Docente da FECLI/UECE tem capítulo publicado na Gramática da Libras – Volume 1

16 de outubro de 2023 - 12:08

A Professora da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (FECLI)/UECE, Diná Souza da Silva, acaba de publicar um capítulo na Gramática da Libras (Língua Brasileira de Sinais), Volume 01.

De acordo com a página do INES, a Gramática da Libras é uma obra relevante para os estudos da linguagem, e por sua vez, apresenta- se como publicação de interesse acadêmico do campo da Educação de Surdos, bem como da Linguística da Libras. A obra trata do funcionamento linguístico-gramatical e lexical da Libras abrangendo aspectos sintáticos, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos, dentre outros, além da história dessa língua, suas variedades e a existência de outras línguas de sinais no Brasil.

E é nesta perspectiva de que outras línguas de sinais, além da Libras, existe  no território brasileiro que, Diná Souza, em parceria com o Prof. Dr. Anderson Almeida (UFPE), discorrem no capítulo 3, subtópico 3.1.5., intitulado A Libras e outras Línguas de Sinais Brasileiras.  O texto ora apresentado, é um recorte da tese da docente que trata de duas línguas de sinais de comunidades isoladas, dentre outros aspectos relevantes para a sociolinguística da Libras e ainda para fortalecer as línguas de sinais de comunidades isoladas que necessitam de uma maior visibilidade e registro.

Ressalta-se que a partir do referido capítulo que compõe a Gramática da Libras, caminha-se cada vez mais para o reconhecimento da diversidade linguística que encontramos no território brasileiro, em que nos deparamos

não somente com a Libras, mas com a coexistência de inúmeras, desconhecidas e particulares Línguas de Sinais ou Sistemas de Comunicação Manuais.

Para acessar os volumes das gramáticas clicar em:

Gramática da Libras – Volume 01 –

Gramática da Libras – Volume 02