Grupo ECOEM participa de treinamento para a produção de documentários de divulgação científica

17 de junho de 2019 - 12:37

17 de Junho de 2019 09:19

Nos dias 25 e 26 de maio, no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira – Iguatu (CE), o grupo de pesquisa em Ecologia e Conservação de Ecossistemas (ECOEM), participou de um curso sobre fundamentos para produção audiovisual. O curso foi ministrado pelos seguintes integrantes do Núcleo de Pesquisa e experimentos audiovisuais (NAVI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Quixadá: Geraldo Cavalcanti, roteirista e atual coordenador do NAVI; Michelle Maciel, historiadora e produtora; Pedro Matheus, bolsista do NAVI e Lucas Nascimento, estudante de cinema.

O curso foi promovido por uma parceria entre o ECOEM e o NAVI, como forma de apresentar ao grupo de pesquisa ECOEM os elementos básicos para a criação e execução de produções audiovisuais, para que assim o grupo possa dar início a produção de documentários de divulgação científica na temática ambiental.

(Integrantes do ECOEM e NAVI reunidos na sala de multimeios do campus Humberto Teixeira durante o curso. Foto: Pedro Matheus.)

(Momento de diálogo entre Geraldo e o grupo ECOEM. Foto: Pedro Matheus.)

O curso contou com momentos bastante interessantes e ricos sobre o mundo por trás das câmeras, com apresentação dos principais pontos para a elaboração de roteiros, tipos de enquadramento, cenas, Story line, narrativas, com foco em documentários, embora estes não sejam a especialidade do NAVI. Como alguns dos produtos, os integrantes do ECOEM produziram roteiros de documentários, os quais pretendem ser executados posteriormente.

Em entrevista realizada pela integrante do ECOEM , Carla Nathália, o coordenador do NAVI, Geraldo Cavalcante relata a motivação para a criação do NAVI: “O Núcleo surgiu a partir da necessidade de se investir no desenvolvimento audiovisual da região do sertão central”. O roteirista ainda mencionou a contribuição social do núcleo no incentivo as produções audiovisuais no sertão: “O NAVI tem o intuito de estimular, através de formações e produções, a vocação audiovisual do sertão central e demais regiões”.

(Carla Nathália, Bolsista do Projeto EcoAR entrevistando  Geraldo Cavalcati, coordenador do NAVI. Foto: Dauyzio Alves.)

O Núcleo de pesquisa traz a proposta de fomentar a criação de produtos audiovisuais e contribuir para que novos grupos surjam e outros já existentes possam desenvolver o olhar artístico sobre seu próprio ambiente de produção, inclusive sobre o ambiente científico.

(Selfie em grupo dos componentes do NAVI e ECOEM. Foto: Pedro Matheus.)

A parceria para o curso é uma iniciativa do projeto de extensão EcoAR: Comunicação e Divulgação Científica sobre Ecologia, coordenado pelo professor Jefferson Thiago Souza, que busca reduzir o abismo entre conhecimentos científicos e a sociedade, por meio da divulgação científica, tanto das pesquisas realizadas pelo ECOEM, quanto dos problemas ambientais contemporâneos. O projeto EcoAR permeia em diferentes ambientes sociais, desde locais onde os conhecimentos são apresentados em sistemas de educação formais, tais como escolas e universidades, até ambientes de educação informal em centros urbanos e comunidades rurais. Dessa forma, a sociedade poderá ter conhecimento sobre uma pequena parcela dos projetos e trabalhos que são desenvolvidos pela UECE/FECLI para fortalecer o caráter de extensão da universidade com a sociedade.