NAAI participa de visita técnica às escolas bilíngues em Fortaleza-CE

24 de abril de 2023 - 09:46

Na quarta-feira (12) de abril, o Núcleo de Apoio a Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI) juntamente com os alunos da disciplina de libras ministrada pela docente Dra. Dina Souza, realizou uma visita técnica na Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota e Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), ambas instituições localizadas em fortaleza.

“No decorrer da visita, observa-se diferentes perspectivas de ambas escolas, desde a infraestrutura até os obstáculos encontrados. Na Suderland o público alvo são surdos/familiares de surdos e no ices são apenas surdos, um dos aspectos que chamou atenção no ices foi como as provas são repassadas para os alunos, são gravados em uma sala de fundo verde ou azul, como se pode observar na imagem, tanto as perguntas como as respostas a fim de mais acessibilidade e inclusão, e na Suderland os alunos são fluentes em libras, auxiliando até mesmo na interpretação em sala de aula.” Depoimento de Merolly de Souza Silva Batista – Bolsista do NAAI.

Face ao exposto nas imagens e nas informações anteriores, durante a visita percebemos o quão importante as duas escolas são para o contexto da educação de surdos na capital e também para o interior do estado, Uma vez que estas são exemplos de inclusão e promoção da Libras, da cultura, do esporte e da inclusão de pessoas surdas, além de
garantir educação em sua primeira língua.

#ParaTodosVerem

Imagem 1: Foto em ambiente fechado. Há várias pessoas em uma sala, todas posando para foto. Algumas estão de pé, outros agachados e outra sentada. A sala tem paredes coloridas em amarelo, laranja e azul. O teto é branco. No lado esquerdo, há uma mesa circular com comida e bebida.

Imagem 2: Foto em ambiente fechado. Há várias pessoas em pé na sala, estando voltadas para o fundo, onde há uma parede verde que serve para fazer gravação de vídeos. As demais paredes são pretas, com proteção acústica; enquanto o teto, forrado, é branco. Há algumas mesas pequenas espalhadas na sala e alguns quadrados brancos de papel pendurados que servem para auxiliar nas gravações.

Imagem 3: Foto em ambiente aberto no pátio do Ices. Várias pessoas de pé e outra agachada, pousam para foto. Ao fundo, algumas árvores, prédios e uma sala amarela.