Publicação de artigo científico por professor da FECLI revela novas descobertas na geometria de buracos de minhoca em gravidade modificada

19 de outubro de 2023 - 10:48

O artigo intitulado “Traversable Wormholes in Rastall-Rainbow Gravity” (Buracos de Minhoca Atravessáveis na Gravidade de Rastall-Rainbow) foi aceito no último dia 18 para publicação no periódico Physics of the Dark Universe, e é fruto de pesquisa realizada por professor do Curso de Física da FECLI/UECE juntamente com uma equipe de pesquisadores internacionais. Os autores do estudo são Takol Tangphati, da Universidade Walailak, Tailândia, Celio R. Muniz, da FECLI/UECE, Anirudh Pradhan, da Universidade GLA, Índia e Ayan Banerjee, da Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul.

O artigo apresenta descobertas significativas sobre a existência de geometrias de buracos de minhoca assintoticamente planos no contexto da gravidade modificada de Rastall-Rainbow, que unifica duas abordagens teóricas distintas que estendem a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. A pesquisa revela que, ao considerar combinações específicas de parâmetros livres e equações de estado, a emergência de buracos de minhoca estáticos e esfericamente simétricos é viável dentro de um contexto sem forças de maré.

O estudo também inclui uma avaliação rigorosa da estabilidade das soluções encontradas a partir da análise da velocidade do som adiabático do fluido fonte, e examina sua conformidade com a Condição de Energia Fraca (WEC). As descobertas fornecem informações valiosas sobre como a interação entre os parâmetros de Rastall e as funções de Rainbow pode aliviar violações das condições de energia nesses cenários de gravidade modificada.

Este trabalho representa um avanço notável no campo da Astrofísica, e oferece insights cruciais para nossa compreensão das propriedades de buracos de minhoca em teorias de gravidade modificada. Para a versão pré-publicação do artigo, acesse https://arxiv.org/pdf/2309.01976.pdf