Projeto H-Tec, do Governo do Ceará, vai formar e qualificar na área de energias renováveis

7 de maio de 2024 - 10:11

Investimento é de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, com abertura de laboratórios em 13 municípios. Uece é uma das instituições parceiras

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lançou, nesta segunda-feira (6), o Projeto H-Tec, ação voltada para o fortalecimento e qualificação de profissionais na área de energias renováveis. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, com abertura de laboratórios em 13 municípios e a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. O evento de lançamento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza e contou com a participação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, representando a instituição que também é parceira do projeto.

“O que estamos construindo no Ceará é algo que vai mudar para sempre a economia do nosso estado. Nós estamos com esse desafio de construir a mão de obra para esse setor tão importante. Estamos mexendo na infraestrutura do Ceará, juntando esforços para a produção do conhecimento para que o estado possa ter um outro patamar”, declarou Elmano de Freitas.

E completou: “Se todos os nossos projetos de hidrogênio verde forem executados, isso representa quatro vezes mais produção de energia do que produzimos hoje. Com isso, é evidente que precisaremos de mão de obra para tocar tudo. Também gostaria de dizer que, no mínimo, 20% das vagas de formação deste projeto serão destinadas para as mulheres”.

O projeto conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); da Universidade Federal do Ceará (UFC); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A Titular da Secitece, Sandra Monteiro salientou o compromisso do Governo do Ceará em uma pauta tão importante quanto a das energias renováveis. “O lançamento deste projeto revigora a ciência e torna o cidadão mais próximo do mercado de trabalho. As energias renováveis, em especial no Nordeste, se consideram como um setor crucial para o desenvolvimento. O Governo do Estado tem tido essa sensibilidade ao tema, vem investindo e está alinhado com o Governo Federal na busca do crescimento desta área”.

Dividido em três fases, o Projeto H-Tec projeta a formação de 1.050 multiplicadores nesta primeira fase. O edital de seleção desta primeira fase foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (6). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 9 de maio até o dia 17 deste mês, por meio da internet.

Os 13 municípios que receberão os laboratórios de energias renováveis são Acaraú; Amontada; Cedro; Fortaleza; Fortim; Juazeiro do Norte; Mauriti; Quixeramobim; Quixeré; São Benedito; São Gonçalo do Amarante; Sobral; e Tauá.

O Reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, apontou o impacto do H-Tec nos próximos anos para o Ceará e os cearenses. “É bom que todos entendam que esta ação pensa no longo prazo. Essa é a primeira grande ação, uma ação de formação técnica. Mas ela se desenvolverá para a graduação, para a pós-graduação e para a produção científica nessa área. Então, este é um projeto de longo alcance que começa hoje com a formação tecnológica”. A Uece participou da concepção do projeto e participará do processo de formação dos professores que irão ministrar os cursos técnicos na área de energias renováveis.

O Presidente do Centec, Acrísio Sena, ressaltou a união de forças para que o Projeto H-Tec fosse possível: “Aqui nós temos a academia, empresários e trabalhadores. Esse acúmulo de trabalho por muitas mãos deu esse impulso para a chegada do H-Tec, um grande momento para que a gente possa trazer a pauta das energias renováveis para o campo da capacitação”.

Também estiveram presentes a secretária da Cultura, Luísa Cela; a secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves; o secretário do Trabalho, Vladyson Viana; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; entre outras autoridades.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Casa Civil