente (licença saúde, licença gestante, licença interesse particular, afastamento para mestrado, doutorado e pós-doutorado), as perdas definitivas não repostas (exoneração, aposentadoria, reabilitação pericial, falecimento), os novos cursos autorizados pelo Governador e o turn over de rescisões dos substitutos/temporários em meio aos períodos contratuais, prejudicando gravemente cada semestre letivo.

3-Evidenciou-se que o método de dimensionamento de pessoal é interessante, pode ser útil, mas o grupo técnico estava usando informações defasadas e observando o PAD de três anos atrás, quando sua implantação eletrônica ainda se encontrava em teste.
Após os devidos esclarecimentos e acordos, o resultado foi de êxito pleno. Ficou evidenciado que temos carência real, não excesso de professores; a equipe técnica assimilou o novo banco de dados e concordou com os nossos cálculos. O COGERF aprovou a seleção, tendo a ata de aprovação sido publicada na 6ª feira última (31/05/19).

Agora a Administração Superior envidará todos os esforços para recuperar pelo menos parcialmente o tempo perdido e colocar os novos professores em sala de aula no dia 01/08/19, sem prejuízo da chamada emergencial de algum professor de banco de reserva de seleção anterior.
Tendo aprendido com a emergência, inicia-se a preparação dos pedidos referentes a 2019.2, urgindo que os coordenadores e os diretores se preparem com rigorosíssima obediência aos prazos e aos critérios de solicitação.

José Jackson Coelho Sampaio
Reitor FUNECE/UECE