Mestrado profissional em alta na Universidade Aberta do Brasil
23 de janeiro de 2014 - 14:19
Após o êxito na Matemática, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), rede que sistematiza cursos a distância e semipresenciais oferecidos por instituições federais, expande a oferta de mestrados profissionais para outras áreas. As formações, voltadas a professores de escolas públicas, chegaram às áreas de Física e Letras no ano passado e devem atender ao ensino de Artes e História já em 2014.
A principal diferença dos mestrados profissionais para os acadêmicos, modalidade mais tradicional, é que esses cursos de pós-graduação se concentram menos na pesquisa e investem na capacitação para a prática. Quando começaram a se consolidar no Brasil, no início da década passada, havia resistência acadêmica ao formato. Hoje já existem mais de 500 no País.
No sistema UAB, que funciona desde 2007, os mestrados profissionais foram criados há três anos na área de Matemática (ProfMat). A opção pela universidade aberta atendeu à demanda, grande e distribuída, e facilitou o acesso. Cada universidade parceira tem um polo de coordenação, que orienta os estudantes da região e dá aulas presenciais uma ou duas vezes na semana. Os alunos ganham bolsa mensal de R$ 1,5 mil.
“Os resultados não são imediatos, mas elevam aos poucos a qualidade do ensino médio e fundamental público”, ressalta Lívio Amaral, diretor de Avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Qualificação
A rede de mestrados profissionais em Matemática, que tem servido de inspiração para cursos de outras áreas, é pioneira no sistema UAB. A coordenação da pós ficou sob responsabilidade da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), referência no setor.
Uma das prioridades foi levar em conta as necessidades e deficiências de formação dos docentes da rede pública. Para o presidente da SBM, Marcelo Viana, isso acontece porque os licenciados mais talentosos preferem ficar nas universidades a seguir o magistério no ensino básico. “Muitos nem pisam na sala de aula, já que a carreira não é atrativa”, diz. Entre os méritos do curso, segundo Viana, estão a troca de experiências entre os mestrandos e o contato com pesquisadores de ponta.
A UAB/UECE oferece o Mestrado Profissional em Matemática, além de cinco cursos de Especialização (Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Gestão Pedagógica e Escola Básica e Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas), além de nove cursos de graduação (Administração Pública, Artes Plásticas, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Informática, Pedagogia, Matemática e Química.
Fonte: O Estado de S Paulo com Assessoria de Comunicação da UECE
Leia mais