ECOEM desenvolve ação para proteção e divulgação científica de ninho de aves no campus

8 de junho de 2022 - 20:51

(Foto: Integrantes do ECOEM em ação de proteção e divulgação sobre ninhos. Fonte – Arquivo Ecoem)

Conhecer para conservar!

Esta é uma das frases que ecoa bastante nos contextos de conservação da natureza. Afinal de contas, para que possamos contribuir com essa conservação, precisamos aprender e ensinar a respeito dos principais atores/atrizes envolvidos diretamente nesta jornada, ou seja, as ESPÉCIES!

Tais espécies podem ser plantas, animais, fungos e/ou outras pouco carismáticas que costumamos “enxergar” apenas nas páginas dos livros de biologia. Mesmo estas têm seu papel, seu valor e sua importância no quebra-cabeça da natureza. Todavia, todas essas espécies, aparentemente distantes, estão mais próximas de nós do que imaginamos. Bem ali, logo ali, sejam em encontros fortuitos ou presentes em nosso cotidiano.

Encontros estes que podem nos levar a sensações personalizadas de bem-estar e admiração. “Uau que bela!”, “Preciso fotografar”. Por outro lado, estas mesmas experiências podem levar a sensações opostas para a outra espécie, lhes causando potenciais “ameaças”.

No sentido de colaborar com tal experiência, o grupo de pesquisa em Ecologia e Conservação de Ecossistemas (ECOEM) realizou um conjunto de ações para a divulgação e proteção das corujas-buraqueira, que estabeleceram um ninho em nosso Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira.

Inicialmente, a área foi isolada, com o intuito de promover o distanciamento seguro e evitar a movimentação muito próxima ao ninho. Em seguida, foram levantados dados sobre a espécie e confeccionadas placas informativas sobre a coruja e a importância da proteção de ninhos para as aves.

(Foto: Momento da Implantação de placas informativas em espaço próximo ao ninho de coruja-Buraqueira. Fonte: Arquivo Ecoem.)

Na tarde de ontem (08/06), os integrantes do ECOEM estiveram reunidos para implementar as placas informativas que contribuem para a aprendizagem da comunidade acadêmica sobre os temas mencionados anteriormente. Estas, apresentam “Qr-code” que direcionam mais informações a respeito das corujas-buraqueira e ninhos.

Andressa Moreira, estudante do curso de Ciências Biológicas e bolsista do ECOEM, relata que “ao realizar a ação vi como as pessoas podem não estar atentas ao que está literalmente ao nosso lado. Algumas já até tinham visto a coruja, mas não sabiam que era um ninho. Quando colocamos as placas no local, informando e explicando que ali era uma área de ninho de coruja-buraqueira fez aquele lugar ter um destaque maior, como um lugar que deve ser protegido, bem cuidado, pois ali é o lugar escolhido por alguém para ter seus filhotes. É muito gratificante saber que demos visibilidade a algo que parecia irrelevante e que agora quem passar por aquele local vai saber que ali tem um ninho!

A participação de estudantes tanto na implantação, quanto colaboração com a proteção no dia a dia do ninho, é fundamental para evitar ameaças a ave. Segundo o professor de Zoologia da FECLI e colaborador do ECOEM, Célio Moura, “ações dessa natureza são importantes de diferentes maneiras. Primeiro, para os estudantes, futuros professores, que poderão perceber que a aprendizagem pode ir além da sala de aula. Segundo, para a conscientização da sociedade através da educação ambiental. Por fim, e não menos importante, para a conservação de espécies silvestres que tanto sofrem com ameaças ambientais”.

(Foto: Placa com Qr code para mais informações sobre a importância da proteção dos ninhos de aves. Fonte: Arquivo Ecoem)

Imediatamente após a ação, já foi possível observar usuários do campus se dirigindo às placas em busca de mais informações sobre as aves e ninhos.

Para o professor e coordenador do ECOEM, Jefferson Thiago, “é fundamental buscar apresentar a comunidade acadêmica, pequenos exemplos de contribuições práticas para conflitos cotidianos entre espécies silvestres e a população humana local”.

O grupo ECOEM atua no desenvolvimento de pesquisas e divulgação científica na área da Biodiversidade, com a participação de estudantes e professores da região.

Para saber mais sobre as ações, projetos e pesquisas do ECOEM, visitem o perfil o Instagram: @grupo_ecoem_uece.

Link do Instagram do ECOEM: https://www.instagram.com/grupo_ecoem_uece/