Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Matemática é fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a formação do professor para a Educação Básica, integrando conteúdos que vão além do que será ensinado nos diferentes níveis escolares e enfatizando a articulação entre teoria e prática. O curso busca formar
profissionais capazes de utilizar novas tecnologias, com uma visão histórica e crítica da Matemática, aptos a avaliar materiais didáticos e a estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, além de se inserirem na realidade social e política.

A organização do curso contempla sete linhas curriculares:

 

Disciplinas Pedagógicas: Com foco na formação pedagógica, abrangendo temas como didática, psicologia e produção escrita.
Matemática Básica: Abordando conteúdos fundamentais da educação básica, como matemática elementar e geometria.
Matemática Superior: Incluindo disciplinas de Cálculo, Álgebra, Análise e História da Matemática.
Áreas Afins: Com disciplinas que aproximam a Matemática de outras áreas, como ciência da computação, mecânica e estatística.
Prática como Componente Curricular: Enfatizando laboratórios e atividades práticas que complementam a formação teórica.
Estágio Supervisionado: Desenvolvendo a experiência prática com estágios no Ensino Fundamental e Médio.
Optativas: Oferecendo flexibilidade na escolha de disciplinas complementares.

 

O curso possui uma carga horária mínima de 2.800 horas, distribuídas ao longo de, no mínimo, três anos letivos, integrando 400 horas de prática, 400 horas de estágio supervisionado, 1.800 horas de aulas teóricas e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.

 

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