Minicurso “UM ESTUDO DA MECÂNICA E TERMODINÂMICA ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL”
25 de outubro de 2018 - 18:02
25 de Outubro de 2018, 14:52
O ensino nas escolas públicas é marcado por várias deficiências e problemas que atinge todo o corpo docente, e em relação às ciências naturais, em particular a física, as dificuldades se sobressaem. A proposta do minicurso é utilizar como estratégia de ensino a atividade experimental para minimizar os problemas enfrentados pelos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de física, deste modo com a experimentação aliada com a teoria, pode-se colaborar para o desenvolvimento intelectual do aluno e aguçar o interesse pela ciência.
Para isso, a ideia é a utilização de um conjunto didático de experimentos do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da FECLI – LAPEF, que sejam relacionados à Mecânica e a Termodinâmica. Portanto, espera-se que através desta metodologia de ensino, unindo teoria e prática laboratorial, seja possível criar novos meios para o ensino de Mecânica e Termodinâmica que contribuam na formação dos futuros professores da educação básica e que, posteriormente, os mesmos venham a despertar os estímulos pela ciência em seus estudantes.

( experimento do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da FECLI – LAPEF, relacionado à à Mecânica e à Termodinâmica )


(Experimento de Ressonância Acústica)