Exposição fotográfica “Iandé Atã Joaju – Juntos somos fortes”.

24 de setembro de 2019 - 17:38

24 de Setembro de 2019 14:34

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o povo Tremembé da Barra do Mundaú/Itapipoca/CE, o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA) e a União Européia, convidam para a Exposição fotográfica “Iandé Atã Joaju – Juntos somos fortes”. A exposição traduz elementos marcantes do modo de vida, faces e visão de mundo dos Tremembé, trilhando uma trajetória na contramão da intolerância. Sendo assim, ela fará um périplo, iniciando no Campus Itaperi, depois percorrerá todos os Campi distribuídos no Estado, visando não somente à fruição da arte expressada pela fotografia, mas sobretudo, refletir sobre nossas populações autóctones reafirmando a universidade pública como direito e patrimônio do povo brasileiro e cearense; locus das discussões e práxis que não podem fechar os olhos para as realidades de opressão e etnocídio desses povos em terras alencarinas e brasileiras.

ANTROPOLOGIA DO OLHAR

A fotografia dessa exposição é essencialmente uma reafirmação do lugar do olhar imerso em matizes culturais, aproximando o que está dentro com o que está fora da imagem. O caráter sintático visual do seu trabalho permite novas visibilidades dos referentes, muitas vezes sustentadas por formas ocultas da existência. Cada imagem captada não é apenas um gesto de corte do real, mas uma religação de histórias, de memórias e de imaginários. Em suas incursões pela cosmogonia indígena pressentida, o devir revela-se em rostos-paisagens, reordenando intensidades da nossa geografia humana, como um convite à dedução.