Nota de esclarecimento do Conselho da FECLI

29 de agosto de 2017 - 01:45

A violência contra a mulher, o assédio moral, a homofobia e o racismo, infelizmente, acontecem também no meio universitário.

 
Nesse sentido, é preciso que o coletivo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) e do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira compreenda a existência e o enfrentamento das violências como responsabilidade não só dos que estão diretamente envolvidos, mas sim de todos nós. Em um ambiente de formação, como é a Universidade, a responsabilidade é ainda maior, pois, precisamos ser o campo das lutas contra todas às violências.

 

A FECLI, enquanto unidade da UECE, compartilha dos preceitos da missão institucional; dentre eles, destaca-se o intuito de produzir e disseminar conhecimentos. Dessa forma, o campo de ação da Universidade não se restringe apenas à formação acadêmica, mas também abrange as dimensões do desenvolvimento dos indivíduos no tocante à cidadania, à democracia e à humanidade, nos seus mais amplos espectros. Em seu brasão, a UECE carrega a expressão latina ‘Lumen ad viam’, que significa ‘Luz para o caminho’. A contribuição da UECE e da FECLI à sociedade cearense está fundamentada, portanto, na ética e no respeito.

 

Assim, a FECLI, através do seu Conselho, declara seu absoluto repúdio a qualquer forma de violência contra a mulher e, ainda, a todas as outras formas de violação aos Direitos Humanos, sejam elas de natureza racial e étnica, social e econômica, de gênero, orientação, identidade de gênero e sexualidade, dentre outras, uma vez que todas as pessoas, por diferentes que sejam, têm direito à existência na sociedade e devem ser respeitadas.
 
Por fim, reitera que as opiniões e ações de seus alunos, funcionários e professores fora e, por ventura, dentro do âmbito da Universidade que afrontem os princípios acima mencionados não possuem o respaldo da FECLI e serão incansavelmente combatidas.
 
Conselho da FECLI