CARACTERIZAÇÃO

Grupo de estudo (e pesquisa) em formação – inicial e continuada – de professores que ensinam Matemática. Composto por discentes e docentes do curso de licenciatura em Matemática da FECLI. São temas de interesse do grupo: formação docente; currículo; conhecimentos profissionais; desenvolvimento profissional; ensino de matemática; Educação Matemática.

 

COORDENADOR DO GRUPO: Carlos Ian Bezerra de Melo

ÁREA PREDOMINANTE:  Educação Matemática

DATA DE CRIAÇÃO: 23 de novembro de 2023 (Portaria FECLI/UECE n.º 76/2023)

 

OBJETIVOS

 

Geral:

Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e produção científica sobre a formação de professores que ensinam Matemática, no âmbito da Educação Matemática.

 

Específicos

– Promover o estudo sobre os fundamentos sócio-histórico e culturais da formação de professores que ensinam Matemática;

– Discutir e refletir sobre as questões relacionadas à formação de professores que ensinam Matemática, tais como os currículos, as metodologias de ensino, as tecnologias, entre outros;

– Possibilitar a produção científica da comunidade envolvida, especialmente docentes e discentes do curso de licenciatura em Matemática da FECLI, sobre o tema em foco.

 

FUNCIONAMENTO DO GRUPO:

O grupo se organiza em uma dinâmica de reuniões semanais, de aproximadamente 3 horas de duração, às terças-feiras, no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática (LAPEM), contemplando momento de estudos dirigidos sobre a temática foco, debates e rodas de conversa, produção e divulgação científica, além de momentos de avaliação das atividades realizadas.

 

LINHAS DE PESQUISA

1. Formação inicial e currículo
2. Metodologias de ensino de Matemática e tecnologias
3. Formação continuada, iniciação à docência e desenvolvimento profissional

 

MODOS DE INGRESSO E ACOMPANHAMENTO

O ingresso de novos membros se dará semestralmente, a partir de demanda espontânea, por meio da solicitação para participação.

 

(Parte dos integrantes do Grupo FOPEM)