“Papeando com Experts” – Tema: Populações Estelares e de Objetos Compactos Universo Afora

9 de agosto de 2019 - 12:10

No dia 15 de Agosto, ocorrerá o evento: “Papeando com Experts”, promovido pela Coordenação do Curso de Física da UECE- FECLI, o evento será uma webconferência, através de Hangouts, onde terá como nobre convidado o Dr. Rafael Teixeira Eufrásio, Astrofísico da NASA e Pesquisador da Universidade de Arkansas.

Tema da Webconferência: Populações Estelares e de Objetos Compactos Universo Afora

Resumo:Estrelas são formadas em aglomerados pelo colapso gravitacional do gás interestelar. Elas são formadas continuamente universo afora e estão em constante evolução. O fenomêno de formação estelar segue uma distribuição inicial de massas e produz estrelas de 0.1 a 100 vezes a massa do nosso Sol. As estrelas mais massivas queimam combustível muito “rapidamente” e explodem como supernovas ainda “jovens” (em alguns milhões de anos), deixando para trás objetos compactos. As estrelas menos massivas brilharão menos intensamente por trilhões de anos (mais do que a idade do universo). Os objetos compactos eventualmente interagem com estrelas próximas e formam o que chamamos de estrelas binárias de raios-X, que basicamente consiste de um objeto compacto “devorando” a estrela companheira. Nessa palestra eu vou mostrar os esforços recentes para mapear galáxias locais e distantes em todos os comprimentos de onda (raios-X, ultravioleta, visível/óptico, infravermelho e rádio) e derivar suas histórias, conectando a atual composição das populações de estrelas com as populações de binárias de raios-X.

Sobre o Cientista:

Dr. Rafael Teixeira Eufrásio é Astrofísico no X-Ray Astrophysics Laboratory (Code 662) do Goddard Space Flight Center da NASA, afiliado ao departamento de Física da University of Arkansas in Fayetteville, como Research Associate. Possui interesse Astrofísica Extragaláctica, Cosmologia e Ensino de Física. Atualmente atua na área de populações estelares e formação estelar, utilizando telescópios na Terra e espaciais em raios-X, ultravioleta, óptico, infravermelho, submilímetro, microondas e rádio. Possui PhD e MSc pelo departamento de Física da Catholic University of America (Washington, DC, Estados Unidos), Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará e Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Ceará.

Sintam-se convidados!

#PapeandocomExperts